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Campus de Vitória da Conquista, 20 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Linguagem e Educação (PPGED 060)

PROFESSORA: A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Disciplinarização da linguagem. Currículo, Linguagem, educação e relações de poder. Campo de estudos multidisciplinar e aplicado da linguagem.

Bibliografia:

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.

CAVALCANTI, Marilda C. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. (orgs). Transculturalidade, Linguagem e Educação. São Paulo. Campinas: Mercado de Letras. 2007.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e Diálogo. As idéias lingüísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo : Parábola Editorial. 2009.

FOUCAULT, Michel. L’Ordre du discours. Paris: Gallimard, 1971.

MAFFESOLI, Michel. Conhecimento comum. São Paulo: Editora Brasiliense. 1988.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org) Por uma lingüística indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial. 2006.

ORLANDI, Eni Puccineli, GUIMARÃES, Eduardo (orgs) Língua e Cidadania. Campinas.  São Paulo: Pontes. 1996.

PACHECO, José Augusto. Políticas Curriculares.  Referenciais para análise. Porto Alegre: Artmed.2003.

SACRISTAN, GIMENO. Currículo: compreender e transformar o currículo. Porto Alegre:Editora Artes Médicas. 2001

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica. 2002.

VILLAR, A. Matos. Currículo e ensino. Para uma prática teórica. PORTUGAL: Edições Asa. 1994.

VOGT, Carlos. Linguagem, pragmática e ideologia. São Paulo. Editora Hucitec. 1989.

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