Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 25 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Livro, Leitura e Ensino de História: Aspectos Históricos (PPGED 017)

PROFESSORA: Maria Cristina Dantas Pina

CARGA HORÁRIA: 30 h (2 créditos)

Ementa: Estudo da história das práticas de leitura no Brasil, problematizando a edição, a circulação e a apropriação dos livros e suas relações com as práticas educacionais. Análise de recortes da literatura e da produção história, incluindo a produção didática, com enfoque para as representações construídas e seu processo de apropriação pela escola ao longo da história do Brasil.

Bibliografia:

ABREU, Martha; GONTIJO, Rebeca; SOIHET, Rachel (Orgs.). Cultura Política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros, leitores, autores e bibliotecas entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Unb, 1994.

CHOPIN, Alain. História dos Livros e das edições escolares: sobre o estado da arte. EDUCAÇÃO E PESQUISA, São Paulo, v. 30, p. 549-566, set./dez. 2004.

FONSECA, Thais N. De Lima e (org.). História e Historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

FONTANA, J. (1998).  História depois do fim da Historia. Bauru: EDUSC.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil (sua história). São Paulo: T. A. Queiroz, Edusp, 1985.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1999.

PFROMM NETO, Samuel et al. O livro na educação. Rio de Janeiro: Primor, 1974.

SEVCENKO, N. (1995). Literatura como missão: tendências sociais e criação cultural na primeira República. 4ª edição. São Paulo: Ed. Brasiliense.

VENTURA, R. (1991). Estilo Tropical: história cultural e polêmicas literárias no Brasil. São Paulo: companhia das Letras.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04