Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 19 de junho de 2019

UESB Governo do Estado da Bahia

Disciplina Optativa: Práticas discursivas e de letramento em articulação com aspectos contemporâneos da Educação de Jovens e Adultos (PPGED 045)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Estudo envolvendo limites, desafios e múltiplas possibilidades de se trabalhar as práticas de letramento e discurso diante da realidade da Educação de Jovens e Adultos na prática pedagógica.

Bibliografia:

ABREU, Ana Sílvia Couto de. Leitura e escrita enquanto práticas discursivas: construindo filiações. Revista Iberoamericana de Educación. n.° 48/2 – 10 de enero de 2009. EDITA: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI). ISSN: 1681-5653. p. 01-06.

KLEIMAN, Ângela. Preciso ensinar o letramento? Campinas, SP: Cefiel/Unicamp. 2005.

SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, p.474–550. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300007

GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência Da Informação, p.83–92. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652010000300007

BUZATO, M. E. K. Letramento e inclusão: do estado-nação à era das TIC. DELTA: Documentação de Estudos Em Lingüística Teórica e Aplicada, p.01-38. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-44502009000100001

KLEIMAN, A. B. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana: Revista de Estudos Do Discurso, p.72–91. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-45732014000200006

DALEY, E. EXPANDINDO O CONCEITO DE LETRAMENTO. Trab. Ling. Aplic. p.481–491. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-18132010000200010

GISELLE, M., Rebecca, T., Ana Cristina, G., Ana Paula, B., Ana Paula, S., & Regina Celebrone, L. Práticas de letramento no processo de envelhecimento. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. p.59–71. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v13n1/a07v13n1.pdf

GISELLE, M. Ana Cristina, G. Regina Celebrone, L. Et all. LANGUAGE AND AGING: WRITTEN AUTOBIOGRAPHICAL PRACTICES WITH ELDERLY. GELEP (Grupo de Estudos da Linguagem no Envelhecimento e nas Patologias). DOI: 10.1590/1982-021620151764615. Rev. CEFAC. 2015 Nov-Dez. p.2065-2071. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/291418257

SOARES, L. J. G., & Pedroso, A. P. F. Formação de educadores na educação de jovens e adultos (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades. Educação Em Revista, p.251–268. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698161277

CORDOVA, T. Curtir, comentar e compartilhar: o uso do Facebook na educação de jovens e adultos. Revista E-Tech: Tecnologias Para Competitividade Industrial, p.17–31. 2016.

FREIRE, P. A importância do ato de ler : em três artigos que se completam. Coleção Polêmicas Do Nosso Tempo 4. 1982. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_a_importancia_do_ato_de_ler.pdf

PADILHA, Maria Auxiliadora Soares. Mediação pedagógica no contexto da ciberculturaMediação pedagógica no contexto da cibercultura. In: ALCOFORADO, Luís; BARBOSA, Márcia Regina; BARRETO, Denise Aparecida Brito – Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Coimbra, 2017.

ALCOFORADO, Luís; FERREIRA, Sónia Mairos. Paulo Freire na Universidade de Coimbra: memórias e significações de um tempo de fé e ação Paulo Freire na Universidade de Coimbra: memórias e significações de um tempo de fé e ação. In: ALCOFORADO, Luís; BARBOSA, Márcia Regina; BARRETO, Denise Aparecida Brito – Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Coimbra, 2017.

SOUZA, Ester Maria Figueiredo; BARRETO, Denise Aparecida Brito; BARBOSA, Márcia Regina. A Pedagogia da Palavra em Paulo Freire. In: ALCOFORADO, Luís; BARBOSA, Márcia Regina; BARRETO, Denise Aparecida Brito – Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil. Coimbra, 2017.

BUSCA

Parceiros

ppg
capes
cnpq
fapesb
periodicos
dgp

Contato Rápido

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04
Vitória da Conquista –  Bahia
CEP: 45083-900
Fone: (77) 3424-8749
E-mail: ppged@uesb.edu.br