Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 19 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Saberes Geográficos, Narrativas e Práticas Educacionais (PPGED 049)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Bases teórico-metodológicas da Geografia. Concepções e práticas de Ensino e Aprendizagem em Geografia. As narrativas autobiográficas como alternativa metodológica. As práticas educacionais e os reflexos na educação básica e a formação docente em Geografia.

Bibliografia:

CARLOS, Ana Fani Alessandri. (org). A Geografia na sala de aula. 8ª edição, São Paulo: Contexto, 2006.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. (org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 3º edição. Porto Alegre: Editora Mediação, 2003.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 5º edição. São Paulo: Papirus Editoras, 2003.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. – São Paulo: Centauro, 2006, 224p.

JOSSOMarieChristine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. In: Educação. Porto Alegreano XXXn3 (63), p413-438set./dez. 2007.  Disponível em http://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf.

LACOSTE, Yves. A Geografia serve, antes de mais nada para fazer a guerra. Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1977.

MENDES.G. F et al. Memórias e narrativas autobiográficas na Prática de Ensino de Geografia. Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. Anais. João Pessoa. UFPB, 2013.

MORAES, A.C.R. Geografia: pequena história crítica. 19ª Ed. – São Paulo – SP: Annablume, 2003. 132p.

MOREIRA, R. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo – SP: Contexto, 2007, 188p.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. (org.). Para onde vai o ensino de geografia? 9ª edição, 2ª reimpressão. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 15-34.

PONTUSCHKA, NídiaNacib. (org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 2ª edição, São Paulo: Contexto, 2004

PORTUGAL, Jussara et al (Org). Geografia na sala de aula. Linguagens, conceitos e temas. Curitiba: CRV, 2016 .

RICOUER, P. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François [er al.]. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

ROSA, Dalva E. Gonçalves. Formação de professores. Concepções e Práticas de Geografia. Goiânia: E.V, 2006, 151p

REIS, P. R. As narrativas na formação de professores e na investigação em educação. Nuances: Estudos sobre Educação, 15(16), 17-34, 2008. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/174. Acessado em: 15 de julho, 2017

SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo-SP: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação In: NASCIMENTO, AD., HETKOWSKI, TM (Org). Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. 310 p

VESENTINI, José William. Geografia Crítica e Ensino. In: OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. (orgs.). Para onde vai o ensino da Geografia. 9ª edição, São Paulo: Contexto 2010.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04