Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 20 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Sociologia das Políticas Curriculares (PPGED 041)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Teoria e metodologia no campo das políticas de currículo. Trajetória da política curricular. Abordagem dos múltiplos contextos políticos: governamentais, internacionais, escolares e disciplinares. Agentes políticos.

Bibliografia:

HALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, dez 2001. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org

DUSSEL, Inês; TIRAMONTI, Guillermina; BIRGIN, Alejandra. Hacia uma nueva cartografia de la reforma curricular: reflexiones a partir de la descentralización educativa argentina. Revista de Estudios del Currículum. V. 1, n. 2, abril, p. 132-162, 1998.

GOODSON, Ivor (1999). A crise da mudança curricular: algumas advertências sobre iniciativas de reestruturação. In: SILVA, Luiz Heron (org.). Século XXI: qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 109-126.

LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo: tensões entre recontextualização e hibridismo. Currículo sem fronteiras. v. 5, n. 2, p.50-64, jul/dez 2005. Disponível em www.curriculosemfronteiras.org

LOPES, Alice Casimiro & MACEDO, Elizabeth (org.) Dossiê Políticas de currículo no mundo contemporâneo. Currículo sem fronteiras. v. 6, n. 2, jul/dez 2006. Disponível em www.curriculosemfronteiras.org

_______. Políticas de currículo em múltiplos contextos. SP: Cortez, 2006.

______. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro, DP&A, 2002.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, v.27, n.94, p.47-69, abr. 2006. Disponível em www.scielo.br

SANTOS, Boaventura de Sousa. A globalização e as Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu. 1999. O currículo como fetiche. A poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04