Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 24 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Formação de professores: questões contemporâneas

Título do livro: Formação de professores: questões contemporâneas.

Organizadores: Claudio Pinto Nunes e Heldina Pereira Pinto Fagundes

Editora: CRV

Ano: 2014

Resumo: Esta coletânea, organizada por Claudio Pinto Nunes e Heldina Pereira Pinto Fagundes, é composta por quinze textos, os quais podem ser assim compreendidos: 1. Questões sobre prática pedagógica; 2. Questões de formação; 3. Questões sobre a organização escolar, os quais articulam-se e distanciam-se, em alguns momentos do conjunto de um sistema normativo sobre a profissão e dos modos próprios como os autores dos textos dialogam sobre um corpo de sabres construído pelos professores. A densidade das discussões, tanto teóricas quanto metodológicas, mobilizaram os autores frente a questões contemporâneas sobre a profissão, a formação e o trabalho docente, na medida em que sistematizam aspectos e olhares diversos sobre prática pedagógica, formação de professores e organização escolar frente aos constantes desafios contemporâneos e cotidianos que são lançados sobre a profissão e o desenvolvimento profissional docente. Desejo que o livro possa contribuir e ampliar para reflexões ainda mais amplas sobre a formação, o trabalho docente e a emergências e outras tantas questões sobre os diferentes modos de ser e estar na vida e na profissão.

Capítulos:

DIAS, Magnara Moreira Santos; NUNES, Claudio Pinto; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. A ludicidade como componente curricular na formação de professores. In.: NUNES, Claudio Pinto; FAGUNDES, Heldina Pereira Pinto (Org.). Formação de professores: questões contemporâneas. Curtiba: CRV, 2014, p. 19-35.

SILVA, Carmem Virgínia Moraes da; BRANDÃO, Isabel, Cristina de Jesus. Reflexões sobre a formação do pedagogo. In.: NUNES, Claudio Pinto; FAGUNDES, Heldina Pereira Pinto (Org.). Formação de professores: questões contemporâneas. Curtiba: CRV, 2014, p. 69-89.

SALES, Sheila Cristina Furtado; OLIVEIRA, Jurenilda Prado. Espaços e recursos materiais que embasam as ações alfabetizadoras do Programa Todos pela Alfabetização (TOPA). In.: NUNES, Claudio Pinto; FAGUNDES, Heldina Pereira Pinto (Org.). Formação de professores: questões contemporâneas. Curtiba: CRV, 2014, p. 131-153.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04