Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 29 de março de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Formação para a docência profissional: saberes e práticas pedagógicas

Título do livro: Formação para a docência profissional: saberes e práticas pedagógicas

Organizadores: Betânia Leite Ramalho, Claudio Pinto Nunes, Nilma Margarida Crusoé

Editora: Liber Livro

Ano: 2014

Resumo: Este livro aborda temas articulados por uma base epistemológica comum que se encontra em construção. Por isso mesmo, a constatação de que o campo da educação encontra-se, atualmente, num momento singular da processualidade científica, pelo qual já passa toda e qualquer área do conhecimento, em face dos seus próprios avanços. No caso especifico da educação, a lida com o corpo conceitual e metodológico ainda demanda um resgate histórico sobre o posicionamento da área na demarcação das suas fronteiras com outras áreas do conhecimento, especialmente, com a sociologia e a psicologia. A demarcação de fronteiras tanto diz respeito aos limites como às interfaces, trata-se, pois, de um momento especialmente fecundo uma vez que envolve o processo de afirmação do campo e não a sua dissolução, neutralizada – como tantas vezes se encontrou – pelo uso de conceitos oriundos de outros campos do saber que nela aportavam sem qualquer tratamento epistemológico. Este livro, ao assinalar essas questões, trata de proporcionar, ao leitor interessado, reflexões sobre a formação para a docência, os saberes docentes e as práticas pedagógicas. Organizado em nove capítulos, a abordagem dos pesquisadores parte das referências teóricas e epistêmicas do campo da educação, notadamente presentes no contexto acadêmico do Brasil.

Capítulos:

NUNES, Claudio Pinto. Sentidos atribuídos à relação conhecimento das ciências da educação e da prática pedagógica. In.; RAMALHO, Betânia leite; NUNES, Claudio Pinto; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro (Org.).Formação para a docência profissional: saberes e práticas pedagógicas. Brasília: Liber livro, 2014. p. 61-86.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro Crusoé. Formação de uma docente pesquisadora no campo da interdisciplinaridade.In.; RAMALHO, Betânia leite; NUNES, Claudio Pinto; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro (Org.).Formação para a docência profissional: saberes e práticas pedagógicas. Brasília: Liber livro, 2014. p. 167-184.

SANTOS, José Jackson Reis dos. Sobre saberes construídos com base nas práticas pedagógicas:reflexões introdutórias. In.; RAMALHO, Betânia leite; NUNES, Claudio Pinto; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro (Org.).Formação para a docência profissional: saberes e práticas pedagógicas. Brasília: Liber livro, 2014. p. 87-100.

ROCHA, Helder Santos; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. A im portância da leitura nas diversas áreas do saber escolar: o que pensam os docentes sobre  isso? In.; RAMALHO, Betânia leite; NUNES, Claudio Pinto; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro (Org.).Formação para a docência profissional: saberes e práticas pedagógicas. Brasília: Liber livro, 2014. p. 101-123.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04