Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 19 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Título do livro: Prática Pedagógica interdisciplinar na Escola Fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras

Autor: Nilma Margarida de Castro Crusoé

Editora: CRV

Ano: 2014

Resumo: A área de educação conta agora com mais uma escritora, que estreia com uma obra de qualidade sobre a prática interdisciplinar das professoras do ensino fundamental, analisada a partir dos sentidos que essas professoras lhe atribuem. Essa obra, intitulada Prática Pedagógica Interdisciplinar na Escola Fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras, resulta de uma pesquisa cuidadosa realizada em uma escola pública de ensino fundamental de Vitória da Conquista/BA, contribuindo para que o leitor, seja o educador, profissional, pesquisador, compreenda as relações complexas e dinâmicas que permeiam a construção de uma prática interdisciplinar no processo de produção do conhecimento curricular na escola fundamental.
Penso que elaborar um prefácio assemelha-se à preparação para participar, como madrinha, de uma cerimônia de casamento: não é elegante ficar mais bonita que a noiva, mas é preciso estar à altura da beleza do momento. Assim, minha tarefa é apresentar a obra de forma sintética e clara, buscando explicitar ao leitor a relevância de sua leitura e, ao mesmo tempo, dosar o revelado para evidenciar apenas os elementos essenciais de sua constituição e a riqueza do conteúdo que a compreende. Desse modo, sinto-me particularmente orgulhosa por ter sido escolhida para elaborar o prefácio dessa obra, não só por ter acompanhado de muito perto o processo de sua elaboração, mas por considerar a sua autora, Nilma Margarida de Castro Crusoé, uma educadora e investigadora comprometida e determinada a contribuir para o avanço da ciência, com qualidade, na educação. Nesse sentido, comovem-me os seus esforços, em parte concretizados nesse livro, para oferecer ao leitor uma obra consistente e atual, em que estão sistematizadas análises substanciais para entender a interdicisplinaridade, a escola e os saberes docentes, permeadas por uma forma própria e inovadora de fazer pesquisa e de produzir conhecimento científico.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04