Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Organizadores: Berta Leni Costa Cardoso e Claudio Pinto Nunes

Editora: CRV

Ano: 2016

Resumo: Este livro reúne dez artigos escritos por professores universitários e da educação básica e estudantes da pós-graduação. Trata-se de resultados de pesquisas desenvolvidas na área de Educação, focando temáticas de interesse para os estudos e práticas no campo do trabalho docente, das políticas e da gestão educacional.

Capítulos:

CARDOSO, Berta Leni Costa; CARDOSO JÚNIOR, Welton; NUNES, Claudio Pinto. Percepção sobre saúde, ambiente e condições de trabalho de docentes universitários. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto (Org.). Trabalho docente, políticas e gestão educacional. Curitiba: CRV, 2016.  p. 15-27.

PRADO, Jany Rodrigues; BRITO, Regivane dos Santos; NUNES, Claudio Pinto. Reflexões sobre as condições de trabalho e a formação docente no cenário das políticas de reformas educacionais. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto (Org.). Trabalho docente, políticas e gestão educacional. Curitiba: CRV, 2016.  p. 29-40.

SANTOS, Paulo; BRITO, Vera Lúcia Fernandes de. Desafios e perspectivas para valorização do trabalho docente no cenário contemporâneo. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto (Org.). Trabalho docente, políticas e gestão educacional. Curitiba: CRV, 2016.  p. 41-54.

ALVES, Cleide Teixeira. Desenvolvimento profissional e intensificação do trabalho docente: forças em sentido oposto? In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto (Org.). Trabalho docente, políticas e gestão educacional. Curitiba: CRV, 2016.  p. 55-66.

COELHO, André Luiz Prates; NUNES, Cláudio Pinto. Identidade do profissional docente no contexto das políticas de (des)centralização na gestão da educação. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto (Org.). Trabalho docente, políticas e gestão educacional. Curitiba: CRV, 2016.  p. 85-106.

OLIVERA, João Leandro Cássio de; CARVALHO, João Francisco Sarno. A gestão dos institutos federais de ensino técnico e tecnológico se aproxima das características da gestão gerencial ou gestão democrática? In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto (Org.). Trabalho docente, políticas e gestão educacional. Curitiba: CRV, 2016.  p. 107-121.

SILVA, Fabiana Santos Farias da; MOTA, Ivonilde Pereira; BRITO, Luciene Veloso; BARRETO, Denise Aparecida Brito; RODRIGUES, Danielle Miranda. Tecnologias digitais de informação e comunicação e tecnologias assistivas: uso e aplicabilidade na educação. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto (Org.). Trabalho docente, políticas e gestão educacional. Curitiba: CRV, 2016.  p. 123-136.

SANTOS, Fernando Nunes dos; PEREIRA, Juliana de Almeida; NUNES, Cláudio Pinto; OLIVIERA, Wellington de. Direito à educação e dualidade ensino e trabalho: a escola dignifica o homem? In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto (Org.). Trabalho docente, políticas e gestão educacional. Curitiba: CRV, 2016.  p. 137-164.

BATISTA, Daniela Ribeiro Medeiros; NUNES, Claudio Pinto. Profissão docente: dificuldades encontradas por professores iniciantes. In: CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto (Org.). Trabalho docente, políticas e gestão educacional. Curitiba: CRV, 2016.  p. 165-179.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04