DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS GERAIS PARA TODOS OS MESTRANDOS
Metodologia da Pesquisa e Ensino (60h- 4 créditos)
Ementa: Pressupostos teórico-metodológicos da investigação em ensino: relação entre o objeto, os referenciais teóricos e os métodos de investigação. Os métodos e a produção do conhecimento: positivismo, estruturalismo, materialismo histórico-dialético, fenomenologia, pós-estruturalismo. A pesquisa e o ensino: caminhos investigativos e métodos. A escola como campo de pesquisa.
Teorias de Ensino e Aprendizagem (60h- 4 créditos)
Ementa: Estudo das teorias que fundamentam o processo de ensino e aprendizagem em diferentes tempos, dimensões e espaços. Relações entre concepções epistemológicas e práticas pedagógicas na Educação Básica.
Seminário de Pesquisa (60h- 4 créditos)
Ementa: Reescrita e discussão coletiva da proposta de pesquisa.
Ensino e Pesquisa I (30h- 2 créditos)
Ementa:A história da ciência e a formação do pesquisador. A escrita acadêmica na pós-graduação. O levantamento bibliográfico da pesquisa. Consulta à base de dados (catálogo de teses e dissertações da Capes, biblioteca digital de teses e dissertações, Google Acadêmico, Scielo, Scopus). Tipos de revisão de pesquisa.
Ensino e Pesquisa II (30h- 2 créditos)
Ementa: O projeto de dissertação. A produção dos dados. Apresentação dos dados de pesquisa. Cuidados éticos em pesquisa. Formulação de roteiro de entrevista e questionários. Tipos de pesquisa e forma de abordagem. Tipos de análise de dados quantitativos e qualitativos. Cruzamento de dados quantitativos e qualitativos. Apresentação dos projetos de pesquisa dos discentes.
Ensino e Pesquisa III (30h- 2 créditos)
Ementa: Reflexão sobre os Projetos de pesquisa dos Pós-graduandos e troca de vivências de teorias, metodologias e temas de pesquisa dos docentes do programa e convidados. Colóquio de pesquisa com apresentação das pesquisas em andamento.
Ensino e Pesquisa IV (30h- 2 créditos)
Ementa: Redação e defesa da Dissertação.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS POR LINHA DE PESQUISA
LINHA DE PESQUISA 1 e 2:
Ensino e Organização do trabalho pedagógico na escola (60h- 4 créditos)
Ementa: O ensino e o trabalho pedagógico na escola. A escola como local de trabalho. As políticas educacionais e a organização do ensino e do trabalho pedagógico. As práticas pedagógicas no interior da escola. As politicas de responsabilização docente e o ensino.
LINHA DE PESQUISA 3:
Tópicos teóricos e metodológicos no Ensino de Ciências e Matemática (60h- 4 créditos)
Ementa: Dimensões histórico-sócio-culturais do ensino de Ciências e Matemática. Tendências no ensino de Ciências e Matemática. Processo de argumentação no ensino de Ciências e Matemática na sala de aula. Materiais, estratégias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.