Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 18 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Disciplinas

DISCIPLINAS

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Disciplinas obrigatórias gerais Disciplinas obrigatórias linha pesquisa Disciplinas optativas Atividades Complementares de Pesquisa I, II e III Estágio docência Tese de doutorado

I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII

 

08 créditos (02 disciplinas) 08 créditos (02 disciplinas) 08 créditos (02 disciplinas)

 

ACP I e II- 30h

ACP III- 60h

04 créditos I, II, III, IV (10 créditos cada)

V, VI, VII (10 créditos

VIII (14 créditos

 

 

I semestre II semestre III semestre IV semestre
 

Metodologia da Pesquisa e Ensino

 

Estudos em Ensino e Aprendizagem

 

Produção e uso de materiais didáticos (LP2)

 

Ensino e diversidade cultural (LP1)

 

Tese de Doutorado I

 

Ativ. Complementar I

 

 

Linguagem, cognição e emoção no ensino de Ciências e Matemática

(LP2)

 

 

Ensino, currículo e práticas pedagógicas (LP1)

 

 

Optativa 1

 

 

Optativa 2

 

Tese de Doutorado II

 

Ativ. Complementar II

 

Estágio Docência

 

 

 

 

Tese de Doutorado III

 

 

Ativ. Complementar  III

 

Tese de Doutorado IV (qualificação da tese)

 

 

V semestre VI semestre VII semestre VIII semestre
 

Tese de Doutorado V

 

 

 

Tese de Doutorado VI

 

 

 

Tese de Doutorado VII

 

 

 

Tese de Doutorado VIII

 

 

 

Disciplinas obrigatórias gerais

Metodologia da pesquisa e ensino

 

Ementa: Pesquisa e suas implicações sociais. Principais abordagens metodológicas da pesquisa educacional na área de Ensino: pesquisa experimental; pesquisa-ação e pesquisa participante; estudo de caso; estudo etnográfico; análise de conteúdo; pesquisa histórica; pesquisa bibliográfica; estudos longitudinais e transversais. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa em ensino.

 

Estudos em Ensino e Aprendizagem

Ementa: Estudo das teorias que fundamentam os processos de ensino e aprendizagem. O ensino e a mediação pedagógica. A contextualização do ensino de ciências. As relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. Análise das relações entre aprendizagem e desenvolvimento e implicações para as práticas pedagógicas em Ciências e Matemática. A aprendizagem de ciências e sua interface com o desenvolvimento cultural.

 

Atividades Complementares de Pesquisa I- 30h

Ementa: Participação em Grupos e Núcleos de Estudos e Pesquisas e nos seminários de pesquisa.

 

Atividades Complementares de Pesquisa II- 30h

Ementa: Participação e publicação de trabalho completo em anais de eventos da área.

 

Atividades Complementares de Pesquisa III- 60h

Ementa: Elaboração e publicação de artigo em periódico da Área de Ensino.

 

 

Disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa

Linha Práticas pedagógicas no ensino de Ciências e Matemática

Produção e uso de materiais didáticos

Ementa: Análise e discussão de recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências e Matemática. História dos recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências e Matemática. Planejamento, desenvolvimento, utilização e avaliação de recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

 

Linguagem, cognição e emoção no ensino de Ciências e Matemática
Ementa
: Linguagem e cognição. Questões teóricas e metodológicas das pesquisas sobre cognição e linguagem. O papel das emoções no ensino e aprendizado de Ciências e Matemática.

 

Linha Ensino, currículo e culturas

Ensino e diversidade cultural

Ementa: O ensino e a diversidade cultural, de raça/gênero/sexualidades. Multiculturalismo e ensino. Estudos culturais e pesquisa em Ensino. Ensino e educação inclusiva.

 

Ensino, Currículo e Práticas pedagógicas

Ementa: Ensino, políticas, teorias e práticas pedagógicas na educação básica e superior. Formação docente: modelos e políticas. Análise crítica da teoria do professor reflexivo e pesquisador e suas implicações para o ensino. Currículo e ensino: abordagens sociológicas e filosóficas.

 

Atividades (com creditação para o discente)

Atividades Complementares

 

Atividade Complementar de Pesquisa I- 30h

Ementa: Participação no grupo de pesquisa.  Organização de evento e seminário/oficina.

 

Atividade Complementar de Pesquisa II- 30h

Ementa: Produção e publicação de trabalho completo em anais de evento.

 

Atividade Complementar de Pesquisa III – 60h

Ementa: Produção e publicação de artigo em periódico.

 

Tese de Doutorado

Tese de Doutorado I- 150h (10 créditos)

Ementa: Acompanhamento do discente na produção do projeto de pesquisa.

Tese de Doutorado II- 150h (10 créditos)

Ementa: Escrita, apresentação do projeto e submissão para o Comitê de Ética.

 

Tese de Doutorado III -150h (10 créditos)

Ementa: Elaboração do capítulo teórico e metodológico da pesquisa da tese.

 

Tese de Doutorado IV -150h (10 créditos)

Ementa: Escrita do texto e realização do exame de qualificação.

 

Tese de Doutorado V -150h (10 créditos)

Ementa: Acompanhamento do discente na produção de sua pesquisa. Análise dos dados da pesquisa.

 

Tese de Doutorado VI -150h (10 créditos)

Ementa: Acompanhamento do discente na produção de sua pesquisa. Análise dos dados da pesquisa.

 

Tese de Doutorado VII -150h (10 créditos)

Ementa: Acompanhamento do discente na análise dos dados de sua pesquisa. Análise dos dados da pesquisa.

Tese de Doutorado VIII -310h (20 créditos)

Ementa: Escrita e defesa da tese de doutorado.

 

Estágio Docência- 60h

Ementa: Aprendizado da docência e do planejamento no ensino superior. Acompanhamento de disciplina em curso de graduação.

 

Disciplinas optativas

Tópicos especiais em Ensino de Matemática- 60h

Ementa: Aspectos teóricos e metodológicos do ensino de matemática.

 

Tópicos Especiais no Ensino de Ciências

Ementa: Aspectos teóricos e metodológicos no ensino de Ciências.

 

 

 

Teorias da Aprendizagem

Ementa: Conceitos básicos. A psicologia da aprendizagem e a prática pedagógica. As políticas da inteligência e os problemas de aprendizagem.

 

Tecnologias digitais na educação em Ciências e Matemática

Ementa: Novos paradigmas sociais e os processos de informatização da sociedade. Estratégias pedagógicas com uso de tecnologias de informação e comunicação em educação em ciências e matemática. Dispositivos e interfaces no ensino-aprendizagem de ciências e matemática. Softwares para o ensino de ciências e matemática.

 

 

Resolução, proposição e exploração de problemas e construtivismo social

Ementa: Resolução de problemas: aspectos históricos, conceitos e abordagens, ênfase nas pesquisas, práticas de sala de aula e perspectivas curriculares. Levantamento de práticas de sala de aula e de pesquisa desenvolvidos na perspectiva da resolução de problemas. Levantamento de artigos de relatos de experiência e de pesquisa, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre o tema resolução de problemas. Ensino-aprendizagem de Matemática via resolução de problemas. Proposição de problemas. Investigação matemática. Exploração de problemas. Ensino-aprendizagem de Matemática via exploração de problemas. Perspectivas sócio-político culturais na resolução de problemas. Construtivismo social. A psicologia sócio histórica de Vygotsky. Formação de conceitos matemáticos. Planejamento, vivência-ação e avaliação de uma sala de aula de Matemática via resolução e exploração de problemas.

 

 

Modelos e modelização na educação em ciências e matemática

Ementa: Modelos: concepções e funções. Modelos como ferramentas e objeto de construção científica. Modelos como materiais didáticos para o ensino de ciências e matemática: objetos virtuais e objetos manipuláveis. A modelagem matemática e sua relação com as ciências naturais. Construção e uso de modelos para o ensino. Modelização/modelagem como estratégia de ensino.

 

Linguagem, aprendizagem e contextos: um olhar para perfis conceituais e processos de conceituação no ensino de Ciências

Ementa: Discussão introdutória de perspectivas didáticas para o ensino de ciências que se evidenciam na literatura, com focos principais o modelo de mudança conceitual – características e críticas – e a apresentação da teoria do perfil conceitual como perspectiva que se contrapõe a esse modelo. Será discutido o papel da linguagem na aprendizagem de ciências, a partir de uma perspectiva histórico cultural, com ênfase na análise de interações discursivas em sala de aula e outros ambientes de aprendizagem. A partir da teoria dos perfis conceituais, serão discutidas relações entre modos de pensar e formas de falar que emergem na abordagem de situações contextualizadas, buscando caracterizar processos de conceituação dos estudantes a partir da articulação entre conhecimento científico e conhecimento produzido em contextos socioculturais.

 

Pesquisa e na sala de aula de ciências e matemática

Ementa: Gêneros do discurso (Bakhtin). Gêneros acadêmicos, orais e escritos. Gêneros do discurso conforme as tendências de pesquisa. Gêneros do discurso em sala de aula de ensino de Ciências e Matemática. Ética e Escrita. Produtivismo acadêmico (plágio, direitos autorais). Escrita acadêmica em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

 

Formação científica, cidadania e compreensão pública de ciência e tecnologia

Ementa: Percepção, compreensão pública e apropriação social do conhecimento científico e tecnológico: trajetórias conceituais, desafios e significado contemporâneo. Estudo de casos nacionais e internacionais de interação entre público e ciência. O papel das tecnologias de informação e comunicação para a participação política na formulação compartilhada de políticas públicas de ciência e tecnologia no Brasil e no mundo. Relações entre formação científica, cidadania e o campo CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).

 

Epistemologias para uma abordagem compreensiva da Educação ambiental

Ementa: Discussão em torno da emergência de um conjunto diversificado de políticas e práticas orientadas por ideais ecológicos na sociedade contemporânea, destacando o lugar dos processos educativos (formais e não formais) na produção e expansão desses processos. Apresenta noções teórico-metodológicas na interface dos campos educacional, filosófico e antropológico para investigação de processos de ambientalização das esferas sociais e, em particular, da educação ambiental. Discute a formação do campo das epistemologias ecológicas, compreendido como uma zona do conhecimento que agrega modos de entendimento da relação humana com o ambiente, reposicionada numa rede de relações simétricas e reciprocamente determinadas, evidenciando os reducionismos culturais ou biológicos vigentes. Propõe a reflexão e a problematização de práticas escolares e não escolares que tomam o ambiente como orientação política, moral e pedagógica.

 

Ensino-aprendizagem de conceitos complexos e a construção da flexibilidade Cognitiva

Ementa: Conceitos que estruturam a Flexibilidade Cognitiva. Fundamentos teóricos e metodológicos do Modelo das Múltiplas Perspectivas (MoMuP), original e adaptado. Paradigmas da Ciência – cartesiano, sistêmico e complexo. Relação entre eventos moleculares, celulares e macroscópicos no universo biológico. Conceitos complexos e domínios pouco estruturados: a abstração conceitual. Possibilidades e perspectivas para a construção conceitual.

 

Didática e Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática

Ementa: Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A organização e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica e superior.

 

Avaliação no ensino de Ciências e Matemática

Ementa: Estudo dos fundamentos pedagógicos da avaliação da aprendizagem e de seus estruturantes. Análise e elaboração dos instrumentos, procedimentos e critérios da avaliação da aprendizagem, relacionando-os ao quotidiano das salas da Educação Básica e do Ensino Superior.

 

Argumentação e aprendizagem na educação científica

Ementa: Papel do processo argumentativo para propiciar a aprendizagem, a construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do pensamento reflexivo. Modelos de argumentação de Toulmin, Leitão e outros. Argumentação em sala de aula.  Elaboração e implementação da argumentação no currículo da Educação Científica.

 

Análise de conteúdo

Ementa: Análise de conteúdo segundo Bardin. Coleta, seleção, categorização de conteúdos para análise.

 

 

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

Programa de Pós-Graduação em Ensino
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Campus Vitória da Conquista
Estrada do Bem Querer Km, 04
Vitória da Conquista – BA
CEP: 45083 – 900

Telefone: (77) 3424-8792 / 8686 (PROCIEMA)

E-mail: ppgen@uesb.edu.br