DISCIPLINAS
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
Disciplinas obrigatórias gerais | Disciplinas obrigatórias linha pesquisa | Disciplinas optativas | Atividades Complementares de Pesquisa I, II e III | Estágio docência | Tese de doutorado
I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII
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08 créditos (02 disciplinas) | 08 créditos (02 disciplinas) | 08 créditos (02 disciplinas)
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ACP I e II- 30h
ACP III- 60h |
04 créditos | I, II, III, IV (10 créditos cada)
V, VI, VII (10 créditos VIII (14 créditos
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I semestre | II semestre | III semestre | IV semestre |
Metodologia da Pesquisa e Ensino
Estudos em Ensino e Aprendizagem
Produção e uso de materiais didáticos (LP2)
Ensino e diversidade cultural (LP1)
Tese de Doutorado I
Ativ. Complementar I
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Linguagem, cognição e emoção no ensino de Ciências e Matemática (LP2)
Ensino, currículo e práticas pedagógicas (LP1)
Optativa 1
Optativa 2
Tese de Doutorado II
Ativ. Complementar II |
Estágio Docência
Tese de Doutorado III
Ativ. Complementar III |
Tese de Doutorado IV (qualificação da tese) |
V semestre | VI semestre | VII semestre | VIII semestre |
Tese de Doutorado V
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Tese de Doutorado VI
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Tese de Doutorado VII
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Tese de Doutorado VIII
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Disciplinas obrigatórias gerais
Metodologia da pesquisa e ensino
Ementa: Pesquisa e suas implicações sociais. Principais abordagens metodológicas da pesquisa educacional na área de Ensino: pesquisa experimental; pesquisa-ação e pesquisa participante; estudo de caso; estudo etnográfico; análise de conteúdo; pesquisa histórica; pesquisa bibliográfica; estudos longitudinais e transversais. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa em ensino.
Estudos em Ensino e Aprendizagem
Ementa: Estudo das teorias que fundamentam os processos de ensino e aprendizagem. O ensino e a mediação pedagógica. A contextualização do ensino de ciências. As relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano. Análise das relações entre aprendizagem e desenvolvimento e implicações para as práticas pedagógicas em Ciências e Matemática. A aprendizagem de ciências e sua interface com o desenvolvimento cultural.
Atividades Complementares de Pesquisa I- 30h
Ementa: Participação em Grupos e Núcleos de Estudos e Pesquisas e nos seminários de pesquisa.
Atividades Complementares de Pesquisa II- 30h
Ementa: Participação e publicação de trabalho completo em anais de eventos da área.
Atividades Complementares de Pesquisa III- 60h
Ementa: Elaboração e publicação de artigo em periódico da Área de Ensino.
Disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa
Linha Práticas pedagógicas no ensino de Ciências e Matemática
Produção e uso de materiais didáticos
Ementa: Análise e discussão de recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências e Matemática. História dos recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências e Matemática. Planejamento, desenvolvimento, utilização e avaliação de recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.
Linguagem, cognição e emoção no ensino de Ciências e Matemática
Ementa: Linguagem e cognição. Questões teóricas e metodológicas das pesquisas sobre cognição e linguagem. O papel das emoções no ensino e aprendizado de Ciências e Matemática.
Linha Ensino, currículo e culturas
Ensino e diversidade cultural
Ementa: O ensino e a diversidade cultural, de raça/gênero/sexualidades. Multiculturalismo e ensino. Estudos culturais e pesquisa em Ensino. Ensino e educação inclusiva.
Ensino, Currículo e Práticas pedagógicas
Ementa: Ensino, políticas, teorias e práticas pedagógicas na educação básica e superior. Formação docente: modelos e políticas. Análise crítica da teoria do professor reflexivo e pesquisador e suas implicações para o ensino. Currículo e ensino: abordagens sociológicas e filosóficas.
Atividades (com creditação para o discente)
Atividades Complementares
Atividade Complementar de Pesquisa I- 30h
Ementa: Participação no grupo de pesquisa. Organização de evento e seminário/oficina.
Atividade Complementar de Pesquisa II- 30h
Ementa: Produção e publicação de trabalho completo em anais de evento.
Atividade Complementar de Pesquisa III – 60h
Ementa: Produção e publicação de artigo em periódico.
Tese de Doutorado
Tese de Doutorado I- 150h (10 créditos)
Ementa: Acompanhamento do discente na produção do projeto de pesquisa.
Tese de Doutorado II- 150h (10 créditos)
Ementa: Escrita, apresentação do projeto e submissão para o Comitê de Ética.
Tese de Doutorado III -150h (10 créditos)
Ementa: Elaboração do capítulo teórico e metodológico da pesquisa da tese.
Tese de Doutorado IV -150h (10 créditos)
Ementa: Escrita do texto e realização do exame de qualificação.
Tese de Doutorado V -150h (10 créditos)
Ementa: Acompanhamento do discente na produção de sua pesquisa. Análise dos dados da pesquisa.
Tese de Doutorado VI -150h (10 créditos)
Ementa: Acompanhamento do discente na produção de sua pesquisa. Análise dos dados da pesquisa.
Tese de Doutorado VII -150h (10 créditos)
Ementa: Acompanhamento do discente na análise dos dados de sua pesquisa. Análise dos dados da pesquisa.
Tese de Doutorado VIII -310h (20 créditos)
Ementa: Escrita e defesa da tese de doutorado.
Estágio Docência- 60h
Ementa: Aprendizado da docência e do planejamento no ensino superior. Acompanhamento de disciplina em curso de graduação.
Disciplinas optativas
Tópicos especiais em Ensino de Matemática- 60h
Ementa: Aspectos teóricos e metodológicos do ensino de matemática.
Tópicos Especiais no Ensino de Ciências
Ementa: Aspectos teóricos e metodológicos no ensino de Ciências.
Teorias da Aprendizagem
Ementa: Conceitos básicos. A psicologia da aprendizagem e a prática pedagógica. As políticas da inteligência e os problemas de aprendizagem.
Tecnologias digitais na educação em Ciências e Matemática
Ementa: Novos paradigmas sociais e os processos de informatização da sociedade. Estratégias pedagógicas com uso de tecnologias de informação e comunicação em educação em ciências e matemática. Dispositivos e interfaces no ensino-aprendizagem de ciências e matemática. Softwares para o ensino de ciências e matemática.
Resolução, proposição e exploração de problemas e construtivismo social
Ementa: Resolução de problemas: aspectos históricos, conceitos e abordagens, ênfase nas pesquisas, práticas de sala de aula e perspectivas curriculares. Levantamento de práticas de sala de aula e de pesquisa desenvolvidos na perspectiva da resolução de problemas. Levantamento de artigos de relatos de experiência e de pesquisa, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre o tema resolução de problemas. Ensino-aprendizagem de Matemática via resolução de problemas. Proposição de problemas. Investigação matemática. Exploração de problemas. Ensino-aprendizagem de Matemática via exploração de problemas. Perspectivas sócio-político culturais na resolução de problemas. Construtivismo social. A psicologia sócio histórica de Vygotsky. Formação de conceitos matemáticos. Planejamento, vivência-ação e avaliação de uma sala de aula de Matemática via resolução e exploração de problemas.
Modelos e modelização na educação em ciências e matemática
Ementa: Modelos: concepções e funções. Modelos como ferramentas e objeto de construção científica. Modelos como materiais didáticos para o ensino de ciências e matemática: objetos virtuais e objetos manipuláveis. A modelagem matemática e sua relação com as ciências naturais. Construção e uso de modelos para o ensino. Modelização/modelagem como estratégia de ensino.
Linguagem, aprendizagem e contextos: um olhar para perfis conceituais e processos de conceituação no ensino de Ciências
Ementa: Discussão introdutória de perspectivas didáticas para o ensino de ciências que se evidenciam na literatura, com focos principais o modelo de mudança conceitual – características e críticas – e a apresentação da teoria do perfil conceitual como perspectiva que se contrapõe a esse modelo. Será discutido o papel da linguagem na aprendizagem de ciências, a partir de uma perspectiva histórico cultural, com ênfase na análise de interações discursivas em sala de aula e outros ambientes de aprendizagem. A partir da teoria dos perfis conceituais, serão discutidas relações entre modos de pensar e formas de falar que emergem na abordagem de situações contextualizadas, buscando caracterizar processos de conceituação dos estudantes a partir da articulação entre conhecimento científico e conhecimento produzido em contextos socioculturais.
Pesquisa e na sala de aula de ciências e matemática
Ementa: Gêneros do discurso (Bakhtin). Gêneros acadêmicos, orais e escritos. Gêneros do discurso conforme as tendências de pesquisa. Gêneros do discurso em sala de aula de ensino de Ciências e Matemática. Ética e Escrita. Produtivismo acadêmico (plágio, direitos autorais). Escrita acadêmica em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Formação científica, cidadania e compreensão pública de ciência e tecnologia
Ementa: Percepção, compreensão pública e apropriação social do conhecimento científico e tecnológico: trajetórias conceituais, desafios e significado contemporâneo. Estudo de casos nacionais e internacionais de interação entre público e ciência. O papel das tecnologias de informação e comunicação para a participação política na formulação compartilhada de políticas públicas de ciência e tecnologia no Brasil e no mundo. Relações entre formação científica, cidadania e o campo CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).
Epistemologias para uma abordagem compreensiva da Educação ambiental
Ementa: Discussão em torno da emergência de um conjunto diversificado de políticas e práticas orientadas por ideais ecológicos na sociedade contemporânea, destacando o lugar dos processos educativos (formais e não formais) na produção e expansão desses processos. Apresenta noções teórico-metodológicas na interface dos campos educacional, filosófico e antropológico para investigação de processos de ambientalização das esferas sociais e, em particular, da educação ambiental. Discute a formação do campo das epistemologias ecológicas, compreendido como uma zona do conhecimento que agrega modos de entendimento da relação humana com o ambiente, reposicionada numa rede de relações simétricas e reciprocamente determinadas, evidenciando os reducionismos culturais ou biológicos vigentes. Propõe a reflexão e a problematização de práticas escolares e não escolares que tomam o ambiente como orientação política, moral e pedagógica.
Ensino-aprendizagem de conceitos complexos e a construção da flexibilidade Cognitiva
Ementa: Conceitos que estruturam a Flexibilidade Cognitiva. Fundamentos teóricos e metodológicos do Modelo das Múltiplas Perspectivas (MoMuP), original e adaptado. Paradigmas da Ciência – cartesiano, sistêmico e complexo. Relação entre eventos moleculares, celulares e macroscópicos no universo biológico. Conceitos complexos e domínios pouco estruturados: a abstração conceitual. Possibilidades e perspectivas para a construção conceitual.
Didática e Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática
Ementa: Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A organização e o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica e superior.
Avaliação no ensino de Ciências e Matemática
Ementa: Estudo dos fundamentos pedagógicos da avaliação da aprendizagem e de seus estruturantes. Análise e elaboração dos instrumentos, procedimentos e critérios da avaliação da aprendizagem, relacionando-os ao quotidiano das salas da Educação Básica e do Ensino Superior.
Argumentação e aprendizagem na educação científica
Ementa: Papel do processo argumentativo para propiciar a aprendizagem, a construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do pensamento reflexivo. Modelos de argumentação de Toulmin, Leitão e outros. Argumentação em sala de aula. Elaboração e implementação da argumentação no currículo da Educação Científica.
Análise de conteúdo
Ementa: Análise de conteúdo segundo Bardin. Coleta, seleção, categorização de conteúdos para análise.