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Campus de Vitória da Conquista, 24 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

LINHA 3: Ensino e Aprendizagem de Ciências Exatas, Experimentais e Naturais

ATIVIDADES COLABORATIVAS E COOPERATIVAS NA ESCOLA

Coordenação: Prof. Dr. Claudinei C. Santana

Descrição: A busca da melhoria do fazer pedagógico nas atividades em sala de aula conduzem, frequentemente a novos questionamentos e novas possibilidades deste fazer. A construção de tais possibilidades, baseando-se na reflexão da prática é o foco do desenvolvimento da presente pesquisa, qual seja, o desenvolvimento reflexivo dos professores do ensino fundamental e médio, bem como o desenvolvimento do grupo cooperativo e colaborativo de trabalho, utilizando-se para tanto as tendências de ensino da Matemática. A realização da pesquisa ocorrerá junto a escolas da rede pública da região de Vitória da Conquista, estado da Bahia. Pretendemos então abordar principalmente as seguintes perguntas: Quais as implicações da constituição e desenvolvimento de um grupo cooperativo de professores? Quais resultados podemos ter com o desenvolvimento de atividades de formação continuada?

 

O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PRIMÁRIO NO ESTADO DA BAHIA: A CARACTERIZAÇÃO DE UM PERCURSO
Coordenação: Prof. Dr. Claudinei C. Santana

Descrição: Neste projeto propomos a realização de uma pesquisa histórica a ser desenvolvida compondo um projeto mais amplo de investigação, que envolve pesquisadores do Brasil e também do exterior, cujo propósito é a investigação à respeito dos processos de internacionalização, institucionalização, profissionalização e circulação referentes à matemática na escola primária no período estabelecido para pesquisa.

 

LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO E EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO DE BASE ESCOLAR SOBRE COMPORTAMENTOS DE RISCO DE ESCOLARES DE JEQUIÉ- BA

Coordenação: Prof. Dr. Hector Luiz Munaro

Descrição: Os comportamentos de risco à saúde como: inatividade física e comportamento sedentário, têm contribuído para o surgimento de agravos à saúde de adolescentes, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. O ambiente escolar parece ser o mais adequado para a incorporação de comportamentos adequados à saúde. No entanto, somente as aulas de Educação Física, não são suficientes para mudar estes comportamentos, havendo necessidade de estratégias além das salas para mudar este panorama. Desta forma, surgem diversos modelos de intervenção que buscam alterar este perfil, com resultados variados. O Modelo Transteorético surge como uma estratégia comportamental que pode subsidiar as intervenções de base escolar. O objetivo do projeto principal do estudo será verificar as prevalências analisar os efeitos de uma intervenção de base escolar sobre os comportamentos de risco, em especial a inatividade física e comportamento sedentário em adolescentes escolares do município de Jequié-BA, utilizando, como base, o Modelo Transteorético para mudanças de comportamento.

 

 

METODOLOGIAS INOVADORAS E MUDANÇAS NA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Coordenação: Prof. Dra. Gabriele Marisco

Descrição: Repensar a prática docente tornou-se uma necessidade de discussão e entendimento do papel do professor no processo de ensino e construção do saber. O desenvolvimento de atividades propostas pelo docente pautados em metodologias inovadoras e ativas vem possibilitando o desenvolvimento de diversas competências no processo reconstrutivo. Permitindo assim, estabelecer diferentes tipos de relações docente-aluno que desencadeiam ressignificações e contribuam para a reconstrução do conhecimento. Contudo, há um grande desafio crescente de mudanças da metodologia tradicional para metodologias inovadoras. Diante desse contexto, esta proposta tem como objetivo investigar a contribuição das metodologias inovadoras nos diferentes níveis de ensino de Ciências e biologia. Nessa direção, o grupo de pesquisa Estratégias ativas para o ensino de ciências e saúde, vinculado ao Programa de pós-graduação de ensino (PPGEn) pretende gerar dados científicos e contribuir na formação de professores, com a participação de discentes da graduação em licenciatura de ciências biológicas e de alunos do PPGEn, através de aplicação de questionários, e pesquisa no desenvolvimento de atividades didáticos-pedagógicas na perspectiva de metodologias inovadoras, associado as potencialidades das atividades experimentais-práticas pelos docentes..

 

EDUCAÇÃO E SAÚDE NA COMUNIDADE: UM PAPEL DA UNIVERSIDADE

Coordenação: Profa. Dra. Gabriele Marisco

Descrição: Educação e saúde fazem parte de um quadro de políticas sociais que são indispensáveis para o crescimento de uma nação. É através do processo educativo, seja ele no núcleo familiar ou escolar, que o indivíduo começa a entender a importância de se manter saudável. Nesse sentido, o objetivo geral desse projeto é envolver a comunidade na promoção da educação em saúde, através da utilização de metodologias de ensino que colaborem com a construção do conhecimento. Serão utilizadas a pesquisa intervenção, pesquisa-ação e divulgação científica em uma perspectiva qualitativa/ quantitativa. Espera-se, com a execução deste projeto, auxiliar na construção dos saberes dos sujeitos envolvidos nas ações promovidas nos variados temas do âmbito da saúde, bem como contribuir com a divulgação de informações científicas para a comunidade.

 

 

UTILIZAÇÃO DE MODELOS NEUROANATÔMICOS SEMIPLANOS E TRIDIMENSIONAIS: UMA ALTENATIVA NO ENSINO DA NEUROANATOMIA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Coordenação Profa. Dra. Elce Cristina C. Rebouças

Descrição: O aprendizado envolve uma série de etapas e processos cerebrais. É importante oferecer condições para que todas estas etapas ocorram de modo adequado garantido um aprendizado eficiente para todos os alunos, independente de suas peculiaridades. Assim, é premente que o educador com seus saberes busque diferentes metodologias e técnicas que venham promover a apropriação do conhecimento por todos os alunos, sobretudo pelos portadores de necessidades educacionais especiais, oferendo metodologias que envolvam a sua participação. Isto vai garantir ao aluno ser o sujeito ativo na construção do próprio aprendizado. Neste contexto, apresentamos a utilização de modelos neuroanatómicos esquemáticos semi-planos e tridimensionais das estruturas a serem estudadas como uma metodologia complementar alternativa e eficiente para o ensino da Neuroanatomia. Acreditamos que a utilização contínua e rotineira destas metodologias contribuirão de forma expressiva no aprendizado desta disciplina por parte de alunos portadores de deficiência visual. Isto porque estas estratégias promovem a construção ativa do saber pelo próprio discente

 

 

HISTOLOGIA: COLORIR PARA APRENDER, A CONSTRUÇÃO DO SABER PELO FAZER DISCENTE

Coordenação: Profa. Dra. Elce Cristina C. Rebouças

Descrição: O aprendizado envolve uma série de etapas e processos cerebrais. É importante oferecer condições para que todas estas etapas ocorram de modo adequado garantido um aprendizado eficiente. Com este objetivo, quanto maior o contato do aprendente com o objeto de estudo maiores as possibilidades de sucesso no seu aprendizado. Assim, é premente que o educador com seus saberes busque diferentes metodologias e técnicas que venham promover a apropriação do conhecimento pelo aluno, sobretudo, oferendo metodologias que envolvam a sua participação. Isto vai garantir ao aluno ser o sujeito ativo na construção do próprio aprendizado. Neste contexto, apresentamos a utilização desenhos esquemáticos e de ilustrações para colorir das estruturas estudadas como uma metodologia alternativa complementar e eficiente para o ensino da Histologia. Acreditamos que a utilização contínua e rotineira destas metodologias contribuirão de forma expressiva no aprendizado desta disciplina, bem como de outras disciplinas morfológicas. Isto porque estas estratégias promovem a construção ativa do saber pelo próprio discente. Neste contexto, apresentamos a utilização desenhos esquemáticos e de ilustrações para colorir das estruturas estudadas como uma metodologia alternativa complementar e eficiente para o ensino da Histologia. Acreditamos que a utilização contínua e rotineira destas metodologias contribuirão de forma expressiva no aprendizado desta disciplina, bem como de outras disciplinas morfológicas

 

 

INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS


Coordenação: Profa. Dra. Maria Deusa F. Silva

Descrição: O projeto visa, dentre outras:Ø Melhorar a formação dos professores de Matemática; Ø Inserir os alunos da Licenciatura em Matemática na pesquisa em educação matemática no âmbito da UESB; Ø Apoiar a participação de alunos e professores em eventos científicos da área; Ø Favorecer a troca de experiências com outros grupos de pesquisa do Estado da Bahia. Ø Dar seguimento a pesquisa em Educação Matemática, em especial, investigação matemática na sala de aula usando a escola pública como ambiente de pesquisa; Ø Atuar na Formação Inicial dos Alunos de Matemática com relação à sua futura ação docente na escola pública.

 

 

 

CIÊNCIA EM QUESTÃO: SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO?

Coordenação: Prof. Dr. Renato P. Figueiredo

Descrição: A partir dos pressupostos de que tanto uma imagem deformada do trabalho científico (LATOUR, 2000; GIL-PÉREZ et al, 2001), quanto uma concepção equivocada sobre a Natureza da Ciência por parte de professores da Educação Básica, tem repercussões na forma de ensinar conteúdos científicos (SCHEID; FERRARI; DELIZOICOV, 2011; MACHADO, RAZERA, GUIMARÃES, 2017; MORAIS et all, 2018), bem como baseado nas pesquisas realizadas com estudantes de licenciatura em Biologia e Física da UESB de Vitória da Conquista – BA (FIGUEIREDO, et all, 2014; MENEZES, FIGUEIREDO, 2020), a pesquisa tem como foco promover a aproximação entre cultura científica (identificada o conhecimento científico predominantemente ancorado nos princípios da neutralidade e das evidências experimentais) e a cultura humanística. Utilizando tanto linguagens diversificadas (literatura, cinema, histórias em quadrinhos, metáforas, etc) quanto estratégias diversificadas de pesquisa, busca-se, com isto, favorecer o autoconhecimento e a articulação dos conteúdos curriculares ligados ao ensino das ciências (Físicas, Químicas, Matemáticas e Biológicas) em uma perspectiva dialógica.

 

 

PROFESSORES DA UNIVERSIDADE E DA EDUCAÇÃO BÁSICA COLABORANDO COM O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESTADO DA BAHIA
Coordenação: Profa. Dra. Roberta M. Bortoloti

 

Descrição: Este projeto é financiado pelo CNPq, por meio do edital “Chamada Universal. Melhorar a qualidade tanto do ensino quanto da aprendizagem em matemática é o foco deste projeto de pesquisa. Para garantir tal qualidade nos pautamos em dois princípios: 1) Universidade e Escolas trabalhando juntas; 2) Trabalho em regime de colaboração. Partindo destes dois princípios dois grupos foram se constituindo colaborativamente em prol do ensino e da aprendizagem em matemática. 1º grupo – como aproximar alunos estagiários, professores regentes e conhecimento matemático por meios eficazes e que os coloquem como sujeitos co-produtores do conhecimento? Vimos no Lesson Study (LS) essa oportunidade. 2º grupo – como ensinar matemática a um aluno com discalculia e baixa visão. A proposta deste projeto é criar práticas colaborativas entre Universidade e Escolas da Educação Básica; Desenvolver estratégias para melhoria do ensino de matemática; Garantir espaços de estudos entre professores e alunos da Universidade e professores e alunos da Educação Básica e (Re)aprender a ensinar matemática. Todos esses objetivos são comuns aos dois grupos, pois promoverão práticas colaborativas, porém quando analisados separadamente responderão de forma singular, pois cada grupo criará suas estratégias para melhoria do ensino de matemática e como consequência (re)aprenderão a ensinar matemática. No 1º grupo ficará evidente quando estratégias outras forem planejadas por um coletivo a fim de responder a algo que inquieta os professores de matemática e no 2º grupo quando estratégias forem criadas tendo como objeto de estudo estudantes que apresentam dificuldades para aprender cálculos.

 

 

 

 

DESENHO DE TAREFAS, RECURSOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES/FUTUROS PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Coordenação: Profa. Dra. Tania Cristina Gusmão

Descrição: Este projeto visa desenhar recursos, materiais e ferramentas teórico-metodológicas, como tarefas e sequências didáticas, baseadas nos fundamentos cognitivos e científicos que justificam o seu uso na sala de aula, validá-las, estudar os seus impactos, visando antecipar e superar possíveis dificuldades de natureza didática e epistemológica que ocorrem na prática pedagógica e assim difundi-las com o objeto de melhorar o processo de ensino-aprendizagem da matemática, em especial na Educação Básica. Participam deste Projeto Pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela, Universitat de Barcelona, Universidad Católica de Perú e Universidad Nacional del Litoral em Argentina. Este projeto engloba alguns subprojetos, quais sejam: Subprojeto 1: Desenho de tarefas para o desenvolvimento de competências matemáticas no futuro professor dos Anos Iniciais da Educação Básica. Este projeto visa a realização de um estudo teórico-metodológico sobre o desenho de tarefas e sequências didáticas que permitam melhorar a formação matemática de futuros professores dos Anos Iniciais e, portanto, contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais deste futuro professor. Subprojeto 2: Sequências didáticas para o aumento da cognição e metacognição matemática de estudantes do Ensino Básico. O objetivo é elaborar sequências didáticas, baseadas na investigação, validá-las e difundi-las com o objeto de melhorar a aprendizagem da matemática de estudantes. Pensamos que os resultados da análise das sequências gerarão conhecimentos de domínio específico sobre a didática de conteúdos da matemática nos distintos níveis educativos.

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