Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Jequié, 25 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

UESB conta com sequenciador automático de DNA, trazendo inovação e tecnologia para o sudoeste baiano

Publicado em 27 de março de 2019

O programa de Pós-Graduação em Genética Biodiversidade e Conservação (PPGGBC) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Jequié – BA, agora dispõe de um Sequenciador Automático 3500 Genetic Analyzer, adquirido via projeto FINEP.

Sequenciador Automático 3500 Genetic Analyzer (FOTO: Acervo Pessoal)

Esse equipamento associa duas técnicas: o sequenciamento de ácidos nucleicos e análise de fragmentos (genotipagem) por eletroforese capilar. Essas metodologias são consideradas padrão-ouro entre as técnicas moleculares, além de serem extremamente versáteis em relação às suas aplicações. Esse é o primeiro equipamento dessa natureza em uma instituição do sudoeste baiano e representa uma das mais importantes conquistas para a infraestrutura e qualificação da produção voltada para ciência e tecnologia do PPGGBC.

Leitura de DNA no sequenciador (FOTO: Acervo Pessoal)

Considerando que a maior parte das pesquisas desenvolvidas pelo PPGGBC envolve a utilização de ferramentas genéticas para investigação da biodiversidade e suas aplicações (sistemática, taxonomia, conservação de recursos naturais, filogenia, estudos populacionais e filogeografia), a aquisição desse equipamento proporcionará o aprimoramento das atividades das várias pesquisas voltadas para a área de conhecimento no qual o programa está inserido, além de possibilitar a incorporação de parcerias e consórcios com outros centros e instituições, tornando possível a realização de diferentes linhas de pesquisa em Genética e gerando informações inéditas e de alto valor científico, úteis para as mais diversas áreas do conhecimento.

Adicionalmente, as pesquisas envolvendo a utilização do Sequenciador Automático 3500 Genetic Analyzer demandam financiamento e recursos humanos altamente especializados. Nesse sentido, para garantir o aprimoramento científico-tecnológico da região é importante contar com o apoio contínuo da instituição.

Pós Doutora Jamille de Araújo Bitencourt responsável pela utilização do sequenciador (FOTO: Acervo Pessoal)

BUSCA

Endereço:

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação (PPGGBC)
Avenida José Moreira Sobrinho, s/n. Jequiezinho
CEP 45.206-190         Jequié – BA

E-mail: ppggbc@uesb.edu.br
Instagram: @ppggbc
Fone: (73) 3528-9725 (whatsapp)

Atendimento: Segunda a Sexta-Feira, das 08:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30.