Campus de Vitória da Conquista, 08 de outubro de 2024
O curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) oferece disciplinas obrigatórias, que promovem a abordagem de conceitos ligados à Área de Concentração, às Linhas de Pesquisa e ao acompanhamento dos estudos desenvolvidos pelos discentes do Programa. Já as disciplinas optativas estão relacionadas aos Projetos de Pesquisa, coordenados pelos docentes do Programa.
ATIVIDADE DE PESQUISA I (Carga horária: 15 h – 1 crédito)
EMENTA: Discussão e planejamento em grupo da fase inicial dos subprojetos de pesquisa dos orientandos de Mestrado, visando, no que tange ao problema, (re)formulação de hipótese(s), materiais e métodos, bibliografia e reformulação de subprojetos de pesquisa de Mestrado, adequação aos projetos temáticos de pesquisa aos quais estão vinculados. Pelo caráter da disciplina, todos os orientadores irão ministrá-la a seus orientandos.
ATIVIDADE DE PESQUISA II (Carga horária: 15 h – 1 crédito)
EMENTA: Discussão e planejamento em grupo da fase intermediária dos subprojetos de pesquisa dos orientandos de Mestrado, visando, no que tange ao problema, (re)formulação de hipótese(s), materiais e métodos, bibliografia e reformulação de subprojetos de pesquisa de Mestrado, adequação aos projetos temáticos de pesquisa aos quais estão vinculados. Pelo caráter da disciplina, todos os orientadores irão ministrá-la a seus orientandos.
ATIVIDADE DE PESQUISA III (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Discussão em grupo da fase avançada do desenvolvimento dos subprojetos de pesquisa de Mestrado. Pelo caráter da disciplina, todos os orientadores irão ministrá-la a seus orientandos.
ATIVIDADE DE PESQUISA IV (Carga horária: 45 h – 3 créditos)
EMENTA: Discussão em grupo da fase final do desenvolvimento dos subprojetos de pesquisa de Mestrado. Pelo caráter da disciplina, todos os orientadores irão ministrá-la a seus orientandos.
TÓPICOS DE PROJETO TEMÁTICO I (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudos iniciais de tópicos e de teorias relevantes relacionadas ao projeto temático de pesquisa do(a) orientador(a) e considerados pertinentes para o desenvolvimento inicial dos subprojetos de pesquisa de Mestrado a ele vinculados. Os conteúdos programáticos da disciplina são variáveis, dependendo das linhas de pesquisa e dos projetos temáticos dos orientadores.
TÓPICOS DE PROJETO TEMÁTICO II (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudos intermediários de tópicos e de teorias relevantes relacionadas ao projeto temático de pesquisa do(a) orientador(a) e considerados pertinentes para o desenvolvimento inicial dos subprojetos de pesquisa de Mestrado a ele vinculados. Os conteúdos programáticos da disciplina são variáveis, dependendo das linhas de pesquisa e dos projetos temáticos dos orientadores.
TÓPICOS DE PROJETO TEMÁTICO III (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudos avançados de tópicos e de teorias relevantes relacionadas ao projeto temático de pesquisa do(a) orientador(a) e considerados pertinentes para o desenvolvimento avançado dos subprojetos de pesquisa de Mestrado a ele vinculados. Os conteúdos programáticos da disciplina são variáveis, dependendo das linhas de pesquisa e dos projetos temáticos dos orientadores.
TÓPICOS DE PROJETO TEMÁTICO IV (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudos finais de tópicos e de teorias relevantes relacionadas ao projeto temático de pesquisa do(a) orientador(a) e considerados pertinentes para o desenvolvimento inicial dos subprojetos de pesquisa de Mestrado a ele vinculados. Os conteúdos programáticos da disciplina são variáveis, dependendo das linhas de pesquisa e dos projetos temáticos dos orientadores.
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES I (Carga horária: 15 h – 1 crédito)
EMENTA: Apresentação de pelo menos de 1 (um) pôster ou comunicação oral, com publicação de resumo expandido ou trabalho completo em anais de evento com reconhecido mérito acadêmico, elaborado pelo(a) mestrando(a) em coautoria com o(a) orientador(a). O pôster ou a comunicação oral só tem valor com a publicação em Anais, contudo esta pode ser substituída por publicação em livro ou em revista científica de estrato A ou B (1 ou 2), seguindo os critérios da CAPES ou outros que vierem substituí-lo. A atribuição do crédito é realizada pela Comissão de Acompanhamento e homologada pelo Colegiado do Programa.
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES II (Carga horária: 15 h – 1 crédito)
EMENTA: Apresentação de pelo menos de 1 (um) pôster ou comunicação oral, com publicação de resumo expandido ou trabalho completo em anais de evento com reconhecido mérito acadêmico, elaborado pelo(a) mestrando(a) em coautoria com o(a) orientador(a). O pôster ou a comunicação oral só tem valor com a publicação em Anais, contudo esta pode ser substituída por publicação em livro ou em revista científica de estrato A ou B (1 ou 2), seguindo os critérios da CAPES ou outros que vierem substituí-lo. A atribuição do crédito é realizada pela Comissão de Acompanhamento e homologada pelo Colegiado do Programa.
ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES III (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Publicação de pelo menos 1 (um) capítulo de livro ou artigo, relacionado ao tema da dissertação, elaborado em coautoria com o(a) orientador(a), em livro ou em revista científica de conceito Qualis A, seguindo os critérios da CAPES ou outros que vierem a substituí-los. As atividades devem ser aprovadas pelo(a) orientador(a). A atribuição do crédito é realizada pela Comissão de Acompanhamento e homologada pelo Colegiado do Programa.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA EM MEMÓRIA (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Discussão sobre a construção da pesquisa científica no campo da memória do ponto de vista formal, funcional e discursivo (a relação entre conhecimento científico, métodos, princípios e procedimentos), visando à reestruturação dos anteprojetos de pesquisa.
INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS DA MEMÓRIA (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Quadro panorâmico dos percursos intelectuais que coincidem no instante em que o terreno conceitual da ideia de memória é delineado. Conjugação entre história conceitual, etnografia de ideias, itinerários intelectuais e condições institucionais dos distintos ambientes disciplinares em que o tema da memória aparece e recebe tratamentos. O fenômeno da memória e suas inúmeras possibilidades de discussão.
MEMÓRIA EM BASTIDE (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Roger Bastide.
MEMÓRIA EM BENJAMIN (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Walter Benjamin.
MEMÓRIA EM BERGSON (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Henri Bergson.
MEMÓRIA EM BOURDIEU (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Pierre Bourdieu.
MEMÓRIA EM ELIAS (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Norbert Elias.
MEMÓRIA EM FOUCAULT (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Michel Foucault.
MEMÓRIA EM FREUD (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Sigmund Freud.
MEMÓRIA EM HALBWACHS (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Maurice Halbwachs.
MEMÓRIA EM NIETZSCHE (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Friedrich Nietzsche.
MEMÓRIA EM NORA (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Pierre Nora.
MEMÓRIA EM PÊCHEUX (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Michel Pêcheux.
MEMÓRIA EM POLLAK (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Michael Pollak.
MEMÓRIA EM RICOEUR (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da memória com base nas considerações teóricas de Paul Ricoeur.
SEMINÁRIO DE PESQUISA I (Carga horária: 15 h – 1 crédito)
EMENTA: Apresentação de resultados da pesquisa em andamento pelos(as) mestrandos(as) em Seminário de Pesquisa em Andamento. Avaliação dos trabalhos apresentados por pesquisadores convidados pelo Programa.
TIROCÍNIO DOCENTE I (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação de cursos, seminários e outras atividades vinculadas aos currículos dos cursos de graduação, bem como às linhas de pesquisa do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, buscando efetivar a integração entre pesquisa, pós-graduação e graduação.
MEMÓRIA, CINEMA E AUDIOVISUAL (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: A relação entre memória, cinema e audiovisual. Cinema, arte da memória. Produção simbólica, cinema, audiovisual e processos de significação. Cinema, audiovisual e a construção contemporânea da memória.
MEMÓRIA, DISCURSO E MÍDIA (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Memória, linguagem e sistemas simbólicos de significação. Mídia, saber-poder e memória discursiva. Movimento de repetição, esquecimento, transformação e atualização dos discursos em diferentes narrativas midiáticas, em diferentes materialidades simbólicas de significação que circulam na sociedade.
MEMÓRIA, DISCURSO E SOCIEDADE (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Linguagem, memória, discurso e identidade. Práticas discursivas institucionais e não institucionais. Embates sócio-históricos nas construções discursivas. Os discursos como lócus de lutas dos sujeitos / instituições e projetos socioculturais.
MEMÓRIA E ANÁLISE DE DISCURSO (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Fundamentos epistemológicos do campo da Análise de Discurso. Relações entre o linguístico e o histórico; entre linguagem e memória discursiva; entre posições de sujeito e dispositivos de subjetivação; entre memória discursiva e formas conflituosas de inscrição da historicidade nos processos de significação da linguagem. O discurso como estrutura e acontecimento, como memória e atualidade.
MEMÓRIA E ENVELHECIMENTO (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Relação entre memória, envelhecimento e dependência funcional. Estudo introdutório das teorias e questões de biologia e do organismo em envelhecimento, epidemiologia do envelhecimento, funcionalidade, suporte familiar e social, família, cuidador e cuidado, longevidade. Direitos humanos e direitos sociais do Estatuto do Idoso, das políticas públicas e das políticas de saúde.
MEMÓRIA E POLÍTICAS SOBRE ÁLCOOL E DROGAS (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Memória e aspectos históricos do álcool e outras drogas. Memória, representações sociais e os estudos sobre álcool e drogas. Memória e políticas públicas de prevenção ao uso / abuso do álcool e outras drogas.
MEMÓRIA E ROMANCE (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Interface entre teorias do romance e o tema da memória. O romance como instância de construção ficcional da realidade sócio-histórica: teorias da ficção. A memória como processo de construção individual-social da realidade, construção de sentidos, temporalidades e lugares: sua relação com o romance. Aproximação seletiva, dentro de recortes históricos e geográficos delimitados, entre romance e produção intelectual. O romance na episteme moderna: interfaces com a epistemologia, a política e a teoria da arte.
MEMÓRIA E VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: As relações entre memória, gênero, família e violência na sociedade: casamento, economia e afeto; tipos de violência: física, sexual, psicológica, patrimonial, intrafamiliar e conjugal; violência contra a mulher; ritualização da violência; violência e maternidade; violência e direitos da criança; violência, mobilidade, rede social e pobreza intergeracional.
MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E TRAJETÓRIAS SOCIAIS (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Memórias sociais e coletivas que afetam coortes de idade na educação escolar e não escolar. Permanências e mudanças na educação como prática social e os reflexos nas experiências geracionais. História coetânea, experiência geracional e tensões sócio-cognitivas no fazer educacional.
MEMÓRIA, ESTADO E PODER NO BRASIL (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Estado e sociedade civil: discussões conceituais. Formas de organização e controle da memória pelo aparelho estatal no Brasil. Mecanismos ideológicos de seleção, reconstrução e difusão da memória dominante. Atuação dos movimentos de resistência aos silenciamentos perpetrados pelos grupos dominantes contra seus opositores.
MEMÓRIA, HISTÓRIA E CULTURAS (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Conceitos, definições e status epistemológico da história e da memória. Análise das relações entre conhecimento histórico e suas formas de construção discursiva envolvendo os nexos entre discurso e realidade, ciência e ficção, história e memória. Abordagens acerca dos conceitos de cultura e de fronteiras culturais. Relatos de experiências de misturas, hibridismos e mestiçagens culturais.
MEMÓRIA, IDEOLOGIA E HISTÓRIA (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Temas e processos relacionados às categorias ideologia, memória e história na América; memória, discurso e práticas sociais (institucionais e para-institucionais); memória social; distinção teórica entre fatos e interpretação / representação, tendo por ponto de partida a relação entre memória e história; constituição dos sujeitos sociais e suas representações; aparência e essência; práticas de sociabilidade e processos de dominação; construção / reconstrução / desconstrução da memória em perspectiva histórica; produção e reprodução social sob o capitalismo.
MEMÓRIA, INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Memória, proteção à infância, adolescência e a síndrome da alienação parental. Família e sociedade. Relevância da proteção à infância e à adolescência e o combate a todas as síndromes familiares, em especial a da alienação parental. Indicadores da violência intrafamiliar – causas e consequências. A gênese da violência intrafamiliar. Os tipos de violência: abuso físico, abuso sexual, abuso psicológico, negligência e abandono. A relação abuso sexual e exploração sexual. Características, identificação, causas e consequências.
MEMÓRIA, ORALIDADE, CORPO E CULTURA (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Investiga a potencialidade do uso da história oral nos estudos da memória, em especial no que tange aos temas relacionados ao binômio corpo e cultura. Analisa múltiplas abordagens de pesquisa que enfatizam a oralidade no estudo de temas como: esporte; saúde; educação física; lazer nas cidades brasileiras. Perspectivas teóricas para o estudo das relações entre memória, história, corpo e cultura.
MEMÓRIA, SOCIEDADE E POLÍTICA (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Estudos e pesquisas sobre o processo de estruturação do Estado e da Nação brasileiros no Império e na República. Análise dos instrumentos de poder, dos conflitos e acomodações na conformação da unidade territorial e da centralização política. Aprendizado político e periodismo. A memória e a construção da identidade nacional. História e historiografia.
MEMÓRIA, TEORIA DA NARRATIVA FICCIONAL E HISTÓRICA (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Estudo da representação da história na ficção. Estudo dos procedimentos da narrativa ficcional na escrita da história e das relações entre história, ficção e memória a partir do século XVI.
MEMÓRIA, TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E TRABALHO EDUCATIVO (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: A memória enquanto função psíquica e fenômeno histórico-social. A escola de Vigotski e os estudos sobre memória. Marxismo e as possibilidades para o estudo da memória. A memória mediada e o trabalho educativo.
MEMÓRIA, TRABALHO, EDUCAÇÃO E GÊNERO I (Carga horária: 60 h – 4 créditos)
EMENTA: Análise sociológica do trabalho e da educação na perspectiva das relações de gênero. Divisão sexual do trabalho e relações sociais entre os sexos. A memória do trabalho domiciliar.
MEMÓRIA E CIDADE (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: A memória e a constituição de territórios citadinos. Maneiras de viver e perceber a cidade: experiências e sensibilidades urbanas. O cotidiano nas cidades, estratégias de sobrevivência e disputas pelo espaço. Relações do campo com a cidade. Múltiplas temporalidades históricas: memórias e territorialidades / desterritorialidades. Trabalho, lazer e lutas urbanas.
MEMÓRIA E CLASSE SOCIAL (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo dos debates sobre memória e classe social nos estudos contemporâneos.
MEMÓRIA E CORRUPÇÃO POLÍTICA (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da relação entre memória e corrupção política, considerando os desdobramentos dessa relação na contemporaneidade.
MEMÓRIA E CULTURA (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: A noção de cultura na sociologia e na antropologia. Cultura, memória e modernidade. O cultural-simbólico como expressão e a relação com a memória. Habitus, estilo de vida, classe e símbolo. Relação entre capital cultural, capital simbólico e capital econômico. Distinção e a construção social do gosto. Simbolização e tecnização. O simbólico entre a tradição e a inovação. Modelos de análise em sociologia da cultura.
MEMÓRIA E DIREITO (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da relação entre fenômenos do direito e da memória coletiva. Análise das demandas contemporâneas, relacionadas aos direitos humanos. Respeito à memória de vítimas de governos antidemocráticos.
MEMÓRIA E DITADURA (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudos dos debates entre memória e ditadura e seus desdobramentos nas políticas de direitos sociais e humanos.
MEMÓRIA E ESPAÇO (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudos que buscam situar os debates clássicos e contemporâneos sobre memória e espaço e sua importância em diferentes momentos históricos.
MEMÓRIA E ESTUDOS DE GÊNERO I (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: De mulher a gênero: a trajetória da construção de um conceito. Gênero como categoria de construção de conhecimento. Gênero: os bons e os maus usos. Sexo, gênero e diferença sexual. O enfoque de gênero como categoria analítica, histórica e relacional. O diálogo dos estudos de gênero com os paradigmas clássico e contemporâneo.
MEMÓRIA E FOTOGRAFIA (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Imagem, memória e história. A constituição da fotografia como memória artificial do mundo. Relações entre fotografia e a memória individual e coletiva. Acervos fotográficos e memória social. História da fotografia e memória visual do mundo.
MEMÓRIA E HISTÓRIA (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo dirigido que visa situar os debates clássicos e contemporâneos sobre história e memória.
MEMÓRIA E JUSTIÇA (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo das relações contemporâneas entre memória e justiça. Elementos institucionais de silenciamento. Arranjos políticos que promovem “vontade política de esquecimento” e “vontade política de memória” no processo de democratização do Brasil.
MEMÓRIA E MOVIMENTOS SOCIAIS (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da relação entre memória e movimentos sociais. Análise das transformações recentes dos movimentos sociais brasileiros. Dinâmica dos movimentos sociais na sua relação com as políticas públicas do governo federal.
MEMÓRIA E PSICANÁLISE (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo das relações entre memória e psicanálise. Inconsciente como aparelho de memória.
MEMÓRIA E RELIGIÃO (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudo da relação entre memória e religião. Religião e sociologia. Cultura e religião. Estudos contemporâneos sobre memória e religião.
MEMÓRIA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (Carga horária: 30 h – 2 créditos)
EMENTA: Estudos das contribuições atuais do debate sobre memória e representações sociais.
(77) 3425-9395
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Estrada do Bem Querer - km 04
Bairro Universitário
CEP.: 45031-900
Vitória da Conquista, Bahia