Campus de Vitória da Conquista, 20 de abril de 2024

Página Inicial » Notícias e Eventos

Doutorado-sanduíche em Lisboa foi fundamental para pesquisa sobre cronista português do século XV, relata aluno do PPGMLS

21 de agosto de 2017

Após quatro meses de estudos em Portugal, o doutorando Jerry Santos Guimarães, 38, retornou ao Brasil com a certeza de que sua experiência lusitana cumpriu papel decisivo no desenvolvimento de sua pesquisa sobre as crônicas de Gomes Eanes de Zurara, cronista português do século XV, época da expansão portuguesa na África. “Julgo ter sido extremamente proveitoso para minha formação intelectual o período que passei na Universidade de Lisboa, dando continuidade à minha pesquisa iniciada no Brasil sob a orientação do professor Marcello Moreira”, avalia.

O doutorando Jerry Santos Guimarães em Lisboa; ao fundo, a Torre de Belém, às margens do rio Tejo (Crédito: Arquivo Pessoal)

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista, Jerry realizou estudos na Universidade de Lisboa entre março e julho deste ano como bolsista do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Este programa, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo apoiar a formação de pesquisadores por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado-sanduíche no exterior às instituições de ensino superior com cursos de doutorado reconhecidos pela CAPES.

Segundo Jerry, o período em que esteve em Portugal foi fundamental para a elaboração do capítulo “A ‘gente miúda’ na sociedade quatrocentista portuguesa”, a compor sua tese, cuja conclusão está prevista para dezembro de 2018. A expressão “gente miúda” refere-se a trabalhadores braçais, camponeses e artesãos. “Uma vez que estudo a representação da ‘gente miúda’ nas crônicas de Gomes Eanes de Zurara, sua conceituação é uma das bases da minha tese”, avalia. A pesquisa de Jerry sobre as crônicas de Zurara começou enquanto cursava o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Memória; sua dissertação “Memória e Retórica: ‘Mouros’ e ‘Negros’ na Crônica da Guiné (século XV)”, escrita sob a orientação do professor Marcello Moreira, foi concluída em fevereiro de 2012.

Na Universidade de Lisboa, Jerry teve reuniões de orientação com o professor João Miguel Quaresma Dionísio e frequentou seminários relacionados ao tema de sua pesquisa, como, por exemplo, vida social e construção do espaço na Idade Média, gênero e poder na Idade Média e tópicos de paleografia.

Jerry também destaca a pesquisa que realizou em Lisboa no acervo do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde Zurara fora guarda-mor, isto é, arquivista. “Assim, tive acesso a documentos, especialmente de cortes e de chancelaria régia do século XV, que se mostraram essenciais para a minha tese”, relata. O doutorando ainda ressalta a importância do convívio com a cultura lusitana, no contato direto com as especificidades históricas e linguísticas de Portugal.

Telefone:

Endereço: