Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 18 de janeiro de 2019

UESB Governo do Estado da Bahia

Histórico do Programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS) teve início com a avaliação da proposta do Curso de Mestrado Acadêmico, que foi aprovada e recomendada pelo Comitê Técnico Científico da CAPES, o qual lhe atribuiu nota 4 (quatro), em julho de 2007. O curso de Mestrado teve início em março de 2008. Em 2011, a proposta do Curso de Doutorado Acadêmico foi encaminhada à CAPES, sendo avaliada, aprovada e recomendada pelo Comitê Técnico Científico, que lhe atribuiu nota 4 (quatro), em dezembro do mesmo ano.O curso de doutorado teve início em março de 2012. Na avaliação trienal 2010-2012, a nota do Programa foi elevada para 5 (cinco), nota conferida pela CAPES aos cursos de excelência nacional.

A estruturação e o desempenho do Programa estão ancorados nos encontros e diálogos, iniciados em 2005, entre membros dos seguintes grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Grupo de Pesquisa Museu Pedagógico: Educação Escolar (Uesb), Grupo de Pesquisa Museu Pedagógico: Educação Não-Escolar (Uesb), Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (UnB), Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos (Uesb), Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso (Uesb), Grupo de Pesquisa Literatura e História Social (Uesb) e Grupo de Pesquisa Teoria e História Literária (Uesb), bem como no prolongamento das atividades acadêmicas e dos projetos de pesquisa dos docentes-pesquisadores desses grupos.

Ao completar 10 (dez) anos de existência, o Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade soma resultados significativos. Entre 2010 e 2017 foram defendidas 180 (cento e oitenta) dissertações e 32 (trinta e duas) teses. Atualmente, há, no Programa, 86 (oitenta e seis) discentes matriculados no Curso de Mestrado e 65 (sessenta e cinco) no Curso de Doutorado, contando com os discentes que ingressaram no processo seletivo de 2017.

Desde janeiro de 2014, o PPGMLS tem conseguido viabilizar, por meio do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), cujo objetivo é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes, a ida de discentes para diferentes universidades da Europa e da América Central. Em 2014, participaram do PDSE os discentes Nereida Maria S. Mafra Benedictis, que fez estágio de Doutorado Sanduíche na Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha; Alex Pereira de Araujo, que realizou seu estágio na Université  Sorbonne Nouvelle, em Paris; e Camila Nunes Duarte Silveira, que estagiou na Universidade de Coimbra, em Portugal. No ano de 2015, foi a vez dos doutorandos Cecília Pinheiro Freire Barros Cairo (Université Sorbonne Nouvelle – Paris III); Estácio Moreira da Silva (Universidad de Ciencias Pedagógicas Héctor Alfredo Pineda Zaldivar – Cuba) e Rogério Luiz Silva de Oliveira (Université Sorbonne Nouvelle –  Paris III). Em 2017, as bolsas PDSE foram destinadas a Carlos Nássaro Araújo da Paixão, que está na Universidade do Porto, em Portugal; Jerry Santos Guimarães, que está realizando seu estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa, também em Portugal; Joslan Santos Sampaio, que fará seu estágio na Universitá Degli Studi Roma Tre, na Itália; e as discentes Zoraide Vieira Cruz e Rita de Cássia Barbosa de Sousa que realizarão seus estágios de Doutorado Sanduíche na Universidad de Santiago de Compostela, na Espanha

Outra importante atividade no Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade tem sido a colaboração com professores e pesquisadores de outras instituições em estágios de pós-doutoramento. Tais atividades se realizam por meio do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), que é um programa de concessão institucional financiador de estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES. Entre dezembro de 2013 e junho de 2017, o PPGMLS selecionou e recebeu, sob a supervisão de docentes do seu corpo permanente, 6 (seis) bolsistas que realizaram seus estágios de pós-doutoramento. Atualmente, o programa conta com dois bolsistas de pós-doutorado. O diálogo estabelecido com esses pesquisadores, tanto aqueles vinculados a outras instituições de Ensino Superior quanto os recém-doutores, permite: i)reforçar os grupos de pesquisa do Programa e das instituições aos quais os professores que realizam seu estágio no PPGMLS estão vinculados; e ii) promover a integração entre pesquisadores de diferentes instituições e pesquisadores recém-doutores, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

Além de fomentar a pesquisa e formar Mestres e Doutores para atuarem em diferentes instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e no Exterior, o Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade também investe na formação dos docentes pertencentes ao quadro da própria UESB. Em 2013, o PPGMLS lançou um Edital de Seleção Interna (Edital No. 048/2013), o qual teve como principal objetivo atender a demanda do quadro docente da UESB, visando à formação de mestres e doutores, associada à consolidação de grupos de pesquisa e ao fortalecimento e expansão da Pós-Graduação brasileira. Neste edital, foram aprovados 5 (cinco) candidatos ao mestrado, os quais já concluíram o curso e defenderam suas respectivas dissertações; e 9 (nove) candidatos ao doutorado, que deverão concluir e defender, até o final do ano de 2017, suas respectivas teses.

Atualmente, o PPGMLS realiza o Mestrado Interinstitucional em Memória: Linguagem e Sociedade. Iniciado em julho de 2016, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) para formação de 17 (dezessete) docentes. O projeto do MINTER foi submetido ao Edital CAPES Nº 23/2014 para Novos Projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais, com aprovação por mérito pela Comissão da Área Interdisciplinar da CAPES.

BUSCA

Parceiros

ppg
capes
cnpq
fapesb
periodicos

Contato Rápido