Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 27 de maio de 2019

UESB Governo do Estado da Bahia

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Área de Concentração

Multidisciplinaridade da Memória

Memória como objeto multifocal. Memória e dinâmicas históricas de permanência, mudança, re-significação e entrecruzamento conceitual em diferentes competências disciplinares. Relação entre memória, processos cognitivos e processos histórico-sociais. Memória social e coletiva, representações culturais e estruturas educacionais. Linguagem como lugar de memória constitutiva e de memória representada e as condições de produção de narração da memória (em seus momentos de permanência, transformação, esquecimentos e retornos) na dinâmica social e nos universos discursivos sob diferentes formas de expressão.

 

Linhas de Pesquisa I

Memória, Cultura e Educação

Estudos sobre a relação entre memória, cultura e educação. Modulações da história, memória e educação no Brasil. Memória geracional na educação escolar e não escolar. O trabalho como lugar de memória da educação. Memória e manifestações culturais, religiosas, educacionais e artísticas. Mito e rito na memória nacional e regional.

Linhas de Pesquisa II

Memória, Discursos e Narrativas

Estudos sobre a relação entre memória, discursos e narrativas. Diferentes linguagens (verbal e não verbal) como lugar sócio-histórico de produção, representação e circulação de sentidos; como lugar de memória constitutiva (indizível) e de memória representada (dita, narrada). Memória, história, poética e ficção. Poesia como instituidora da memória social. Escrita poética como memória social. Discursos como lugar de relações conflituosas entre sujeitos/instituições. Poder-saber e memória discursiva: movimento de permanência, repetição, esquecimento, retorno, transformação e atualização dos discursos nas diferentes narrativas midiáticas.

BUSCA

Parceiros

ppg
capes
cnpq
fapesb
periodicos

Contato Rápido