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Campus de Vitória da Conquista, 27 de maio de 2019

UESB Governo do Estado da Bahia

Projetos de Pesquisa

Memória, Cultura e Educação

 

Título do projeto: MEMÓRIA E A RELAÇÃO ESTADO, IGREJA E EDUCAÇÃO NO BRASIL NOS CONTEXTOS COLONIAL, IMPERIAL E REPUBLICANO
Docente responsável: Profa. Dra. Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro (docente responsável) e Prof. Dr. Ruy Hermann Araújo Medeiros (colaborador) 
Descrição do projeto: Este projeto temático tem como objeto de investigação a tensão entre Estado, Igreja e Educação no Brasil. A perspectiva é a atuação das ordens religiosas, mormente aquelas que, além da educação missionária, também se dedicaram a fundar instituições de ensino, como escolas, colégios e internatos. Além disso, considera-se qualquer aspecto do fenômeno que venha a contribuir para uma compreensão científica da realidade estudada. Um problema de pesquisa, central, norteia a revisão da literatura, a coleta e as análises: Quais foram as razões essenciais dos conflitos entre o Estado, a Igreja e os intelectuais da Educação, nos contextos colonial, imperial e republicano e, prevalentemente, no contexto imediatamente antecedente e imediatamente subsequente ao Projeto Colúmbia? A hipótese central é a de que na História da Igreja esteve sempre presente a questão do poder, inclusive como elemento indispensável para a própria sobrevivência da Igreja. Tomando como medida a categoria da contradição dialética, pode-se observar que na história da Igreja a questão do poder, em todas as suas variações, como: disputa pelo poder, manutenção do poder, seguida pelas ameaças da perda de poder, novas disputas, tentativa de manutenção e novas perdas, esteve presente. Este projeto temático abarca subprojetos de pesquisa, pois, que visam a revisar a História da Igreja Católica no Brasil e a mapear as ordens religiosas que atuaram no Brasil, analisando as suas propostas para a formação dos seus próprios quadros, para a educação missionária, catequética e escolar, observando as questões e hipótese central apresentada.

 

Título do projeto: MEMÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO
Docente responsável: Profa. Dra. Ana Elizabeth Santos Alves
Descrição do Projeto: Este projeto temático abarca subprojetos que discutem as categorias trabalho, educação, qualificação profissional e divisão sexual do trabalho, associando memória e história, a partir dos postulados marxistas. O recorte temporal situa-se entre os séculos XX e XXI. As questões levantadas dizem respeito às diversas práticas de trabalho que se articulam entre as atividades produtivas e reprodutivas em unidades de produção tradicional rural e se reproduzem no modo de produção capitalista, como também as possibilidades educativas no exercício do trabalho profissional e doméstico.

 

Título do projeto: MEMÓRIA E HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS CONTRA-HEGEMÔNICAS NO BRASIL
Docente responsável: Prof. Dr. Cláudio Eduardo Felix dos Santos
Descrição do projeto: Este projeto temático visa a responder questões relacionadas ao desenvolvimento do pensamento pedagógico de esquerda no Brasil a partir da análise histórica e das memórias de organizações populares, sindicais ou políticas, bem como de educadoras(es) e intelectuais, em relação aos fundamentos, tendências e práticas educativas que se reivindicam críticas. Desse modo, os subprojetos de pesquisa vinculados ou que pretendem se vincular ao projeto buscam responder questionamentos relacionados a um dos seguintes eixos: a) papel do conhecimento em suas formas científicas, artísticas e filosóficas na luta contra a alienação na perspectiva das ideias e/ou experiências pedagógicas contra-hegemônicas; b) a forma como a educação escolar tem sido abordada pela esquerda no Brasil em relação aos enfrentamentos postos pela luta de classes; c) relação entre: i) conhecimento popular e erudito; ii) educação escolar e não-escolar; iii) conteúdo e forma nas proposições pedagógicas que se reivindicam críticas; d) contradições, limites e avanços de teorias e práticas educativas críticas no interior do modo capitalista de produção da vida.

 

Título do projeto: MEMÓRIA, TRAJETÓRIAS SOCIAIS E PROCESSOS DITATORIAIS NA AMÉRICA LATINA
Docente responsável: Profa. Dra. Lívia Diana Rocha Magalhães 
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos que têm como objetivo responder a questões relacionadas à história e memória das políticas educacionais e experiências sociais durante e após a ditadura civil-militar brasileira, observando memórias individuais, coletivas, geracionais, sociais, públicas, entre outras, de um processo autoritário que continua incidindo no presente.

 

Título do projeto: MEMÓRIA, VIOLÊNCIA, INFÂNCIA e JUVENTUDE NO BRASIL
Docente responsável: Prof. Dr. João Diógenes Ferreira dos Santos 
Descrição do projeto: Este projeto temático busca investigar interfaces da violência no que se refere ao universo infanto-juvenil, entendendo as categorias infância, adolescência e juventude de forma múltipla, tecidas por aspectos sociais como classe, relação de gênero, diversidade sexual, étnico-racial, entre outros. O aumento vertiginoso da violência, nas suas diferentes formas, configura-se como uma das questões centrais da problemática social na atualidade. Todavia, este não é um fenômeno unicamente contemporâneo, pois respeitando as especificidades históricas, esteve presente nas sociedades em suas variadas formas, demonstrando, assim, seu caráter multifacetado. Em países como o Brasil, onde a distribuição de renda é extremamente desigual, a violência alcançou tamanha dispersão, magnitude e frequência, que deixou de ser tratada apenas como uma questão da justiça, para ganhar o status de problema social, cuja falta de políticas públicas por parte do Estado agrava ainda mais tal situação, entre outras. Dentre as formas de violência, os subprojetos de pesquisa vinculados ou que pretendem se vincular a este protejo temático devem responder a questões relacionadas à violência contra crianças, adolescentes e jovens, violência que mantém relação com a cultura política brasileira, expressa nas diferentes formas de opressões (machismo, sexismo, racismo, homofobia, ódio de classe etc.), perceptível nos aspectos disciplinares e de controle da sociedade ocidental.

 

Título do projeto: MEMÓRIA, RELAÇÕES AFETIVAS E VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
Docente responsável: Profa. Dra. Tânia Rocha de Andrade Cunha
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos de pesquisa que buscam responder a questões relacionadas à memória, às relações afetivas e à violência contra a mulher, compreendidas como fenômenos multifacetados presentes na vida de mulheres de todas as classes sociais e raças/etnias, ainda que de maneira diferenciada. Considerando que ao longo do século XX as mulheres alcançaram importantes e definitivas conquistas: mudanças nas taxas de fecundidade; nos níveis educacionais; participação no mercado de trabalho; redefinição de papéis no interior da família e na sociedade; avanços nos campos jurídicos, nas agendas governamentais, resultando no desenvolvimento de políticas públicas, em diversas áreas, nomeadamente na família, educação, trabalho e em outros setores, a desigualdade entre homens e mulheres ainda é uma realidade na qual persistem resquícios de um poder patriarcal instituído de forma mais ou menos explícita nas diversas áreas sociais. A construção social baseada no gênero aprisionou homens e mulheres a funções sociais pouco facilitadoras do desenvolvimento da mulher e das suas expectativas pessoais enquanto sujeito de pleno direito, uma vez que, neste contexto, temos uma mulher, via de regra, que assume uma dupla jornada de trabalho e que vivencia conflitos e culpas em relação à maternidade e ao lar, por um lado, e à realização pessoal, por outro. Esses fatores têm ocasionado sérios problemas conjugais, entre os quais a violência presente nas relações afetivas. Assim, não obstante as conquistas femininas, persistem as desigualdades entre mulheres e homens na relação conjugal.

 

 

Título do Projeto: MEMÓRIA, CINEMA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO CULTURAL
Docentes responsáveis: Profa. Dra. Milene de Cássia Silveira Gusmão 
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos de pesquisa que investigam ou objetivam investigar questões que dizem respeito às relações entre memória e processos de formação cultural. A perspectiva analítica respalda-se no pressuposto de que a memória, sempre mediada pelos processos permanentes de aprendizado que engendram práticas humanas, parametram as possibilidades expressivas, tanto no que diz respeito à estocagem de saberes veiculados pela linguagem quanto no que se refere aos mecanismos de transmissão entre as gerações e aos processos de significação que moldam regularidades sociais. Pretende-se, assim, mapear, a partir das relações entre produção e consumo no âmbito do cinema e do audiovisual, experiências, trajetórias e práticas sociais.

 

Título do projeto: MEMÓRIA, CULTURA E EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
Docente responsável: Prof. Dr. Edson Silva de Farias  
Descrição do projeto: Quando nos referimos ao problema da memória, um dos pontos que permanece candente e logo se descortina alvo de polêmicas são os critérios para indicar e aferir a apresentação adequada dos domínios mnemônicos. Este projeto temático abarca subprojetos de pesquisa que investigam ou objetivam investigar e discutir, na perspectiva de diferentes competências disciplinares, questões relacionadas à memória como objeto multifocal, cultura e experiências contemporâneas, em diferentes formas de expressão, que incluem corpora constituídos de diferentes materialidades imagéticas veiculadas nos mais variados suportes midiáticos.

 

Título do projeto: MEMÓRIA, CIDADE E CULTURA
Docente responsável: Prof. Dr. Felipe Eduardo Ferreira Marta 
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos que objetivam investigar questões relacionadas à memória referente ao processo de desenvolvimento e modernização das cidades brasileiras. Fontes orais, impressas e visuais que, ao ser estudadas em seu conjunto, permitem perceber a emergência de sujeitos históricos e memórias, muitas vezes conflitantes, a respeito do processo de desenvolvimento das cidades. As condições de possibilidade que permitiram o surgimento novas sociabilidades próprias do viver urbano em finais do século XIX e durante o século XX.

 

Título do projeto: MEMÓRIA E CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS GOSTOS: RELAÇÕES ENTRE CULTURA, MERCADO E CONSUMO
Docente responsável: Profa. Dra. Maria Salete de Souza Nery 
Descrição do projeto: Este projeto temático tem por objetivo investigar o processo social de formação dos gostos e produção/consumo de bens no contexto do capitalismo a partir das dinâmicas e cruzamentos entre modos de vida e relações de poder em perspectiva sócio-histórica. Os subprojetos de pesquisa vinculados ou que pretendem se vincular a este projeto temático devem/buscam responder a questões voltadas para os complexos mecanismos de trocas e relações, em suas assimetrias e redes extensas, por vezes internacionais, que redundaram na conformação de gostos singulares, que, naturalizados, tendem a ser esquecidos enquanto coisa social e foram reelaborados na forma de objetos de consumo de diferentes natureza.

 

Memória, Discursos e Narrativas

 

Título do projeto: MEMÓRIA, DISCURSO E RELIGIÃO NA RELAÇÃO COM OS CAMPOS POLÍTICO, CIENTÍFICO E MIDIÁTICO
Docente responsável: Profa. Dra. Edvania Gomes da Silva 
Descrição do projeto: O objetivo deste projeto temático é analisar o vínculo entre memória e discurso religioso na relação com discursos que atravessam e constituem os campos político, científico e midiático. Trata-se de verificar em que medida o discurso religioso encontra-se presente em materialidades discursivas relacionadas a um desses campos. Nesse sentido, interessa-nos, neste projeto, subprojetos de pesquisa que busquem responder a questões relacionadas a três diferentes eixos temáticos, quais sejam: i) Memória e discurso religioso nas relações de sentido que atravessam o campo político; ii) Memória e discurso religioso nas relações de sentido que atravessam o campo científico; iii) Memória e discurso religioso em textos materializados na mídia (em veículos institucionalizados e também na chamada mídia alternativa).

 

Título do projeto: MEMÓRIA, RECONHECIMENTO E JUSTIÇA
Docente responsável: Prof. Dr. Elton Moreira Quadros
O projeto temático pretende investigar a relação entre memória, reconhecimento e justiça e analisar questões fundamentais como: ética, alteridade, reconhecimento, identidade, patrimônio cultural (material ou imaterial), memória e justiça. Nesse sentido, partimos de três eixos básicos e que podem estar inter-relacionados: 1) conceber a memória como um campo do conhecimento que pode ser investigado tanto do ponto de vista das teorias de memória, suas complexidades e concepções filosóficas ou sociais, quanto no diálogo interdisciplinar com outras áreas do saber e das artes (literatura, cinema, música, artes plásticas); 2) investigar a memória no que diz respeito a sua efetividade em relação ao reconhecimento de si e ao reconhecimento mútuo em suas instâncias sociais, identitárias e culturais; e 3) refletir sobre a justiça e os aspectos que implicam fundamentalmente a memória ou o esquecimento, tais como dever de memória e dever de justiça, os usos e abusos da memória, o esquecimento e suas implicações como fator de justiça ou injustiça, entre outros. Esse projeto temático parte do pensamento contemporâneo e de seu diálogo interdisciplinar para refletir sobre a diversidade de objetos que vêm do passado, mas que estão encadeados ao presente.

 

Título do projeto: MEMÓRIA, EFEITOS DE VERDADE E EFEITOS DE JUSTIÇA EM CRIMES DE CORRUPÇÃO E EM CRIMES SEXUAIS
Docente responsável: Profa. Dra. Maria da Conceição Fonseca-Silva 
Descrição do projeto: O projeto temático tem como objetivo geral responder a questões relacionadas a um dos seguintes eixos temáticos: 1) Memória e efeitos de sentido da assunção político-jurídica de sujeitos políticos (mulheres e homens) nas esferas de poder (legislativo, executivo ou judiciário); 2)Efeitos de memória, efeitos de verdade e efeitos de justiça, em casos de ilícitos jurídicos, tais como corrupção, crime contra a administração pública, improbidade administrativa, crimes de responsabilidade e processo de impeachment no cenário político brasileiro; 3) Memória e efeitos de justiça em casos de crimes sexuais, nas suas diversas tipificações.Em síntese, o projeto temático abarca, pois, subprojetos de pesquisa que, por meio de diferentes materialidades significantes ou narrativas (a exemplo de leis, projetos de lei, processos judiciais ou dispositivos midiáticos, entre outros), buscam responder a questões relacionadas a um destes eixos temáticos apresentados.

 

Título do projeto: MEMÓRIA, PENSAMENTO E PSICANÁLISE
Docente responsável: Prof. Dr. Auterives Maciel Junior (docente responsável) e Profa. Maria da Conceição Fonseca-Silva (colaboradora) 
Descrição do projeto: Como objetivo geral de pesquisa, este projeto temático busca problematizar a singularidade da memória e do pensamento psicanalítico – diferenciando-o tanto do pensamento filosófico, quanto do pensamento cientifico -, a partir da construção freudiana, das contribuições de Donald Winnicott, Sandor Ferenczi, Melanie Klein e Jacques Lacan. Neste sentido, o projeto temático abarca subprojetos de pesquisa que tentam responder a questões relacionadas a um dos três eixos temáticos: 1) Memória, fundamentos da metapsicologia Freudiana e a diferença existente entre Psicanálise, Filosofia e Ciência; 2) Memória, clínica psicanalítica e estruturas clinicas; 3) Memória, diferentes concepções da clínica psicanalítica na história da psicanálise e a problemática do sujeito contemporâneo.

 

Título do projeto: MEMÓRIA, FEMINISMO E GÊNERO
Docente responsável: Profa. Dra. Rita Maria Radl 
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos de pesquisa que buscam, numa perspectiva científica multidisciplinar, responder a questões, no contexto nacional ou no contexto internacional, ou ambos, relacionadas à memória, relações e papéis de gênero e das mulheres, com vistas a ajudar a construção e difusão de conhecimento sobre a temática, em diferentes campos: educação, psicologia, ciências sociais, história, linguística, filosofia, biologia, medicina e direito, entre outros).

 

Título do projeto: MEMÓRIA, ENVELHECIMENTO E DEPENDÊNCIA FUNCIONAL
Docente responsável: Profa. Dra. Luciana Araújo dos Reis
Descrição do projeto: O projeto temático tem como objetivo geral analisar a memória de idosos longevos sobre a dependência funcional. E como objetivos específicos, responder a questões relacionadas a quatro eixos temáticos: 1) memória coletiva representada por idosos longevos com dependência funcional; 2) sentidos da memória mediante os desafios e superações vivenciados pelos idosos longevos com dependência funcional; 3) ocorrência de mudanças em seu viver, permitindo um novo sentido para a sua vida; 4) repercussões físicas, emocionais, psicológicas, econômicas e sociais para os idosos longevos em contexto familiar. Em síntese, o projeto temático abarca, pois, subprojetos de pesquisa que, por meio de narrativas, buscam responder a questões relacionadas a um desses eixos temáticos apresentados.

 

Título do projeto: MEMÓRIA, POLÍTICAS E REPRESENTAÇÕES SOBRE ÁLCOOL E DROGAS
Docente responsável: Profa. Dra. Luci Mara Bertoni (docente responsável) e Profa. Dra. Ângela Viana Machado Fernandes (colaboradora) 
Descrição do projeto: Este projeto temático tem como objetivo investigar as memórias e representações sociais relacionadas aos problemas advindos do uso de drogas lícitas e ilícitas. Os estudos de gênero e de políticas públicas, também, colaboram na perspectiva de compreender esta problemática e constituir o referencial teórico para o desenvolvimento das pesquisas dos subprojetos que a ele se vincularem.

 

Título do projeto: ESTADO, MEMÓRIA E CONFLITOS SOCIAIS NO BRASIL 
Docente responsável: Prof. Dr. José Alves Dias 
Descrição do Projeto: O projeto temático visa analisar ação do Estado na constituição e reprodução das memórias sobre a realidade sociopolítica brasileira no período republicano. Propõe-se, também, a investigar a articulação orgânica entre o Estado e a sociedade e os mecanismos estatais de repressão e silenciamentos dos grupos sociais antagônicos, de modo particular em processos autoritários.

 

Título do projeto: MEMÓRIA, HISTÓRIA E ESQUECIMENTO NA LITERATURA E NO CAMPO HISTORIOGRÁFICO
Docente responsável: Prof. Dr. Marcello Moreira
Descrição do projeto: Este projeto temático abarca subprojetos que visam ao estudo das relações entre memória e literatura por meio da análise de gêneros como diários literários e memórias, com ênfase nos usos históricos diferenciados de diários e memórias entre os séculos XVI e XX no Ocidente. O projeto temático objetiva responder a questões sobre as relações cambiantes entre a história e a memória, problematizando essa relação, que articula o trinômio história, memória e esquecimento.

 

Título do projeto: MEMÓRIA, FILOSOFIA E PENSAMENTO SOCIAL
Docente responsável: Prof. Dr. Pedro Dolabela Chagas (docente responsável)
Descrição do projeto: O projeto temático tem como objetivo geral responder a questões relacionadas a um dos quatro eixos temáticos, a seguir: 1) o tema da memória na filosofia moderna; 2) a contribuição da filosofia moderna para a compreensão de conteúdos de memória presentes em fatos, processos ou produções de diferentes tipos; 3) o pensamento social (na história e nas ciências sociais) como instância de produção de memória sobre lugares e culturas; 4) a contribuição do pensamento social para a compreensão de conteúdos de memória presentes em fatos, processos ou produções de diferentes tipos. Em suma, o projeto abarca subprojetos que têm a filosofia moderna e/ou o pensamento social como objeto de estudo, ou que os tomam como suporte instrumental para investigar a presença do tema da memória em objetos de estudo específicos.

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