Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Jequié, 25 de agosto de 2019

UESB Governo do Estado da Bahia

Currículo do Curso

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

* Relações Étnicas e Contemporaneidade

Ementa:  Etnicidade. A constituição e institucionalização dos estudos étnicos na contemporaneidade. A discussão das identidades sociais e o descentramento dos sujeitos. O diálogo Sul-Sul na discussão das relações étnicas, tomando como foco os conceitos de ‘identidade’, ‘identificação’, ‘fronteira’, ‘racismo’ e ‘anti-racismo’. 

 

* Metodologia da Pesquisa

Ementa: As formas de conhecimento (senso comum, mito, filosofia e ciência moderna). Contribuições das práxis marxista e weberiana para a pesquisa em Ciências Humanas. Abordagens metodológicas na pesquisa em Ciências Humanas. Características dos métodos qualitativos e quantitativos. Estratégias metodológicas, técnicas e instrumentos de pesquisa.

 

* Seminário de Pesquisa I

Ementa: Atividade coletiva entre alunos e docentes visando à discussão dos projetos de pesquisa dos mestrandos.

 

* Seminário de Pesquisa II

Ementa: Discussão, reelaboração e apresentação do projeto de pesquisa.

 

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DA LINHA DE PESQUISA 1

* Relações Étnicas, Memória e Educação

Ementa: Os principais estudos sobre as relações étnicas no Brasil . O  debate contemporâneo sobre as relações etnicorrraciais. O debate sobre os processos de construção de identidades e sua articulação com a problemática do racismo e do anti-racismo. As práticas pedagógicas e o trabalho com as relações étnicas na escola.

 

* Pesquisa Orientada I

Ementa: Acompanhamento dos mestrandos na sistematização e escrita do projeto de pesquisa.

 

* Pesquisa Orientada II

Ementa: Acompanhamento dos mestrandos na sistematização teórico-metodológica dos projetos de pesquisa.

 

* Pesquisa Orientada III

Ementa: A pesquisa de campo. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa.

 

* Pesquisa Orientada IV

Ementa: Análise dos dados da investigação. Redação da dissertação do mestrado.

 

* Estágio de Docência

Ementa: Acompanhamento de docente do Programa em disciplina da Graduação para aprendizado dos elementos que organizam a docência no ensino superior.

 

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DA LINHA DE PESQUISA 2

* Etnias, Gênero e Sexualidades

Ementa: Etnias e gênero como categorias analíticas e políticas em Ciências Humanas e Sociais.  O gênero na perspectiva feminista. O gênero nos estudos Pós-estruturalistas. Críticas, aceitação e uso da categoria gênero em pesquisas contemporâneas. As discussões contemporâneas sobre sexualidades.

 

* Pesquisa Orientada I

Ementa: Acompanhamento dos mestrandos na sistematização e escrita do projeto de pesquisa.

 

* Pesquisa Orientada II

Ementa: Acompanhamento dos mestrandos na sistematização teórico-metodológica dos projetos de pesquisa.

 

* Pesquisa Orientada III

Ementa: A pesquisa de campo. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa.

 

* Pesquisa Orientada IV

Ementa: Análise dos dados da investigação. Redação da dissertação do mestrado.

 

* Estágio de Docência

Ementa: Acompanhamento de docente do Programa em disciplina da Graduação para aprendizado dos elementos que organizam a docência no ensino superior.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

* Escolarização e desigualdades de raça e gênero

Ementa: Gênero/etnia e escolarização. Alfabetização e sua articulação com gênero/etnia. Taxas de escolarização; sucesso/fracasso escolar e sua relação com gênero/etnia. Avaliação, gênero e raça. A construção de masculinidades e feminilidades na escola e sua relação com o desempenho escolar.

 

* Pensamento racial brasileiro

Ementa: Investiga conceitos como determinismo biológico, darwinismo social, eugenia e culturalismo e sua influencia na formulação das teorias raciais produzidas no Brasil da segunda metade do século XIX  até 1940.

 

* Antropologia das populações afro-brasileiras

Ementa: Estuda a diversidade humana de culturas das populações afro-brasileiras. Grupos étnicos africanos, seus saberes e identidade. O conceito de cultura e sua contribuição para o estudo das relações étnicas.

 

* Linguagens visuais e etnicidade da população afro-brasileira

Ementa: Diferenças entre linguagens, imaginário, símbolos e simbolismos. Relações étnicas com ênfase em culturas negras. Diferenciação entre imagens visuais e simbólicas.

 

* Gênero e suas relações com geração, etnia e classe

Ementa: Estudos das relações de gênero e sexualidades em suas interfaces com classe, etnia e geração. Estudos de gênero frente às questões de trabalho, tecnologia e consumo.

 

* Gênero, saúde e sexualidades

Ementa: Saúde reprodutiva e as interfaces com geração, gênero e etnia. Homossexualidades, heterossexualidades, conjugalidades, feminilidades, masculinidades, paternidades e maternidades.

 

* Cultura, mídia e gênero

Ementa: A relação dialógica entre cultura, mídia e gênero. Representações de etnia e gênero em materiais simbólicos (filmes, jornais, revistas, outdoors, novelas, músicas, romances, livros). A temática de gênero na mídia e na cultura contemporânea. Mídias e tecnologias de gênero. Discursividades e identidades de gênero e etnia.

 

* Família, gênero e gerações

Ementa: Questões teóricas e metodológicas dos estudos sobre família e relações de gênero. As relações entre gerações. Gênero e família na sociedade contemporânea: conjugalidades, parentalidades e filiações emergentes.

 

* Tópicos especiais I

Ementa: Estudos de temáticas específicas de interesse das pesquisas desenvolvidas na linha de pesquisa Relações Étnicas, Memória e Educação.

 

* Tópicos especiais II

Ementa: Estudos de temáticas específicas de interesse das pesquisas desenvolvidas na linha de pesquisa Gênero, família e diversidade sexual.

 

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

* Atividades acadêmicas programadas I

Ementa: Participação em eventos de reconhecido mérito acadêmico; organização de eventos acadêmicos no Curso; apresentação de trabalhos em eventos de reconhecido mérito acadêmico; publicação em periódicos sobre a pesquisa que subsidia a dissertação.

 

 

BUSCA

Parceiros

banner_paep
ppg
periodicos
cnpq
capes
fapesb

Contato Rápido

Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade- PPGREC

www.uesb.br
E-mail: ppgrec@uesb.edu.br
Telefone: (73) 3526 2669

 

Endereço: Rua João Rosa, s/n, Pau Ferro, Jequié

Referência: Antigo Colégio Dom Climério de Andrade