Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Jequié, 25 de agosto de 2019

UESB Governo do Estado da Bahia

Grupos de Pesquisa

Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades

Resumo: Este grupo de pesquisa tem o propósito de reunir pesquisadorxs tanto docentes quanto discentes para dialogar, discutir e investigar questões envolvendo as temáticas gênero e sexualidades na interseccionalidade com outros marcadores sociais como etnia, classe, raça, geração e entre outros. Dentre as linhas de pesquisa do grupo destacam-se: diversidade de gênero e sexual no espaço escolar; diversidade de gênero e sexual e as relações étnicas e raciais; ensino de ciências e biologia na interface com gênero e sexualidade e formação docente e as questões de gênero e sexualidade.

Coordenador(a): Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza

Horário das reuniões do grupo de pesquisa: O grupo se reúne quinzenalmente às sextas-feiras das 14h às 18h.

Grupo de Estudos MUTUM

Resumo: O presente projeto de estudo ancora pesquisas no campo da saúde coletiva, a partir de metodologias qualitativas, de revisão bibliográficas, estudos empíricos e teóricos para aporte teórico de pesquisas que estudem a questão da diferença, interseccionalidades, perspectivas pós-coloniais, decoloniais para pensar epistemologias do sul-sul e oportunidades de vida desiguais em saúde.

Coordenador(a): Profa. Dra. Raquel Souzas

Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Ajuste de horários com os participantes a cada semestre.

Grupo de Estudos Currículo, gênero e relações étnico-raciais

Resumo: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Genero e Relações etnicorraciais tem por objetivo oferecer subsídios teórico-metodológicos à pesquisa, através da articulação das três temáticas do grupo para alunos de graduação e pós-graduação e professores de instituições de ensino superior e da educação básica que queiram enveredar por esta área de pesquisa. Congrega pesquisadores numa perspectiva interdisciplinar. Tem como metas de trabalho: Formar pesquisadores que tenham como foco de estudos as discussões curriculares ; Mapear e dar visibilidade à produção no campo da pesquisa e do ensino de currículo, especialmente no Estado da Bahia; Realizar estudos sobre as relações de gênero e etnicorraciais e suas repercussões/ representações no espaço cotidiano das escolas de educação básica ;Realizar pesquisas sobre as diversidades em escolas do campo e de comunidades quilombolas; Promover o diálogo e a troca de experiências entre grupos de pesquisas que se dediquem a temáticas afins, dentro e fora do Estado da Bahia.

Coordenador(a): Prof. Dr. Benedito Gonçalves Eugênio 

Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Sábado, 9h – UESB, Campus de Vitória da Conquista.

Grupo de Estudo em Religião, Cultura e Sociedade

Resumo: Visa estudar os fenômenos religiosos presentes na Região Sudoeste da Bahia, particularmente as religiões cristãs: Protestantismo (tradicional, pentecostal, neopentecostal), Catolicismo e Espiritismo (kardecistas e não-kardecistas). Religiões Afro-brasileiras: Candomblés e Umbandas). Volta-se, principalmente, para suas formas de pertencimento e suas demarcações no tempo e no espaço. Protestantes e Afro-brasileiras em suas especificidades éticas, teológicas e étnicas, bem como as suas origens, crenças, ritos, cultos, ocupação do espaço e os segmentos sociais a elas vinculados.

Coordenador(a): Prof. Dr. Itamar Pereira de Aguiar

Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Quinzenalmente: Segundas e Sextas-Feiras.

Grupo de Estudo em Temática indígena na escola e universidade.

Resumo: Este grupo visa produzir reflexões sobre as relações entre os diversos níveis educacionais e a temática indígena, sobre como as escolas e universidades fabricam em suas atividades uma representação sobre as sociedades indígena, o que significa ser índio no Brasil e como ocorre a inclusão do indígena nas universidades. É um grupo provocado pela promulgação da Lei 11645/08, que institui o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na rede de ensino. O objetivo é produzir pesquisas nas escolas e na universidade com a colaboração de pesquisadores em formação no que se refere a temática.
Coordenador(a): Prof. Dr. Danilo César Souza Pinto
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Quartas-feiras às 17h no CIPAM (UESB, Campus de Jequié).

BUSCA

Parceiros

banner_paep
ppg
periodicos
cnpq
capes
fapesb

Contato Rápido

Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade- PPGREC

www.uesb.br
E-mail: ppgrec@uesb.edu.br
Telefone: (73) 3526 2669

 

Endereço: Rua João Rosa, s/n, Pau Ferro, Jequié

Referência: Antigo Colégio Dom Climério de Andrade