Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Jequié, 08 de agosto de 2022

UESB Governo do Estado da Bahia

Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisas em Etnociências e Autossustentabilidades de Povos Tradicionais
Resumo: O grupo é formado com Pesquisadores(as) de formação em diferentes áreas do conhecimento, buscando realizar pesquisa e atividades em caráter interdisciplinar. O foco principal será discutir e analisar os processos de autossustentabilidade dos Povos Tradicionais e como são realizados os processos de Etnociências nessas Comunidades.
Coordenador(a): Prof. Dr. Natalino Perovano Filho
E-mail: npfilho@uesb.edu.br
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Ajuste de horários com os participantes.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades

Resumo: Este grupo de pesquisa tem o propósito de reunir pesquisadorxs tanto docentes quanto discentes para dialogar, discutir e investigar questões envolvendo as temáticas gênero e sexualidades na interseccionalidade com outros marcadores sociais como etnia, classe, raça, geração e entre outros. Dentre as linhas de pesquisa do grupo destacam-se: diversidade de gênero e sexual no espaço escolar; diversidade de gênero e sexual e as relações étnicas e raciais; ensino de ciências e biologia na interface com gênero e sexualidade e formação docente e as questões de gênero e sexualidade.

Coordenador(a): Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza
E-mail: marcos.lopes@uesb.edu.br
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: O grupo se reúne quinzenalmente às sextas-feiras das 14h às 18h.

Grupo de Estudos Currículo, gênero e relações étnico-raciais

Resumo: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Genero e Relações etnicorraciais tem por objetivo oferecer subsídios teórico-metodológicos à pesquisa, através da articulação das três temáticas do grupo para alunos de graduação e pós-graduação e professores de instituições de ensino superior e da educação básica que queiram enveredar por esta área de pesquisa. Congrega pesquisadores numa perspectiva interdisciplinar. Tem como metas de trabalho: Formar pesquisadores que tenham como foco de estudos as discussões curriculares ; Mapear e dar visibilidade à produção no campo da pesquisa e do ensino de currículo, especialmente no Estado da Bahia; Realizar estudos sobre as relações de gênero e etnicorraciais e suas repercussões/ representações no espaço cotidiano das escolas de educação básica ;Realizar pesquisas sobre as diversidades em escolas do campo e de comunidades quilombolas; Promover o diálogo e a troca de experiências entre grupos de pesquisas que se dediquem a temáticas afins, dentro e fora do Estado da Bahia.

Coordenador(a): Prof. Dr. Benedito Gonçalves Eugênio 
E-mail: benedito.eugenio@uesb.edu.br
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Sábado, 9h – UESB, Campus de Vitória da Conquista.

Grupo de Estudo em Religião, Cultura e Sociedade

Resumo: Visa estudar os fenômenos religiosos presentes na Região Sudoeste da Bahia, particularmente as religiões cristãs: Protestantismo (tradicional, pentecostal, neopentecostal), Catolicismo e Espiritismo (kardecistas e não-kardecistas). Religiões Afro-brasileiras: Candomblés e Umbandas). Volta-se, principalmente, para suas formas de pertencimento e suas demarcações no tempo e no espaço. Protestantes e Afro-brasileiras em suas especificidades éticas, teológicas e étnicas, bem como as suas origens, crenças, ritos, cultos, ocupação do espaço e os segmentos sociais a elas vinculados.

Coordenador(a): Prof. Dr. Itamar Pereira de Aguiar
E-mail: itamar.pereira@uesb.edu.br
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Quinzenalmente: Segundas e Sextas-Feiras.

Grupo de Estudo em Temática indígena na escola e universidade.

Resumo: Este grupo visa produzir reflexões sobre as relações entre os diversos níveis educacionais e a temática indígena, sobre como as escolas e universidades fabricam em suas atividades uma representação sobre as sociedades indígena, o que significa ser índio no Brasil e como ocorre a inclusão do indígena nas universidades. É um grupo provocado pela promulgação da Lei 11645/08, que institui o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na rede de ensino. O objetivo é produzir pesquisas nas escolas e na universidade com a colaboração de pesquisadores em formação no que se refere a temática.
Coordenador(a): Prof. Dr. Danilo César Souza Pinto
E-mail: danilosouzap@uesb.edu.br
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Quartas-feiras às 17h no CIPAM (UESB, Campus de Jequié).

Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade

LINHA: Família em seu ciclo vital

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar o processo de viver humano da família ao longo de ciclo vital, compreender as inter-relações do viver quotidiano familiar ante ao processo saúde-doença em condição de cronicidade; aplicar instrumentos de avaliação familiar contributivos para a compreensão da dinâmica de relações da família; avaliar as práticas dos profissionais de saúde nos programas implementados pelo Ministério da Saúde, desenvolver e testar experiências de tecnologia do cuidar à família em seu domicílio; desenvolver propostas assistenciais, gerenciais e educativas junto à família/serviço de saúde/comunidade; produzir conhecimento sobre o agir/cuidar à família como unidade sistêmica; contribuir para a melhoria da qualidade de cuidados à família em seus subsistemas individual, coletivo/social em suas redes de relações; desenvolver estratégias de cuidado à família com vista à complexidade, contextualidade, interdisciplinaridade como pressuposto epistemológico para a ação em saúde.

LINHA: Interdisciplinar saberes ao processo de cuidar humano

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo a abertura novo-paradigmática do ser-saber-fazer o cuidado ao processo de viver humano saudável na superação da fragmentação do conhecimento à integração de saberes, buscando estabelecer itinerários interdisciplinares as transformações do mundo moderno.

Coordenador(a): Profa. Dra. Luzia Wilma Santana da Silva
E-mailluzia.santana@uesb.edu.br
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Ajuste de horários com os participantes.

 

BUSCA

Parceiros

Contato Rápido

Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC)

www.uesb.br / www2.uesb.br/odeere
E-mail: ppgrec@uesb.edu.br
Telefone: (73) 3525-5546 / (73) 3526-2669

 

Endereço: Rua João Rosa, s/n, Pau Ferro, Jequié/BA

Referência: Antigo Colégio Dom Climério de Andrade