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Campus de Jequié, 20 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

Grupos de Pesquisa

Grupo de Estudo e Pesquisa: “Legados Africanos, Relações Étnico-Raciais Contemporâneas e Legislação Educacional” (GEPER)
Endereço para acessar este grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6417890009371533

Resumo: O grupo agrega graduandos(as), bolsistas de Iniciação Científica, Mestrandos(as), professores da Educação Básica e do Ensino Superior com o intuito de realizar leituras, discussões e produção de texto na temática da educação para as relações étnico-raciais, tanto para a submissão em eventos como em periódicos. O grupo possui três linhas de pesquisa:

Linha de Pesquisa 1: Educação, Currículos, Diáspora e Reconhecimento

Objetivos: Analisar os impactos da Lei 10.639/2003, que alterou o artigo 26-A e 79-B da LDB/1996, em algumas escolas da rede pública de ensino (municipal e/ou estadual) e nas licenciaturas das universidades públicas, sejam elas federais ou estaduais.
– Desenvolver pesquisas que problematizem as lutas sociais por reconhecimento e direitos.

Linha de Pesquisa 2: Educação do Campo e suas Aporias

Objetivo: contemplar discussões sobre a diversidade socioterritorial e sociocultural dos povos campesinos, assim como o estudo da legislação pertinente ao tema que, aliada à luta dos movimentos sociais campesinos  pela terra e pela ampliação das políticas públicas (de garantia de direitos) , colocam a Educação do Campo e os seus paradoxos como um campo de produção de conhecimento fundamental para se pensar uma sociedade atual.

Linha de Pesquisa 3: Questões Étnico-raciais, Gênero, Sexualidades, Biopoder e processos de invenção de subjetividades

Objetivo: Investigar processos de invenção/inscrição de sujeitos por meio de legislações (educacionais ou não), literatura menor, práticas pedagógicas ou outras formas simbólicas semelhantes que surjam como meio de se contrapor ao Biopoder instituído a partir da modernidade, sobretudo a partir da década de 1930, no Brasil.

Coordenador: Prof. Dr. Silvano da Conceição

E-mail: sconceicao@uesc.br

Horário das reuniões do GEPER : Quinzenalmente as quartas-feiras, as 14h, pelo google meet.

Grupo de Pesquisas em Etnociências e Autossustentabilidades de Povos Tradicionais
Resumo: O grupo é formado com Pesquisadores(as) de formação em diferentes áreas do conhecimento, buscando realizar pesquisa e atividades em caráter interdisciplinar. O foco principal será discutir e analisar os processos de autossustentabilidade dos Povos Tradicionais e como são realizados os processos de Etnociências nessas Comunidades.
Coordenador(a): Prof. Dr. Natalino Perovano Filho
E-mail: npfilho@uesb.edu.br
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Ajuste de horários com os participantes.
Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades

Resumo: Este grupo de pesquisa tem o propósito de reunir pesquisadorxs tanto docentes quanto discentes para dialogar, discutir e investigar questões envolvendo as temáticas gênero e sexualidades na interseccionalidade com outros marcadores sociais como etnia, classe, raça, geração e entre outros. Dentre as linhas de pesquisa do grupo destacam-se: diversidade de gênero e sexual no espaço escolar; diversidade de gênero e sexual e as relações étnicas e raciais; ensino de ciências e biologia na interface com gênero e sexualidade e formação docente e as questões de gênero e sexualidade.

Coordenador(a): Prof. Dr. Marcos Lopes de Souza
E-mail: marcos.lopes@uesb.edu.br
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: O grupo se reúne quinzenalmente às sextas-feiras das 14h às 18h.

Grupo de Estudos Currículo, gênero e relações étnico-raciais

Resumo: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Genero e Relações etnicorraciais tem por objetivo oferecer subsídios teórico-metodológicos à pesquisa, através da articulação das três temáticas do grupo para alunos de graduação e pós-graduação e professores de instituições de ensino superior e da educação básica que queiram enveredar por esta área de pesquisa. Congrega pesquisadores numa perspectiva interdisciplinar. Tem como metas de trabalho: Formar pesquisadores que tenham como foco de estudos as discussões curriculares ; Mapear e dar visibilidade à produção no campo da pesquisa e do ensino de currículo, especialmente no Estado da Bahia; Realizar estudos sobre as relações de gênero e etnicorraciais e suas repercussões/ representações no espaço cotidiano das escolas de educação básica ;Realizar pesquisas sobre as diversidades em escolas do campo e de comunidades quilombolas; Promover o diálogo e a troca de experiências entre grupos de pesquisas que se dediquem a temáticas afins, dentro e fora do Estado da Bahia.

Coordenador(a): Prof. Dr. Benedito Gonçalves Eugênio 
E-mail: benedito.eugenio@uesb.edu.br
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Sábado, 9h – UESB, Campus de Vitória da Conquista.

Grupo de Estudo em Religião, Cultura e Sociedade

Resumo: Visa estudar os fenômenos religiosos presentes na Região Sudoeste da Bahia, particularmente as religiões cristãs: Protestantismo (tradicional, pentecostal, neopentecostal), Catolicismo e Espiritismo (kardecistas e não-kardecistas). Religiões Afro-brasileiras: Candomblés e Umbandas). Volta-se, principalmente, para suas formas de pertencimento e suas demarcações no tempo e no espaço. Protestantes e Afro-brasileiras em suas especificidades éticas, teológicas e étnicas, bem como as suas origens, crenças, ritos, cultos, ocupação do espaço e os segmentos sociais a elas vinculados.

Coordenador(a): Prof. Dr. Itamar Pereira de Aguiar
E-mail: itamar.pereira@uesb.edu.br
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Quinzenalmente: Segundas e Sextas-Feiras.

Grupo de Estudo em Temática indígena na escola e universidade.

Resumo: Este grupo visa produzir reflexões sobre as relações entre os diversos níveis educacionais e a temática indígena, sobre como as escolas e universidades fabricam em suas atividades uma representação sobre as sociedades indígena, o que significa ser índio no Brasil e como ocorre a inclusão do indígena nas universidades. É um grupo provocado pela promulgação da Lei 11645/08, que institui o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na rede de ensino. O objetivo é produzir pesquisas nas escolas e na universidade com a colaboração de pesquisadores em formação no que se refere a temática.
Coordenador(a): Prof. Dr. Danilo César Souza Pinto
E-mail: danilosouzap@uesb.edu.br
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Quartas-feiras às 17h no CIPAM (UESB, Campus de Jequié).

Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade

LINHA: Família em seu ciclo vital

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar o processo de viver humano da família ao longo de ciclo vital, compreender as inter-relações do viver quotidiano familiar ante ao processo saúde-doença em condição de cronicidade; aplicar instrumentos de avaliação familiar contributivos para a compreensão da dinâmica de relações da família; avaliar as práticas dos profissionais de saúde nos programas implementados pelo Ministério da Saúde, desenvolver e testar experiências de tecnologia do cuidar à família em seu domicílio; desenvolver propostas assistenciais, gerenciais e educativas junto à família/serviço de saúde/comunidade; produzir conhecimento sobre o agir/cuidar à família como unidade sistêmica; contribuir para a melhoria da qualidade de cuidados à família em seus subsistemas individual, coletivo/social em suas redes de relações; desenvolver estratégias de cuidado à família com vista à complexidade, contextualidade, interdisciplinaridade como pressuposto epistemológico para a ação em saúde.

LINHA: Interdisciplinar saberes ao processo de cuidar humano

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo a abertura novo-paradigmática do ser-saber-fazer o cuidado ao processo de viver humano saudável na superação da fragmentação do conhecimento à integração de saberes, buscando estabelecer itinerários interdisciplinares as transformações do mundo moderno.

Coordenador(a): Profa. Dra. Luzia Wilma Santana da Silva
E-mailluzia.santana@uesb.edu.br
Horário das reuniões do grupo de pesquisa: Ajuste de horários com os participantes.

 

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