Banco de Dissertações

2024
JEQUIÉ-BAHIA: História e Memória na sequência didática para o ensino de História

Autor(es): Cataline Carvalho Mascarenhas
Orientador(es): Profa. Dra. Avanete Pereira Sousa

“O romance Torto arado na sala de aula: aprendizagem histórica e relações étnico-raciais”

Autor(es): Alex Conceição Costa
Orientador(es): Prof.a Dr.a Maria Cristina Dantas Pina

Pelas ruas de Conquista: Toponímia e Memória para o Ensino de História na Educação Básica

Autor(es): Gildete Andrade dos Santos Souza Novais
Orientador(es): Profa. Dra. Cleide de Lima Chaves

A PRESENÇA DOS CRISTÃOS-NOVOS NOS SERTÕES DA CAPITANIA DA BAHIA: FRAGMENTOS DE TRAJETÓRIAS E O ENSINO DE HISTÓRIA

Autor(es): Márcia Adriana Alves Dos Santos Barros
Orientador(es): Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo

Produto Educacional

Ensino de história e intersecções misoginia/racismo: vivências de estudantes negras no Colégio Estadual Elineuza da Silva Ferreira (Belo Campo – Ba)

Autor(es): Thaís Ferraz Alves
Orientador(es): Prof. Dr. Jorgeval Andrade Borges

Ensino de História e intersecções misoginia/racismo: vivências de estudantes negras no Colégio Estadual Elineuza da Silva Ferreira (Belo Campo/BA)

Autor(es): Thaís Ferraz Alves
Orientador(es): Prof. Dr. Jorgeval Andrade Borges

Memórias e Práticas do Ofício de Partejar em Itapetinga/Bahia entre 1930 – 1970: Possibilidades Pedagógicas para o Ensino de História a partir do Mural das Parteiras.

Autor(es): Leandra Couto Rocha
Orientador(es): Profa. Dra. Grayce Mayre Bonfim Souza.

Produto Educacional

2022
O Museu Cajaíba de Vitória da Conquista: “lugar de pedagogia” e cultura histórica

Autor(es): Janiclêide Moreno Gonçalves
Orientador(es): Maria Cristina Dantas Pina

O Baú de Maria Rogaciana na aula de História – Trajetória de uma mulher negra e representações da Festa do Treze de Maio em Vitória da Conquista/BA (1888-1956)

Autor(es): Giovana Alves Marques
Orientador(es): Profª. Drª. Maria Cristina Dantas Pina

Cirandas da Memória: Cantigas de roda e memória coletiva nas aulas de História do Ensino Fundamental II – Escola Municipal Iêda Alves de Oliveira

Autor(es): Vinicius Ferreira Gomes
Orientador(es): Profa. Dra. Avanete Pereira Sousa

Devoção e religião no sertão da ressaca: potencialidades para o ensino de história

Autor(es): Osmundo Macário de Santana Neto
Orientador(es): Profa. Drª Grayce Mayre Bonfim Souza

Temáticas de história local: Da produção acadêmica às salas de aula da educação básica em Vitória da Conquista (BA)

Autor(es): Maria Rita de Cássia Benjamin de Oliveira
Orientador(es): Prof. Dr. Jairo Carvalho do Nascimento

Entre o arcanjo e as matas: os caminhos de São Miguel das Matas como ferramenta para o ensino de História

Autor(es): Luciana Bispo da Rosa
Orientador(es): Profa. Dra. Cleide de Lima Chaves

A (in)visibilidade de negros e indígenas no memorial casa governador Régis Pacheco: Uma proposta decolonial para o ensino de História

Autor(es): Ângela Maria de Jesus Souza
Orientador(es): Profa. Dra. Cleide de Lima Chaves

A presença dos Kamakã-Mongoyó no Planalto da Conquista: uma abordagem decolonial para o ensino de história e cultura indígena

Autor(es): Adil Sousa Oliveira
Orientador(es): Profa. Drª Grayce Mayre Bonfim Souza

Rompendo silêncios: sujeitos negros e o currículo no ensino de história do município de Mirante – BAHIA

Autor(es): Rhanes Souza Alves Santos
Orientador(es): Dr. José Rubens Mascarenhas de Almeida

Letramento em história: proposta de aprendizagem com o livro Uma comunidade rural do Brasil antigo, de Lycurgo Santos Filho

Autor(es): Welma Avelina Rocha Reis
Orientador(es): Profa. Dra. Grayce Mayre Bonfim Souza

Fé, resistência e cativeiro: aspectos da vida escrava em Macaúbas-Ba através das suas fontes paroquiais – XIX

Autor(es): Luciana Deise Sant’Ana Magalhães Neves
Orientador(es): Profa. Dra. Avanete Pereira Sousa

Produto Educacional

Da Covid-19 à Peste Bubônica: Pandemias, Temporalidade e Ensino de História

Autor(es): Nórbia Ribeiro da Costa Boa Sorte
Orientador(es): Profa. Dra. Cleide de Lima Chaves

Produto Educacional

A temática indígena em livros didáticos de História do Ensino Fundamental II: um estudo reflexivo propositivo à luz do pensamento de Jorn Rusen

Autor(es): Augusto César de Araújo
Orientador(es): Profa. Dra. Avanete Pereira Sousa

Blog Escravidão, mestiçagens e ensino de História: Uma proposta de ferramenta complementar para a Educação Básica

Autor(es): Rogério Santos Sales
Orientador(es): Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo

A história difícil das ditaduras do Cone Sul das Américas: cultura política, negacionismo e Direitos Humanos em materiais didáticos de História

Autor(es): Thaíse Ludimilla Faria Morais
Orientador(es): Profa. Dra. Rita de Cássia Mendes Pereira

Produto Educacional

Futebol e política não só se discute como se estuda: o futebol como mediação pedagógica para o ensino de História

Autor(es): Iracema Silva Amorim
Orientador(es): Prof. Dr. Belarmino de Jesus Souza

Produto Educacional

Formação Continuada de Professores de História Versus Expectativas dos Docentes que Atuam no Ensino Médio

Autor(es): Fábio dos Santos Teixeira
Orientador(es): Profa. Dra. Maria Cristina Dantas Pina

O meme como fonte para a abordagem histórica em sala de aula sobre a Ditadura Empresarial-Militar no Brasil

Autor(es): Cilmara Lédo de Araújo
Orientador(es): Prof. Dr. Belarmino de Jesus Souza

2021
Mulheres nas Lutas de Resistência à Ditadura Empresarial-Militar na Bahia: dos Estudos Acadêmicos à Produção de Materiais Didáticos

Autor(es): Daniela Rodrigues da Silva
Orientador(es): Prof. Dr. Belarmino de Jesus Souza

Produto Educacional

Telefone:
(77) 3424-8732
Endereço:

Módulo IV
Estrada do Bem Querer, km 4
B. Universitário, CEP.: 45031 - 900
Campus Vitória da Conquista - BA

Copyright 2018
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
PROFHISTÓRIA - Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional


Todo o conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do(s) responsável(áveis) pelo Programa.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | Governo do Estado da Bahia