Dúvidas Frequentes: Programa UniverCidades

1) Quem pode participar do UniverCidades?

Todos os discentes devidamente matriculados nos cursos da graduação.

2) O discente da pós graduação pode fazer parte da equipe?

Não, o Edital contempla apenas projetos dos discentes de graduação da Universidade.

3) Como participar do UniverCidades?

Anualmente, é lançado um edital específico convocando os discentes a apresentarem seus projetos.

4) O que é necessário para se inscrever?

Cada projeto deve ser composto por no mínimo 03 e no máximo 05 discentes, que deverão preencher aos seguintes requisitos:
a) estar regularmente matriculado em curso de graduação da UESB, a partir do I ao penúltimo Semestre, sendo vedada a sua extensão a alunos com matrícula especial em qualquer modalidade;
b) ter disponibilidade de carga horária para participar das atividades;
c) ter disponibilidade para realizar viagens aos municípios.
Além disso, é necessário apresentar um projeto que seja exequível nas comunidades do Sudoeste baiano e cumprir as demais exigências do Edital.

5) E, como tenho conhecimento deste edital?

A publicação do edital pode ser consultada no site da UESB: www.uesb.br.

6) Como é feito o encaminhamento dos projetos que realizarão as atividades?

O caráter da realização dos projetos aprovados é esporádico, sempre dependendo do interesse dos parceiros da instituição e municípios. Assim, o agendamento das atividades é feita pelo município/associação/instituição parceira, que indica os projetos que atendem à demanda da comunidade.

7) O grupo pode buscar parceiros na apresentação de seu projeto?

Sim, havendo interessados, os alunos devem encaminhar o contato para que a Coordenação entre em contato com o parceiro.

8) Como é determinado o valor da bolsa?

As atividades dos projetos realizadas terão carga horária entre 05 horas e 20 horas. Assim, considerando o caráter esporádico dos projetos, ao fim de cada mês são somadas as horas trabalhadas e solicitado o pagamento do bolsista no valor de R$ 15,00 por hora trabalhada.

9) E quanto à Certificação das atividades, como procede?

Ao final do período de vigência do termo será emitido certificado com todas as horas trabalhadas.

10) O projeto já foi aprovado e os termos de compromisso assinados, pode substituir um componente do grupo?

A substituição é possível quando ocorrer desistência de algum componente da equipe. Desta forma, deverá ser protocolado na Gerência de Assistência e Assuntos Estudantis (GAE) ou em suas Subgerências dos campi, ofício do discente informando quanto ao desligamento. Na ausência do ofício do discente, a informação do desligamento deverá ser oficializada pela equipe atuante do projeto informando que o discente não participa do projeto.

11) O que é necessário para realizar a inclusão de um novo componente?

Havendo necessidade de incluir um novo membro (no caso dos projetos com 03 ou 04 componentes), os membros da equipe deverão informar, via ofício, se haverá necessidade de inclusão de novo(s) membro(s), devendo constar junto ao ofício todos os documentos do discente que for incluso – conforme previsto no Edital. O novo componente só poderá iniciar as atividades após formalização do Termo de Compromisso, que deverá estar devidamente assinado e publicado em DOE.

12) Caso o grupo seja formado por 3 membros apenas, e, um deles necessitar se afastar, o projeto em andamento é suspenso?

Se o projeto não poder ser executado com menos de 3 membros, e não ocorrer inclusão de um novo integrante, o mesmo será suspenso.