Minicurso introdução à edição de textos usando LaTeX

O minicurso “Introdução à edição de textos usando LaTeX” foi planejado para oferecer aos discentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) uma base sólida na utilização da ferramenta LaTeX, essencial para a produção de documentos científicos. Com uma carga horária total de 20 horas distribuídas em aulas semanais, o minicurso abordou desde conceitos iniciais até comandos mais específicos e produção de documentos no LaTeX.

A estrutura do minicurso incluiu aulas teóricas aliadas a uma abordagem prática, incentivando os participantes a desenvolverem autonomia na produção de diversos tipos de documentos científicos, como artigos, monografias, apresentações (beamer) e pôsteres. Além disso, foi construída e disponibilizada uma apostila, que inclui desde conceitos introdutórios até o uso de símbolos matemáticos, para consulta dos interessados, hospedada em nosso repositório GitHub.

Destacando-se pela ênfase na aplicação prática, o minicurso possibilitou que os participantes fossem desafiados a realizar exercícios no decorrer das aulas, culminando em uma apresentação final, na qual cada aluno mostrou um documento elaborado utilizando LaTeX, aplicando os conhecimentos adquiridos e compartilhando suas criações com os colegas.

Ementa

Introdução ao LaTeX: Tópicos básicos; Formatação de texto; Tópicos específicos de texto; Matemática e
Fórmulas; Figuras, tabelas e quadros; Bibliografias e Citações; Produção de Artigo, Monografia,
Apresentação (beamer) e Pôster.

Material do minicurso

ACERVO

DO PROGRAMA

Ícone de um foguete