Na última terça-feira, dia 13 de agosto de 2024, foi realizado o segundo dia de ação do Projeto Sorrir no Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e Outras Drogas (CAPS-AD) do município de Jequié.
A ação foi coordenada por Jadlla Andrade Almeida e Letícia da Costa Matos, e executada por três discentes extensionistas, sendo duas de Odontologia: Letícia da Costa Matos e Camila Santos Lemos, e um de Educação Física: Tassis Meira dos Santos, além do professor coordenador do projeto, Manoelito Ferreira Silva Junior.
A ação foi dividida em dois momentos e contou com a participação de 20 adultos assistidos no CAPS-AD. No primeiro momento, escolheu-se realizar uma conversa sobre o Câncer Bucal, onde foi distribuído um folder explicativo sobre o tema, e foi compartilhado informações sobre a epidemiologia, os fatores de risco, como identificar os sinais e sintomas e as medidas preventivas. Além disso, foi ensinado como realizar o autoexame. Durante toda a explicação e ao final, os participantes sempre participativos puderam tirar suas dúvidas sobre o câncer bucal, o autoexame e em relação a outras questões relacionadas a saúde bucal.
Foto: Arquivo do projeto.
Essas ações realizadas no CAPS-AD de Jequié tem sido muito enriquecedora na formação profissional, como pode ser visto pelo depoimento da acadêmica de Odontologia Letícia da Costa Matos: “Essa é a minha primeira ação desde que entrei no Projeto Sorrir, e tem sido uma experiência enriquecedora. O que mais me marcou foi o engajamento do público que demonstrou um grande interesse nas pautas que abordamos nos dois dias de ação. Essa receptividade e vontade de aprender me mostraram o quão importante é levar esse tipo de conhecimento para lugares onde ele nem sempre está facilmente disponível”. Essa troca de conhecimento tem sido válida para todos os envolvidos, como também descrito pela acadêmica Camila Santos Lemos: “Para mim, fazer parte dessa ação realizada no CAPS-AD tem sido surpreendente e muito gratificante, desde o primeiro dia. Levar informações para esse público não apenas ampliou o conhecimento deles sobre práticas de autocuidado e prevenção, mas também foi uma oportunidade de promover um impacto positivo na vida desses indivíduos e de aprender muito com o que eles tem a nos ensinar”.
Ao considerar um público de usuários de álcool e outras drogas, o projeto também trouxe um incentivo a mudança de hábito por meio da prática de atividade física. Por isso, nesse segundo momento foi debatido sobre os benefícios da atividade física na vida diária das pessoas, inclusive, como forma de superar o vício em drogas lícitas e/ou ilícitas. Ao final dessa conversa, houve um momento de alongamento com movimento simples que podem ser realizados no cotidiano.
O acadêmico de Educação Física, Tassis Meira dos Santos destaca suas impressões após a sua primeira participação em ação do Projeto, “Foi uma experiência única poder vivenciar e ter essa interação junto a eles que na verdade é uma troca de aprendizado. Todos participativos e isso me deixou feliz. Pude concluir que o projeto está atingindo o objetivo que é de criar pontes e acolher sempre pessoas que estão dispostas a serem ajudadas. Me senti muito abraçado pela instituição. Os funcionários sempre solicitos e dispostos a ajudar. Gratidão aos discentes do curso de Odontologia por darem ainda mais vida ao projeto Sorrir e pela permissão de eu poder fazer parte e colaborar com o que posso”.
Na próxima semana, o projeto Sorrir fará a terceira e última ação no CAPS-AP de Jequié desse primeiro momento de parceria.
Imagens: Manoelito Ferreira Silva Junior e Camila Santos Lemos
Redação: Manoelito Ferreira Silva Junior
Edição final: Manoelito Ferreira Silva Junior
Nam viverra nisl quis leo suscipit accumsan. Donec eleifend justo in eros hendrerit hendrerit. In aliquet metus ac orci dapibus varius. Etiam dignissim non purus eu convallis. Curabitur maximus leo ut sapien eleifend, sit amet porttitor odio rutrum. Nam sed risus vitae ante efficitur feugiat quis et justo.
Ver Todos