O projeto Sorrir celebra ter alcançado mais um dos seus objetivos, a divulgação científica por meio da publicação de artigos. Esse aspecto torna-se ainda mais relevante, pela primeira publicação ser um relato de experiência da primeira ação do projeto, realizada em maio de 2023.
Apesar do projeto ter iniciado sua primeira edição em fevereiro de 2023, após a sua aprovação e início, houve a busca de instituição parceiras no município de Jequié. Nesse momento inicial, uma indústria de biscoitos do município de Jequié buscou o projeto para uma parceria, onde havia a possibilidade de uma ação conjunta durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Considerando que os trabalhadores de indústria alimentícia apresentam um risco aumentado pelo acesso facilitado ao consumo de carboidrato e sacarose, houve realização de uma atividade com diversas metodologias, como “Mitos e Verdades“, demonstração de técnicas de escovação, roda de conversa, dentre outros.
Considerando a experiência exitosa realizada, que conseguiu atrair a atenção de um público-alvo com uma baixa adesão a práticas de educação em saúde, os integrantes do projeto decidiram relatar a experiência da ação em formato de artigo.
Após todas as fases editoriais , no último dia 12 de agosto de 2024, o artigo intitulado “Educação em saúde bucal para trabalhadores de indústria alimentícia de biscoitos: relato de experiência extensionista“ foi publicado na Revista Pensar Acadêmico.
O coordenador do projeto e orientador do artigo publicado, Prof. Dr. Manoelito Ferreira Silva Junior comemora a publicação “Poder permitir por meio da extensão universitário que o discente de Odontologia tenha um olhar mais próximo da realidade das pessoas, e ainda, idealizar métodos que possam reduzir os danos e/ou promover saúde é transformador. Ao considerar os objetivos iniciais do projeto Sorrir, e verificar que cada dia efetiva-se como um recurso educacional que possibilita dialogar com a comunidade, por meio do ato extensionista, ao mesmo tempo que dialoga com a ciência, por meio da escrita científica, me faz perceber que estamos no caminho certo. “. Ainda, expressa “ Que este primeiro relato de experiência possa significar não apenas um marco temporal do início do nosso projeto, mas uma motivação para nossa continuidade, ao mesmo tempo que pode reforçar um caminho para outras ações e/ou projetos extensionistas no Brasil e no mundo“.
Redação: Manoelito Ferreira Silva Junior
Edição final: Manoelito Ferreira Silva Junior
Nam viverra nisl quis leo suscipit accumsan. Donec eleifend justo in eros hendrerit hendrerit. In aliquet metus ac orci dapibus varius. Etiam dignissim non purus eu convallis. Curabitur maximus leo ut sapien eleifend, sit amet porttitor odio rutrum. Nam sed risus vitae ante efficitur feugiat quis et justo.
Ver Todos