Mais um ciclo do projeto Sorrir foi realizado na manhã dessa terça-feira (27), em Jequié-BA. A ação aconteceu no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS-AD) e teve como objetivo discutir sobre a autoestima, habilidades, hábitos saudáveis e qualidade de vida. Isso, para a Odontologia, traz muito enriquecimento, pois é imprescindível pensar em formas de atuação para além da boca. “Hoje encerramos o primeiro ciclo de atuação no CAPS-AD… Traz a alegria de dever cumprido, mas a sensação de que ainda podemos fazer muito por essas pessoas assistidas”, relatou o professor coordenador do projeto, Manoelito Ferreira Silva Junior.
Além do docente, participaram da ação Camila Santos Lemos, discente extensionista de Odontologia, Tassis Meira dos Santos, aluno de Educação Física, como coordenadores; e Evelly Victória Costa Fonseca Santos também discente extensionista de Odontologia.
O evento, que contou com a presença de 12 pessoas, foi organizado em quatro momentos:
1) Caixa de sugestões: para incluir informações do que acharam dos encontros anteriores e como melhorar a qualidade das ações futuras;
2) Desenho de elementos que relembrem sobre o passado e sobre como desejam ver/ser no futuro. Após, houve a discussão com a apresentação das gravuras e seus significados;
Desenhos dos assistidos pelo CAPS-AD.
Foto: Arquivo do projeto.
3) Um questionário autoavaliativo com discussão que tratava sobre hábitos de saúde e a qualidade de vida.
4) Ao final, foi dado uma tabela para mudanças de hábito pelo método do 21/90, onde foram convidados a mudar de hábito por 90 dias.
“Nós, do CAPS-AD, agradecemos ao núcleo de Odonto da Uesb e quero dizer que é sempre muito importante receber vocês, alunos, para agregar no conhecimento com a gente, e no tratamento com eles”, declarou Cristiane de Almeida Caracas, coordenadora do local.
Para além do auxílio aos cadastrados no CAPS-AD, atividades como esta agregam mais empatia e enriquecimento humano para ambas as partes, como informou a estudante Evelly Victoria C. F. Santos: “Ação no CAPS AD foi realmente muito interessante, fiquei muito encantada como os participantes foram ativos, como se empolgavam para responder cada pergunta, falando sobre suas angústias e alegrias. É sempre bom poder ouvir e compartilhar nossas vivências e saber que podemos contribuir com a história de alguém, além de ensinar e poder aprender também. Espero ansiosamente por um retorno para vermos a evolução deles e se estão colocando em prática tudo que nós ensinamos”.
Após o acolhimento positivo, ficou a certeza do retorno. “Só temos a agradecer todo compartilhamento e convívio com os assistidos, profissionais e gestores do CAPS-AD de Jequié. Com certeza estaremos de volta em breve”, concluiu o professor Manoelito F. S. Junior.
Imagens: Evelly Victória Costa Fonseca Santos e Manoelito Ferreira Silva Junior.
Redação: Tassis Meira dos Santos, Manoelito Ferreira Silva Junior e Jamille Ribeiro Silva Pereira.
Edição final: Jamille Ribeiro Silva Pereira.
Nam viverra nisl quis leo suscipit accumsan. Donec eleifend justo in eros hendrerit hendrerit. In aliquet metus ac orci dapibus varius. Etiam dignissim non purus eu convallis. Curabitur maximus leo ut sapien eleifend, sit amet porttitor odio rutrum. Nam sed risus vitae ante efficitur feugiat quis et justo.
Ver Todos