Entre os dias 04 a 07 de setembro de 2024, aconteceu em Campinas-SP a 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). A SBPqO é a maior reunião de pesquisa odontológica da América Latina, com quase 3 mil trabalhos acadêmicos apresentados. Na edição de 2024, houve ainda o evento paralelo da 10ª Reunião Anual da Região Latino Americana da International Association for Dental Research (IADR).
No dia 07 de setembro, na cerimônia de encerramento, dois trabalhos desenvolvidos por integrantes do projeto Sorrir recebeu menção honrosa, sendo um na categoria de Relato de Caso/Revisão (RCR) e outro na categoria Pesquisa Odontológica de Ação Coletiva (POAC).
O trabalho intitulado “Ocorrência e fatores associados às alterações e/ou lesões orais em populações indígenas brasileiras: revisão de escopo” , apresentou dados do trabalho de conclusão de curso defendido pelo estudante indígena Kaique Germano, sob a orientação do professor Manoelito Junior. A investigação de Kaique também contou com a parceria do professor Fabio Ornellas Prado (Uesb) e dos discentes Bruna Mayara da Veiga e Felipe Bittarello, ambos do Programa de Pós-Graduação de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGO).
A pesquisa descreve a ocorrência e os fatores associados às alterações ou lesões orais em populações indígenas brasileiras. O acadêmico Kaique destacou a originalidade do trabalho por não haver revisões de literatura sobre o tema. Ele acrescenta que “sabemos que o uso de xanducas (cachimbo) nos rituais e no dia a dia das pessoas, e o aumento do consumo de álcool com os não indígenas tem sido grande, e isso nos incentivou a buscar algo relacionado ao tema para mostrar a importância desses estudos nessas comunidades”, ressaltou.
Foto: Arquivo pessoal.
O segundo trabalho que recebeu menção honrosa foi realizado como trabalho de conclusão de curso pela estudante de Odontologia Geysiane Dourado, intitulado como “Fatores contextuais associados à cobertura de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde antes e após a Política Nacional de Saúde Bucal na Bahia”. Sob a orientação do professor Manoelito Junior, o trabalho ainda contou com a co-autoria de Marcus Vinycius de Alcântara, estudante de Odontologia da Uesb e da professora Carolina Matteussi Lino, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Universidade de Campinas (FOP/Unicamp).
A pesquisa objetiva analisar os fatores contextuais associados à cobertura de saúde bucal na atenção primária nos municípios baianos antes e após a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB). De acordo Geysiane o “estudo mostrou que houve uma expansão considerável de cobertura satisfatória de saúde bucal na atenção primária a saúde após a implementação da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) nos municípios da Bahia. Além disso, ocorreu em municípios de menor porte populacional, menor renda e mais desiguais. Na prática, a implantação foi maior nos municípios que precisam mais da saúde pública”, frisou.
Foto: Arquivo pessoal.
Orientador das duas pesquisas premiadas, o professor Manoelito Junior destaca sua satisfação com os resultados obtidos durante o evento pelos estudantes envolvidos e reconhece a importância para a Universidade. “Como professor recém empossado na Uesb, recebo com felicidade o reconhecimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso que temos desenvolvido aqui, principalmente, por poder proporcionar aos acadêmicos da Uesb uma ciência acessível e com relevância social e, ainda, integrada com pesquisadores de outras instituições do Brasil”, concluiu o orientador.
Texto: Manoelito Ferreira Silva Junior, Geysiane Souza Vale Dourado e Kaique Germano Nascimento Bezerra.
Imagens: Manoelito Ferreira Silva Junior e Bruna Mayara da Veiga.
Edição Final: Manoelito Ferreira Silva Junior.
Nam viverra nisl quis leo suscipit accumsan. Donec eleifend justo in eros hendrerit hendrerit. In aliquet metus ac orci dapibus varius. Etiam dignissim non purus eu convallis. Curabitur maximus leo ut sapien eleifend, sit amet porttitor odio rutrum. Nam sed risus vitae ante efficitur feugiat quis et justo.
Ver Todos