Nos dias 03, 10 e 17 de setembro de 2024, o Projeto Sorrir promoveu uma sequência de atividades educativas com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Guito Guigó, no município de Jequié. Nesse centro, são oferecidos serviços de psiquiatria, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, farmácia, educação física e assistência social. E faz parte do processo de desinstitucionalização de pessoas com transtornos mentais.
A formalização de parceria do projeto com o CAPS Guito Guigó foi realizado pela discente extensionista coordenadora da ação Ruanna Weyll Abijaude Mansur Gonzaga. E as atividades contaram com a participação das discentes Camila Santos Lemos e Letícia da Costa Matos da professora Patrícia Elizabeth Souza Matos.
A ação foi planejada em três momentos a fim de abordar temas como a relação entre alimentação e saúde bucal; instruções sobre higiene oral, com foco em doenças periodontais e cáries dentárias; e, por fim, a importância da higienização de próteses dentárias. Para tornar a abordagem mais interessante e lúdica, utilizaram figuras ilustrativas, e cada participante foi incentivado a levar sua escova e pasta de dente para avaliação. A visita se transformou em um bate-papo enriquecedor, com todos demonstrando grande conhecimento sobre saúde bucal.
Integrantes em conversa com os assistidos no CAPS II.
Foto: Arquivo do projeto.
A professora Patrícia Matos, integrante do Projeto Sorrir verificou que a sequência de palestras foi importante pois a cada dia foi possível “Entendemos melhor nosso público, e as demandas sinalizadas por eles. Foi uma experiência bem interessante. Ficamos felizes com o resultado e animadas pra retornar”.
Os encontros contaram com a participação de 12 integrantes por dia. Um dos participantes assistido no CAPS Erivelto Santos do Carmo destacou a importância da ação, afirmando: “Foi muito importante, porque isso não é só para mim, mas para todos os pacientes do CAPS. Cuidar da saúde é essencial. Vivemos em um mundo onde tudo que comemos tem produtos químicos, devemos cuidar da nossa higiene, pois tudo tem bactéria. Ele também ressaltou a relevância da saúde bucal: “A saúde bucal, com a escova e a pasta adequadas, é fundamental para manter os dentes limpos e saudáveis. Somente assim teremos uma vida saudável.”
Material produzido para a ação.
Foto: Arquivo do projeto.
Ariani França Conceição, profissional de Educação Física do CAPS, também elogiou a ação, afirmando: “Durante essas três semanas, foram passadas muitas informações valiosas. Notamos que os participantes absorveram bastante, fazendo perguntas e trazendo assuntos de interesse. Eu, como parte da equipe, aprendi muito. Muitas vezes somos enganados pela indústria e pela mídia, então essa experiência foi proveitosa tanto para os usuários do CAPS quanto para os profissionais” e ainda afirmou sobre a deficiência no conhecimento dos alunos sobre higiene bucal.
A ação reforçou a importância da educação em saúde e promoveu um espaço de aprendizado e troca de experiências, beneficiando todos os envolvidos.
Imagens: Ruanna Weyll Abijaude Mansur Gonzaga, Camila Santos Lemos, Letícia da Costa Matos e Patrícia Elizabeth Souza Matos.
Redação: Ruanna Weyll Abijaude Mansur Gonzaga e Jadlla Andrade Almeida
Edição final: Manoelito Ferreira Silva Junior
Ruanna Weyll Abijaude Mansur Gonzaga. E as atividades contaram com a participação das discentes Camila Santos Lemos e Letícia da Costa Matos da professora Patrícia Elizabeth Souza Matos.
Nam viverra nisl quis leo suscipit accumsan. Donec eleifend justo in eros hendrerit hendrerit. In aliquet metus ac orci dapibus varius. Etiam dignissim non purus eu convallis. Curabitur maximus leo ut sapien eleifend, sit amet porttitor odio rutrum. Nam sed risus vitae ante efficitur feugiat quis et justo.
Ver Todos