Twitter Facebook

Alfabetização Digital

Maria Santos Belarmino – uma leitora especial!

Maria Santos Belarmino nasceu em 17 do novembro de 1942 na Fazenda Volta Grande, município de Tremedal, Bahia. Filha de Avelino José dos Santos e Ana Maria dos Santos. Lembra com saudade e muito orgulho do seu tempo de menina na roça. Seu pai Avelino era lavrador, carpinteiro e tropeiro. Em sua propriedade rural plantava arroz, milho, feijão, algodão, mandioca, cana, e seus filhos ajudavam nos cuidados da lavoura. Ele possuía um carro de boi e uma tropa de burros usados para carregar a produção da fazenda que era vendida em outros lugares. As vezes passava seis meses viajando, negociando, e trazia as coisas necessárias para a família. Nunca tocou a mão em nenhum dos seus oito filhos para castigar. Sua mãe Ana cuidava da casa, costurava as roupas e fiava no tear os cobertores para a família. Maria não pode estudar e isto era o seu maior sonho. Quando se casou foi morar em Brasília e aos 23 anos entrou numa escola que oferecia o curso do MOBRAL. Foi aí, que aprendeu a ler e a escrever. Não pode ficar mais tempo na escola que era longe de sua sua casa, e continuou a aprender por conta própria, lendo as placas, os letreiros das lojas, jornais, revistas e livros que encontrasse. O desejo de ler a Biblia ajudou muito, e assim, ela gosta de ler até hoje. Todos os seus três filhos estudaram e dois têm nível superior. Sente-se muito feliz em afirmar que os seus filhos estão bem, e que nenhum deles tem nada, que não tenha sido adquirido pelo trabalho realizado. Conta que tem 9 netos sendo cinco de sangue e quatro do coração. Maria é amiga do Proler/UESB Conquista ha três anos; é aluna do curso de Alfabetização Digital. Ontem, eu a encontrei fazendo o seu treinamento no computador copiando um poema de Affonso Romano de Sant`Anna. Perguntei se estava gostando e ela disse: Muito! Começamos a conversar e assim posso hoje. contar um pouco da história de Maria, na Sala de Leitura Íris Silveira. Seu professor é o nosso estagiário João Paulo Viana, aluno do curso de Direito da UESB.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

GALERIAS DE MÍDIAS