Twitter Facebook

Artigos e Publicações

Revistas do Comitê PROLER/UESB de Vitória da Conquista – Edição 2016 Capinal

XXV Encontro de Leitura Proler/UESB Conquista – Capinal, Bahia. 2016

Revista Proler/UESB Conquista Capinal 2016.

O XXV Encontro de Leitura Proler/UESB  Vitória da Conquista foi realizado para alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e adultos (EJA) do Circulo Escolar Integrado do Capinal. O encontro aconteceu na  Escola Municipal Profa. Maria Leal no período de 22 a 24 de novembro de 2016. Este é o sétimo Encontro de Leitura do Proler/UESB Conquista realizado na zona rural, junto a comunidades que nem sempre podem usufruir das oportunidades que acontecem nos centros urbanos.
 O XXV Encontro de Leitura Proler/UESB seguiu as práticas adotadas em eventos anteriores com enfoque em atividades leitoras que valorizem o saber local, reconheçam as produções culturais e incentivem a leitura e a escrita criativa, articulando e promovendo ações para a democratização dos espaços culturais e divulgação dos acervos literários.
Pela 1ª vez todos os professores que ministraram os minicursos foram voluntários, e  abordaram  as linguagens da escrita e da leitura na língua portuguesa e suas expressões na literatura, nos contos populares, na música, no teatro, no canto coral, no desenho, nos direitos humanos, nos modos de convivência. Pela 1ª vez foram oferecidas duas oficinas sobre a aprendizagem de língua estrangeira: Inglês, em canções.
Amostras da cultura regional foram apresentadas nas atividades culturais da abertura e encerramento do Encontro, dando oportunidade a novos atores sociais em lançamentos de livros, apresentações de grupos culturais emergentes.
Vale lembrar que há 24 anos o comitê Proler/UESB de Vitória da Conquista tem a alegria de estar participando ativamente da Política Nacional de Incentivo à Leitura. Esse tempo dedicado as atividades de educação literária, para a formação de leitores tem sido viabilizado graças às parcerias estabelecidas com a Fundação Biblioteca Nacional (1992-2014); a Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (2016 – ); a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1992- ); a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (1992 – ); Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Faculdades Independentes do Nordeste FAINOR (2008 – ), Educandário Juvêncio Terra (1996-2013), Colégio Juvêncio: Ensino Fundamental e Médio (2014 – ). Os Encontros de Leitura do Proler/FBN são realizados, anualmente, em 62 comitês brasileiros, e objetivam a formação de mediadores da leitura. Dão seguimento ao programa interinstitucional firmado com a Fundação Biblioteca Nacional em 1992 para a política de incentivo a leitura no Brasil, sempre promovido pelo Ministério da Cultura. Os Encontros de Leitura do Proler/UESB são anuais e contam com a participação média de 400 pessoas. Os bons resultados obtidos decorrem do cumprimento das metas do Proler/UESB, da competência dos professores oficineiros, da colaboração das escolas públicas, do apoio recebido das instituições públicas e privadas e comunidade em geral. A qualidade dos trabalhos é referendada por avaliações que comprovam o índice de satisfação dos participantes e esta informação pode ser comprovada por documentação arquivada e disponibilizada para pesquisa, na Sala de Leitura Íris Silveira, sede do Comitê Proler UESB de Vitória.

Para abrir a Revista click no link abaixo:

Revista Proler/UESB Conquista Capinal 2016.

Memórias de ações culturais e educativas realizadas pelo Comitê PROLER/UESB de Vitória da Conquista em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Vitória da Conquista – 2016.
Capa nova da revista Capinal - Modelo 3 2016

NOTÍCIAS MAIS LIDAS