Twitter Facebook

Destaques

Participação do Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza e a Casa Memorial Governador Regis Pacheco na 16ª Semana Nacional de Museus, 2018

Pelo quinto ano consecutivo, o Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza, parte integrante do Comitê Proler/UESB Conquista, conjuntamente com a Casa Memorial Governador Regis Pacheco e a Secretaria Municipal de Cultura participarão da 16ª Semana Nacional de Museus, no período de 14 a 20 de maio de 2018.

O tema MUSEUS HIPERCONECTADOS – novas abordagens, novos públicos motivou a ação educativa e cultural “Linguagens do Campo em memoriais: conexões entre leituras, escritas criativas, imagens, histórias de escolas e de pessoas em comunidades da Zona Rural de Vitória da Conquista.” (2010 à 2017).
A programação compreende a realização de palestras, exposição de fotografias, arte em poemas e canções, apresentação de vídeos e visitas de alunos do Círculo Escolar Integrado de Cabeceira e alunos da rede de ensino público e particular do município sede. O trabalho conjunto do Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza, a Casa Memorial Governador Régis Pacheco e o Círculo Escolar Integrado de Cabeceira, conectados, compõem a celebração do Dia Internacional de Museus compartilhando as lembranças do XXVI Encontro de Leitura Proler UESB em Cabeceira, realizado na Escola Municipal Francisco Antônio de Vasconcelos
Clique aqui para conferir a Programação da 16ª Semana Nacional de Museus, em Vitória da Conquista, em destaque uma foto da 13 Semana de Museus do IBRAM, realizada pelo Museu Literário Amélia Barreto de Souza com o tema Histórias Amorosas, na Casa Memorial Governador Regis Pacheco. Foi um acontecimento emocionante. As cartas de Nilton Álvares Lima e sua noiva Leonor Andrade (1929 -1932) e as de Ubaldino Gusmão Figueira para sua noiva Maria Stela de Moraes (1932-1937). A exposição das cartas, dos enxovais foi apresentada no Memorial Casa Governador Regis Pacheco pelos artistas. Victoria Vieira e Marcelo. O acervo dessa exposição foi doado ao Museu Literário Amélia Barreto de Souza por Auta Rosa de Calazans Neto.
31682432_1647786675275954_4431313253309612032_n

Programação completa da 16ª Semana Nacional de Museus