Twitter Facebook

Destaques

Abertura da 16ª Semana Nacional de Museus em Vitória da Conquista. Dia 14 de maio de 2018

Ação educativa: Linguagens do campo em memoriais.
Professores, alunos e funcionários do Círculo Escolar Integrado de Cabeceira participaram da solenidade de abertura da 16ª Semana Nacional de Museus, na Casa Memorial Governador Regis Pacheco, por iniciativa do Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza, com a ação educativa: Linguagens do campo em memoriais.
O tema da 16ª Semana de Museus em 2018 “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” possibilitou as conexões entre o Museu Literário Profa Amélia Barreto de Souza, o Círculo Escolar Integrado de Cabeceira, a Casa Memorial Governador Regis Pacheco e o Museu Regional de Vitória da Conquista. Trabalhando com o recorte de memória do XXVI Encontro de Leitura do Proler/UESB Conquista, realizado para alunos do Ensino Fundamental do Círculo Escolar Integrado de Cabeceira, em outubro de 2017, foram contemplados diversos aspectos das escolas nos povoados de Cabeceira, Periperi, Itapirema, Lagoa de Justino, Caiçara e Vereda Grande – Município de Vitória da Conquista. As fotografias registraram flores, vegetação, oficios no campo, trabalhos em olarias, moradores antigos, manifestações culturais, religiosas. Este registro fotográfico de um evento cultural educativo tem por objetivo despertar a importância da memória regional contemporânea, provocando, também, desdobramentos e perguntas sobre a memória dos acontecimentos esquecidos: O que se tem guardado dessas histórias?… Quais as lembranças dessa região em 2007, em 1997 e assim para trás e para diante, quem sabe?…
Todo o esforço para a realização desta exposição, valeu a pena, quando crianças e adolescentes  viram imagens da região onde residem e a si mesmos retratados nos cartazes singelos, em papel comum, tamanho A3, numa produção carinhosa e artesanal da equipe do Proler/UESB Conquista. Sim, Fernando Pessoa: “tudo vale a pena se a alma não é pequena.” #Semanamuseus2018

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

GALERIAS DE MÍDIAS