Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

O Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UESB é um evento anual que objetiva divulgar os resultados dos trabalhos de iniciação científica e inovação tecnológica desenvolvidos na instituição, com a participação de estudantes da graduação. As bolsas gerenciadas pelo Programa de Iniciação Científica PIC-UESB, são concedidas pelos órgãos de fomento CNPq, FAPESP e UESB.

O evento que visa congregar estudantes, professores e pesquisadores da UESB, de outras Instituições de pesquisa e o público em geral, promovendo a difusão e estimulando o debate a respeito das atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas no âmbito da UESB e região.

Os objetivos específicos são:

• Divulgar e discutir as atividades de pesquisa realizadas na UESB, através de palestras e apresentações de trabalhos.
  • Favorecer a integração entre os diversos grupos de pesquisa da Instituição.
  • Debater a situação da ciência e tecnologia no país, no Estado e na região de inserção da UESB.
  • Discutir, divulgar e avaliar os trabalhos realizados pelos discentes vinculados ao Programa de Iniciação Científica da UESB (PIC/UESB) nas modalidades PIBIC/CNPq, PIBIC/FAPESB, IC/UESB e ICV/UESB e ao Programa de Iniciação Tecnológica PIBITI/CNPq.
  • Favorecer, ao estudante envolvido com pesquisa, a experiência de apresentar um trabalho científico.

– Anais do XIX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica 2015

Mostra de Iniciação Científica Júnior

Na Mostra de Iniciação Científica Júnior são apresentados, na forma de pôster, os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação Científica Júnior durante a vigência da bolsa.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior Fapesb/ CNPq visa despertar a aptidão científica, através da participação de estudantes da Rede Pública do Ensino Médio em atividades de pesquisa, incentivando talentos potenciais e proporcionando aos discentes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos.