Graduação

Ciências Contábeis: excelência na formação de profissionais para o mercado

por Afonso Ribas

Principal
Com uma trajetória que completa 25 anos em 2017, o curso de Ciências Contábeis da Uesb, campus de Vitória da Conquista, desde 1992, forma profissionais capacitados para exercer funções nas áreas de contabilidade, finanças, assessoria técnica e auditagem empresarial e institucional, atendendo com eficiência a demanda regional do mercado de trabalho para essas atividades. A graduação, que tem duração mínima de dez semestres, oferece um total de 40 vagas anuais e funciona no período noturno.

Informações básicas

Criação: 1992
Modalidade: Bacharelado
Campus: Vitória da Conquista
Duração mínima: 10 semestres

No último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o curso foi um dos grandes destaques da Universidade ao obter conceito 4 na avaliação. Além disso, figura como o terceiro melhor colocado, entre as instituições públicas e particulares da Bahia, no Ranking Universitário Folha.

Recentemente, os alunos da graduação obtiveram excelentes índices de aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), requisito obrigatório para o exercício da profissão de contador. Na última edição do Exame, aplicada este ano, o curso de Ciências Contábeis da Uesb foi, inclusive, destaque nacional com um índice de aprovação de 85,71%, bem acima da média em todo o país na categoria Bacharel, que foi de 25,26%. Segundo o coordenador do curso e também egresso, professor Manoel Antônio Oliveira, o resultado é reflexo da qualidade da graduação e, sobretudo, da seriedade que os estudantes empregam no desenvolvimento de todas as proposições que ela apresenta.

A fim de acompanhar o processo de internacionalização da Contabilidade, gerado pelas mudanças e novidades na legislação que rege a área, o curso caminha para a sua quarta estrutura curricular, estando prestes a apresentar uma nova reformulação nos componentes que o constituem. “Estamos caminhando para um currículo mais adaptado à nossa região, aos nossos alunos, às possibilidades dos nossos professores e que acompanhe o movimento das leis”, explicou Manoel Antonio Oliveira, coordenador do colegiado de Ciências Contábeis.

Curso de Ciências Contábeis também é destaque nacional no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.

Mercado de Trabalho

A atual matriz curricular foi implantada em 2007 e traz como uma de suas características mais importantes a Iniciação Científica através da monografia, que a anterior, de 1999, não tinha. Conforme o coordenador, a produção de monografias, introduzida aos alunos a partir do oitavo semestre com a disciplina de Pesquisa Científica em Contabilidade e encerrada no décimo com o Trabalho de Conclusão de Curso, tem sido algo chamativo para os graduandos, gerando textos de ótima qualidade.

O curso de Ciências Contábeis da Uesb busca oferecer, ainda, atividades que visam melhorar a formação profissional dos graduandos, como palestras periódicas, a Semana de Contabilidade e projetos como o “Cidadão Fiscal”, que tem o objetivo de informar, aos moradores de Vitória da Conquista e região, questões ligadas a Orçamento Público, Contabilidade Pública, Gestão Pública, Tributação e Cidadania. O bom preparo para o mercado de trabalho é feito ainda através dos estágios supervisionados, que propiciam aos alunos a experiência in loco em empresas, órgãos públicos, escritórios de contabilidade ou contadorias.

O professor Abmael da Cruz Farias, que acompanha o curso desde 1997, ano em que se tornou graduando em Ciências Contábeis pela Uesb, destacou que a empregabilidade é o que a formação em Contabilidade tem de melhor a oferecer, sob o ponto de vista mercadológico. “São poucos os alunos que saem daqui hoje e não têm um trabalho e que não ganhem razoavelmente bem. Os contadores que a Uesb forma, inclusive, tem contribuído com o empresariado conquistense e com o desenvolvimento da economia local”, afirmou.

Luiza Ferraz, que fez parte da terceira turma de graduação em Ciências Contábeis da Uesb, considera que o curso abre um leque de opções de trabalho muito amplo e que o período de sua formação foi uma oportunidade para conhecer pessoas, estabelecer redes de contatos e amadurecer como ser humano. “Pessoalmente, tive oportunidades de trabalho como consultora contábil, obtive aprovação no concurso público da Uesb e hoje sou professora numa faculdade particular da cidade. O fato de eu ter tido professores dedicados, que desempenharam papel fundamental na minha formação, o conceito positivo que os alunos formados pela Uesb têm no mercado de trabalho e o conceito que a própria Instituição tem perante a sociedade são pontos que reforçam a importância da graduação na minha carreira profissional”, ressaltou.