Brasão UESB/Governo da Bahia

Como é corrigida a tão esperada prova de Redação?

Graduação

foto redação principal
Uma das provas mais esperadas do Vestibular é a de Redação. As inúmeras possibilidades de temas e a necessidade de estar conectado com as questões pautadas cotidianamente em nossa sociedade são alguns dos pontos trabalhados durante o ano no preparo dos estudantes.

Neste ano, a Uesb trouxe “Ciência e tecnologia: acesso, benefícios e malefícios” como tema proposto. Com caráter dissertativo-argumentativo, os vestibulandos tiveram disponível uma coletânea de textos motivadores, em diversas linguagens, que serviram de base como a elaboração do texto.

“Ciência e tecnologia: acesso, benefícios e malefícios” foi o tema abordado no Vestibular Uesb 2019.

Professora de Redação no Programa Universidade Para Todos, Ana Clara Lopes destaca que o tema é bastante atual e presente em nosso dia a dia: “Hoje, não há como desvencilhar a nossa existência humana de uma existência científica e tecnológica. É algo inevitável e que só tem ganhado mais e mais amplitude. Por isso, deve-se pensar: o que a ciência e a tecnologia têm proporcionado às sociedades? Estaríamos nós sendo educados para lidar com a velocidade e o acesso ao conhecimento tecnocientífico?”.

A professora ressalta ainda a importância de trazer para a Redação uma contextualização com aspectos sociais, educacionais, culturais, comportamentais e econômicos. “As implicações negativas do avanço tecnológico, mais do que nunca, estão evidentes, o que, obviamente, amplia a discussão sobre o assunto, demonstra a relevância em pensarmos o relacionamento humano com esse conhecimento”, reflete.

Por estar muito próximo da realidade, inclusive de consumo, dos jovens, o tema proposta pode facilitar na elaboração de bons textos. “O ano de 2018 foi um ano em que se discutiu bastante questões relacionadas à ciência, à tecnologia, à informação e aos seus impactos sociais e ambientais – positivos e negativos. Os próprios seriados amplamente comentados (a exemplo da série britânica “Black Mirror”) estiveram excessivamente em pauta nas conversas entre os jovens”, lembra a a professora de Redação.


personagem-site-okCritérios de avaliação

Com peso máximo na seleção de qualquer curso de graduação, a nota da Redação é uma das mais aguardadas pelos estudantes, podendo auxiliar no ingresso do aluno ou resultar em uma possível eliminação.

Itana Marques, diretora da Consultec, empresa que elabora e corrige as provas do Vestibular Uesb, explica que o primeiro aspecto cobrado é o entendimento do tema proposto. “É preciso que o candidato tenha muita cautela na leitura da proposição do tema. Existe uma proposta, os assuntos não são soltos, eles são vinculados a uma proposição e existe uma orientação, um direcionamento da forma e do que ele tem que abordar”, explica.

A fuga do tema proposto é um dos critérios que pode causar a eliminação do candidato, mas outros aspectos também são avaliados por uma equipe de professores especialistas em Língua Portuguesa, como: clareza de argumentação e senso crítico; seletividade de informação; criatividade e originalidade; e a utilização da norma da Língua Portuguesa.

Marques destaca ainda que a correção é feita de maneira holística, ou seja, considerando o texto como um todo, no plano do conteúdo e no plano da expressão. “Busca-se, ao máximo, dá um norte ao professor para que ele busque não o que ele crê ou que ele acredita, mas o que se estabelece. Por isso, as correções de Redação são feitas com linhas de abordagem pré-determinadas e definidas”, ressalta.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Especial 40 anos
Os primeiros passos de uma universidade
Especial 40 anos
A educação na região Sudoeste...
Especial 40 anos
Passado e presente se encontram em...
Especial 40 anos
40 anos desbravando os caminhos da...
Especial 40 anos
Uesb impulsiona crescimento...
Assistência Estudantil
Políticas afirmativas garantem...
Especial 40 anos
Onde são formados os professores da...
Especial 40 anos
Pesquisa e extensão a serviço da...
Especial 40 anos
40 fatos sobre a Uesb que você...
Especial 40 anos
Laboratórios qualificam a formação...
Especial 40 anos
Universidade oferece oportunidades de...
Especial 40 anos
Qual a cara da Uesb dos 40 anos?