Graduação

Conhecendo as “Ciências Sociais” da Uesb

por Rone Eduardo

SONY DSC

O curso de Ciências Sociais da Uesb é um curso na modalidade de licenciatura que foi implantado no ano de 2013. Desde então, a graduação vem superando desafios para formar professores bem preparados para a Educação Básica e fomentando a pesquisa para que os discentes possam também atuar no Ensino Superior. O curso exige muita leitura e dedicação do aluno, já que sua fundamentação teórica baseia-se na história da humanidade e nas análises sobre o seu comportamento.

“Estudar Ciências Sociais é se construir e desconstruir a todo tempo” (Merabe Silva, estudante da Uesb)

As ciências sociais são compostas por três áreas disciplinares: A Antropologia, a Sociologia e as Ciências Políticas. A Antropologia tem como principal campo de conhecimento a cultura, que tem sido apropriada por outras áreas disciplinares, como a Comunicação, a Pedagogia e a Psicologia. Já a Sociologia traz as disciplinas chaves que apresentam todas as teorias clássicas e contemporâneas. A Ciência Política vem como uma das áreas de conhecimento mais aplicada na prática. Essas três áreas compõem a base do curso até a sua metade, que terá sequência com as disciplinas de pesquisa e com aquelas voltadas para as áreas da Educação.

Vice-coordenadora do curso, a professora Núbia Regina Moreira, que também coordenou a graduação, explica que as áreas de atuação dos que optam pela carreira das Ciências Sociais é vasta e depende muito dos objetivos do egresso. “Ele pode ser pesquisador em ONG’s, assessor, consultor, atuar no mercado governamental ou fora dele, instituições públicas e privadas, escolas, universidades, assim como ele pode ser colunista em algum jornal, caso ele seja um especialista em cultura, em gênero ou política, etc. Esse é o mercado proposto para o cientista social”, conclui Moreira.

Primeira turma

primeira turma-

Criado em 2011, a primeira turma de Ciências Sociais ingressou na Uesb no primeiro semestre de 2013.

Cursando hoje o quarto semestre, Merabe Silva é aluna da primeira turma de Ciências Sociais da Uesb e conta um pouco mais sobre o cotidiano dos estudantes do curso, ressaltando que o primeiro passo para optar por essa profissão é gostar de ler e escrever. “Quem quer se desenvolver tanto teoricamente, como metodologicamente, precisa se debruçar nas leituras para uma boa compreensão de todas as teorias clássicas e pós-modernas. A nossa ferramenta não é só a fala, mas também a escrita”, analisa. A aluna ainda fala sobre como é estudar sobre a vida do outro e falar sobre as ações nas quais a sociedade está imersa. “A gente incorpora os costumes e as práticas sociais e não percebe que estamos dentro de um aglomerado de coisas que independem de nós, que foram criados e nós reproduzimos. Estudar Ciências Sociais é se construir e desconstruir a todo tempo”, finaliza Silva.

O curso de Ciências Sociais tem duração de 4 anos e funciona no turno matutino, no campus de Vitória da Conquista. São 40 vagas oferecidas todos os anos para os candidatos interessados em licenciar-se na área.