Brasão UESB/Governo da Bahia

Curso de Filosofia: reflexões sobre a existência humana

Graduação

Principal
Criado em 2008 e implantado no ano de 2009, o curso de Filosofia tem por objetivo proporcionar uma formação geral nas diferentes áreas da Filosofia, ajudando o aluno a desenvolver e aprimorar a sua capacidade de reflexão crítica em relação à natureza, ao homem e as suas ações. O curso está inserido na modalidade de licenciatura e o aluno que deseja seguir a carreira precisa se dedicar e manter o hábito de leitura em dia, já que a sua característica principal é o pensar a realidade cotidiana, formulando com rigor teórico e metodológico os problemas existentes, buscando sempre soluções embasadas na ética.

Informações Básicas

Criação: 2008
Modalidade: Licenciatura
Campus: Vitória da Conquista
Duração mínima: 8 semestres

Um dos fundadores e atual coordenador do colegiado do curso, o professor Itamar Pereira de Aguiar lembrou um pouco da história do surgimento do curso. “Há algum tempo, mais especificamente no início da década de 1990, eu e alguns professores da área, que chegaram à Uesb nessa época, já cogitávamos criar o curso de Filosofia, mas nunca tinha chegado o momento com as condições favoráveis para isso. Em 2008, nós já éramos um número maior de professores e em reuniões, começamos a conversar sobre a criação do curso”, contou o professor.  A graduação foi implantada na forma de Licenciatura, visando atender a demanda regional por professores de filosofia nas escolas.

Terminando o mestrado em Estética e Filosofia da Arte, a mestranda Patrícia Maior foi aluna da primeira turma de Filosofia da Uesb. “Fazer parte da primeira turma, de qualquer curso, não é uma empreitada fácil, todos sabemos. Mas os professores e os funcionários foram extremamente receptivos e calorosos. Nos tornamos muito próximos, passamos por todas as etapas com muito apoio e segurança por parte do corpo docente, e é preciso destacar o empenho que os nossos professores colocaram nesse projeto, muitas vezes trabalhando de maneira exaustiva para que não ficássemos com nenhum prejuízo ou atraso no processo de andamento do curso”, destacou. A egressa ainda falou com orgulho do aprendizado que o curso lhe proporcionou. “Foi certamente uma experiência ímpar e muito rica. Creio que tive sorte por ter convivido e aprendido com professores inteligentíssimos, capacitados e engajados. Pessoas que fizeram mais do que o requerido, com muita generosidade e determinação. Uma oportunidade perfeita para aprender e estudar mais”, enfatizou Patrícia Maior.

Além da docência, o profissional formado em Filosofia na Uesb está capacitado a trabalhar em diversas áreas.

Do primeiro ao último semestre, o graduando dispõe, na sua matriz curricular, de disciplinas que vão da Introdução à Filosofia à Antropologia Filosófica, passando pela História da Filosofia Moderna 1 e 2.  Ainda visando à qualificação e à formação dos futuros professores e pesquisadores, inúmeras atividades de pesquisas são desenvolvidas através dos grupos de estudo.

A carreira de um filósofo não se limita apenas a uma sala de aula. As formas de atuação são inúmeras e dependerá muito dos objetivos do egresso. O professor Aguiar explica que o profissional está capacitado a trabalhar em diversas áreas. “Um filósofo pode se especializar ou se dedicar a estudar e refletir sobre determinado assunto e se transformar em um consultor qualificado, seja na área política, seja na área empresarial. Nesse último caso, analisando o funcionamento dos sistemas de uma empresa. Ele ainda tem a prerrogativa legal de atuar como psiquiatra, montar clínica para consultas, além de poder ser um escritor. As especialidades são tão amplas como são as realidades no mundo”, afirmou.

Tendo terminado o primeiro semestre, a estudante Kátia Santos espera ampliar seus conhecimentos e aproveitar ao máximo do que o curso tem a lhe oferecer. “A filosofia desenvolve uma capacidade crítica muito grande e de enorme importância a todos. Espero desenvolver mais minha capacidade crítica, conhecer mais pessoas e estreitar os laços de amizade com o pessoal da sala e dos outros semestres”, concluiu a estudante.

 

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Especial 40 anos
Os primeiros passos de uma universidade
Especial 40 anos
A educação na região Sudoeste...
Especial 40 anos
Passado e presente se encontram em...
Especial 40 anos
40 anos desbravando os caminhos da...
Especial 40 anos
Uesb impulsiona crescimento...
Assistência Estudantil
Políticas afirmativas garantem...
Especial 40 anos
Onde são formados os professores da...
Especial 40 anos
Pesquisa e extensão a serviço da...
Especial 40 anos
40 fatos sobre a Uesb que você...
Especial 40 anos
Laboratórios qualificam a formação...
Especial 40 anos
Universidade oferece oportunidades de...
Especial 40 anos
Qual a cara da Uesb dos 40 anos?