Brasão UESB/Governo da Bahia

Edições UESB: produção literária da Universidade em destaque

Extensão

Foto: Ascom Uesb

O espaço acadêmico de uma instituição é um ambiente fértil para a produção de conhecimento científico e crítico. Dentro desse universo, as interações entre o ensino, a pesquisa e a extensão, fomentadas pelas discussões entre alunos, professores e servidores, geram conteúdo indispensável para a elaboração de trabalhos. Nesse sentido, há 18 anos, com o objetivo de analisar, selecionar e publicar a produção da comunidade universitária, nascia na Uiversidade a Edições Uesb.

A Edições Uesb já tem mais de 200 livros publicados, escritos por professores, funcionários e alunos da Instituição.

Jacinto Brás Davi Filho, coordenador da Edições Uesb, explica que, primeiramente, foram lançados dois editais pela Editora, que se dividiam em duas linhas de publicação: livros técnico-científicos e livros literários. “O grande número de solicitações da época para publicação se dava pela falta de uma editora na cidade, ainda que comercial, para suprir essa demanda. Na época, vários escritores de poesia, contos, crônicas e romances já procuravam a Instituição pedindo uma ajuda de custo para suas produções, mas foi com esses editais que pode se estabelecer os primeiros critérios, além da implantação de uma comissão avaliadora das produções”, contou Filho.

Segundo a coordenação da Edições Uesb, é necessário que o escritor esteja vinculado à Universidade para publicação, seja ele estudante, docente ou servidor técnico-administrativo. No entanto, para ter uma produção publicada, é preciso estar inscrito numa seleção, de acordo com um edital específico, que pode ser para livros técnico-científicos, revistas literárias e textos didáticos, frisando que cada autor pode concorrer a até duas publicações por ano. Além disso, a Editora recebe propostas de publicação que pode ocorrer por parte de outros recursos, como, por exemplo, pelo financiamento do próprio autor.

Atualmente, a Edições Uesb já tem mais de 200 livros publicados, escritos por professores, funcionários e alunos da Instituição. Irlândia Rocha, servidora da Universidade há 32 anos, publicou em 2016 o livro “Velhice, Planificação e Políticas Públicas”, falando sobre o processo de envelhecimento e sobre a importância de se compreender esse processo como mais uma etapa da vida. Ela afirma que ter um livro publicado pela Editora é uma forma de retribuir à Uesb e contribuir com a sociedade. “Além de uma realização pessoal, publicar um trabalho, fruto de uma pesquisa séria, comprometida com a ética e o rigor do fazer científico, é uma forma de você retornar para a população conhecimentos, experiências e vivências, que poderão ajudar na tão desejada transformação social”, concluiu.

Edições Uesb pelo mundo

Além de eventos nacionais, a Edições Uesb também participa de atividades internacionais. No último ano, por exemplo, alguns livros da Editora foram expostos na Feira Internacional do Livro de Gotemburgo, na Suécia.

A Edições Uesb também desenvolve um trabalho voltado para a divulgação de livros literários produzidos por escritores da região. Desde 1999, o setor instituiu o Concurso Público de Obras Artístico-Literárias da Uesb (Prêmio Professora Zélia Saldanha), que seleciona obras inéditas de autores naturais e/ou que residam na Mesorregião Centro-Sul da Bahia. Em 15 edições, o concurso já selecionou várias obras inéditas dentro de modalidades específicas: literatura infantil ou infanto-juvenil, contos ou crônicas, romance ou dramaturgia e poesia.

Hoje, graças à Editora, a Uesb está associada a mais de 120 universidades que também promovem a publicação de livros. Essas ações levam o nome da Instituição para feiras e eventos de literatura e fazem um trabalho mútuo para divulgação de trabalhos. “É importante reforçar que nós também fazemos parte da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). Desta forma, carregamos o nome da Universidade para outros lugares e, em convênio com outras instituições, divulgamos o trabalho da Editora. Nesse trabalho conjunto com editoras de todo Brasil, por exemplo, nós acabamos trabalhando em consignação na venda e divulgação dos nossos livros”, afirma Maria Dalva Silva, diretora do Edições Uesb.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Especial 40 anos
Os primeiros passos de uma universidade
Especial 40 anos
A educação na região Sudoeste...
Especial 40 anos
Passado e presente se encontram em...
Especial 40 anos
40 anos desbravando os caminhos da...
Especial 40 anos
Uesb impulsiona crescimento...
Assistência Estudantil
Políticas afirmativas garantem...
Especial 40 anos
Onde são formados os professores da...
Especial 40 anos
Pesquisa e extensão a serviço da...
Especial 40 anos
40 fatos sobre a Uesb que você...
Especial 40 anos
Laboratórios qualificam a formação...
Especial 40 anos
Universidade oferece oportunidades de...
Especial 40 anos
Qual a cara da Uesb dos 40 anos?