Brasão UESB/Governo da Bahia

Educação Física traz qualidade de vida e bem-estar

Graduação

Educação Física
O curso de graduação em Educação Física da Uesb, campus de Jequié, está completando 20 anos formando profissionais para promoção da capacidade física e da saúde por meio da prática de atividades corporais com aulas, projetos e ações fora da sala de aula. Criada em 1996, a Licenciatura plena em Educação Física tem o objetivo principal de habilitar os discentes para exercer a função educadora no ensino Fundamental, Médio e Superior.

Informações básicas

Criação: 1996
Modalidade: Licenciatura
Campus: Jequié
Duração mínima: 8 semestres

No campo do ensino, o corpo administrativo e docente do curso se baseia em princípios éticos com intuito de consolidar a vocação daqueles que escolhem cursar Educação Física. O princípio básico é produzir e revitalizar conhecimentos teóricos e científicos, bem como questões voltadas para a prática profissional. De acordo o coordenador do curso, professor Robério Chaves Pinheiro, o projeto curricular da graduação articula as necessidades específicas da formação de professor, exigências legais, com as demandas específicas da área de conhecimento da Educação Física, e com as exigências sociais para a Educação e demais elementos construtivos da sociedade. “Trata-se de licenciatura ampliada que contempla as diversas áreas que compreendem os conhecimentos tratados pela Educação Física”, enfatiza.

A graduação também permite aos alunos adquirir conhecimentos genéricos na área não formal, capacitando-os para atuar em academias, condomínios, clubes, centros sociais urbanos, clínicas, entre outros espaços de esportes, saúde e lazer. Nailine Souza, que formou no curso em 2013, conta que, erroneamente, muitas pessoas ainda vêem a Educação Física como “uma área em que se resume a jogar bola”, porém, trata-se uma área bem ampla, que possibilita ao profissional seguir diferentes caminhos. “O curso de Educação Física da Uesb é licenciatura plena, o que permite, após a formação, trabalhar tanto na área de educação como na área de esportes e performance”, explica Souza.

Além de ser fundamental para o rendimento esportivo, o educador físico tem um importante papel para promoção de qualidade de vida da população, uma vez que a prática esportiva, devidamente orientada, contribui para evitar doenças e lesões e promove saúde. Segundo Nailine Souza, esse é o campo que sempre tenta encaminhar sua perspectiva de trabalho.

Ações de Pesquisa e Extensão

A graduação caracteriza-se por um expressivo número de núcleos de estudos e pesquisa relacionados à área, além de contar com uma série de ações de extensão, que são pautadas na aproximação da Uesb com a comunidade. Assim, os 162 alunos, regularmente matriculados no curso, têm a oportunidade de vivenciar atividades da prática desportiva, bem como de participar da realização de estudos e pesquisas.

Em 2017, o curso de Educação Física completará 20 anos formando profissionais para promoção da capacidade física e da saúde.

Atualmente, o curso conta com seis núcleos que desenvolvem trabalhos e ações em diferentes linhas. O primeiro deles a ser criado foi o Núcleo de Estudos em Atividade Física & Saúde (Neafis). Reunindo professores-pesquisadores, alunos-bolsistas e voluntários, o Neafis, idealizado pelos professores Jair Sindra Virtuoso Junior e Hector Luiz Rodrigues Munaro, tem como missão trazer para o meio científico o estudo dos efeitos agudos e crônicos do exercício sobre variáveis morfo-fisiológicas, assim como também a administração da prática esportiva. “A abordagem multidisciplinar com o envolvimento de docentes e discentes de vários cursos da Uesb, além de ser uma das prioridades, também se configura como característica marcante do grupo de trabalho e investigações”, salienta Hector Munaro.

Além do Neafis, o curso de Educação Física conta com o projeto Corpo, História e Cultura (Corphoris), o Núcleo de Epidemiologia do Envelhecimento (Nepe); o Núcleo de Estudos em Saúde da População (Nesp), e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (Nepeel), que, além de contribuírem para a formação dos graduandos, desenvolvem um importante trabalho junto a comunidade, fortalecendo as ações de extensão no campus de Jequié.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Especial 40 anos
Os primeiros passos de uma universidade
Especial 40 anos
A educação na região Sudoeste...
Especial 40 anos
Passado e presente se encontram em...
Especial 40 anos
40 anos desbravando os caminhos da...
Especial 40 anos
Uesb impulsiona crescimento...
Assistência Estudantil
Políticas afirmativas garantem...
Especial 40 anos
Onde são formados os professores da...
Especial 40 anos
Pesquisa e extensão a serviço da...
Especial 40 anos
40 fatos sobre a Uesb que você...
Especial 40 anos
Laboratórios qualificam a formação...
Especial 40 anos
Universidade oferece oportunidades de...
Especial 40 anos
Qual a cara da Uesb dos 40 anos?