Graduação

Enfermagem: formando profissionais com compromisso social

por Wellington Nery

Mostra de Saúde Coletiva

Com 5 estrelas, o curso de Enfermagem foi um dos primeiros a atingir a pontuação máxima na avaliação do Guia do Estudante.

Fundado em 1984, o curso de graduação em Enfermagem da Uesb mantém a sua tradição em qualidade na região. Funcionando no campus de Jequié, o curso foi avaliado pelo Guia do Estudante (GE), edição de 2015, com cinco estrelas, maior pontuação da publicação, colocando-o assim como entre as graduações “excelentes” no país. No último Exame Nacional de Desempenho (Enade) do Ensino Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em sua edição 2013, o curso de Enfermagem obteve o conceito 4, numa escala que pontua de 1 a 5. Hoje o curso de Enfermagem conta com mais de 250 graduandos.

A extensão e a pesquisa são diferenciais do curso, além do ensino, que prima pela excelência dos profissionais egressos que hoje atuam em todo território nacional, quer na área assistencial, quer na área acadêmica. Segundo a coordenadora do curso, a enfermeira e professora Lyra Cândida Calhau Rebouças, o curso sempre teve um papel de destaque no cenário local, regional e nacional, e a projeção é que essa situação permaneça. Além do ensino de excelência, ela destaca como diferencial do curso as ações desenvolvidas nas áreas de extensão e pesquisa. “A extensão traz para o aluno o compromisso com a comunidade, é a nossa resposta às demandas sociais. Já as pesquisas são extremamente importantes para os alunos porque elas trazem maturidade científica, elas trazem construção de conhecimento, então isso faz dele um aluno diferenciado no momento em que se forma”, avalia Rebouças.

Informações básicas

Criação: 1984
Modalidade: Bacharelado
Campus: Jequié
Duração mínima: 9 semestres

Atualmente são 13 projetos e programas de extensão vinculados ao curso em plena atividade, a exemplo do Núcleo Interdisciplinar de Estudo, Ensino, Pesquisa e Extensão em Traumatologia; Educação Popular, Saúde e Cidadania; Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas, dentre outros. Na Pós-Graduação, os egressos terão a possibilidade de acesso à Especialização em Saúde Coletiva ou ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, que conta com cursos de Mestrado e Doutorado.

O curso de graduação em Enfermagem da Uesb em Jequié reconhecidamente tem uma história de contribuição para o desenvolvimento da região. O curso tem a função de melhorar os níveis e indicadores de saúde da população, contribuindo principalmente no que diz respeito ao foco do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a promoção e prevenção da saúde. “Nós formamos profissionais que estão aptos a participarem efetivamente do Sistema Único de Saúde, tanto na prevenção, como na promoção e no cuidado à saúde. Nosso grande diferencial é que a gente forma profissionais que além de ter competência técnica têm compromisso social. Acho que esse é o grande diferencial da Universidade”, salienta a coordenadora do curso.