Brasão UESB/Governo da Bahia

Licenciatura em Matemática e mercado profissional

Graduação

Principal
Quem gosta de números, é concentrado e detalhista, pode se dar muito bem ao ingressar no curso de Matemática. A licenciatura é ofertada pela Uesb, campus de Vitória da Conquista, desde 1999, com o objetivo de formar professores para atuar no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, além de tornar esses alunos aptos para a pesquisa e extensão dos conceitos matemáticos.

Informações básicas

Criação: 1999/2000
Modalidade: Licenciatura
Campus: Jequié/Vitória da Conquista
Duração mínima: 8 semestres

Os licenciados em Matemática têm grandes possibilidades de ingressar no mercado de trabalho. “Os alunos que se formam na Uesb, tanto trabalham na região Sudoeste da Bahia, que é uma área muito grande, como no Norte de Minas”, comentou o coordenador do colegiado, professor Altemar Brito Lima, que fez parte de uma das 24 turmas já formadas. Ele concluiu o curso em 2006, em seguida, realizou Mestrado e hoje é professor efetivo da Uesb.

Já no campus de Jequié, foi implantado, em 2000, o curso de Matemática com enfoque em Informática. “Essa licenciatura, além de dar a formação clássica, tem como objetivo munir o egresso de uma formação complementar em informática, capacitando-o a atender às inovações tecnológicas do mundo moderno”, explicou o coordenador José Eduardo da Silva.

Para desenvolver suas atividades acadêmicas, os estudantes contam com quatro laboratórios próprios, sendo dois de Informática para o ensino de Matemática, um de Geometria e um de Educação Matemática. Atualmente, três projetos de pesquisa e um de extensão são desenvolvidos no campus de Jequié. O curso já formou nove turmas.

Há quase 20 anos, a Uesb forma docentes para atuar na área de Matemática.

Com a abordagem em Informática, o profissional amplia seu campo de atuação nas escolas de nível fundamental e médio: exerce atividades em laboratórios de Informática; oferece cursos básicos de linguagem de programação e softwares matemáticos para alunos; assessora os professores na utilização do computador; assim como trabalha na escola utilizando software que organiza toda a estrutura administrativa, financeira e pedagógica.

Os egressos dos dois cursos têm ainda a possibilidade de seguir a carreira acadêmica. Uma dessas egressas é a professora universitária Cristiane Barreto. Ela ingressou em Matemática, campus de Vitória da Conquista, no ano de 2002, concluindo o curso em quatro anos. Em seguida cursou a especialização em Matemática Pura e em 2012 passou no Mestrado Profissional em Matemática (Profmat), ambos os cursos ofertados pela Uesb.

Durante a graduação, Barreto começou a ministrar aula. “A atuação docente durante o curso é uma experiência de fundamental importância para quem faz licenciatura, pois nos proporciona estabelecer relações entre as leituras e os conhecimentos já existentes com as experiências vividas no decorrer do período escolar, universitário e de sala de aula como professora”, afirmou a egressa, que atualmente leciona em um instituto federal.

Por isso, um dos programas que merece destaque no curso de Matemática é o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), no qual os graduandos têm a possibilidade de vivenciar o cotidiano da sala de aula. Um dos alunos que já teve essa oportunidade de ser bolsista do Pibid é Jeferson Alves, do 7º semestre de Matemática com enfoque em Informática. “Sempre tive uma certa aptidão pela Matemática, daí conclui que era o curso que queria. Minha experiência em sala de aula, através dos estágios e do Pibid, foi desafiadora, mas me fez ter certeza da minha profissão”, afirmou.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Especial 40 anos
Os primeiros passos de uma universidade
Especial 40 anos
A educação na região Sudoeste...
Especial 40 anos
Passado e presente se encontram em...
Especial 40 anos
40 anos desbravando os caminhos da...
Especial 40 anos
Uesb impulsiona crescimento...
Assistência Estudantil
Políticas afirmativas garantem...
Especial 40 anos
Onde são formados os professores da...
Especial 40 anos
Pesquisa e extensão a serviço da...
Especial 40 anos
40 fatos sobre a Uesb que você...
Especial 40 anos
Laboratórios qualificam a formação...
Especial 40 anos
Universidade oferece oportunidades de...
Especial 40 anos
Qual a cara da Uesb dos 40 anos?