Graduação

Passos firmes rumo ao sonho do Ensino Superior

por Wellington Nery

principal-sonhos

Cursar o Ensino Superior numa instituição de qualidade e alcançar uma formação sólida que lhe dê condições de seguir conquistando objetivos e realizando sonhos na vida é o que muitas pessoas buscam ao prestarem Vestibular para os cursos de graduação da Uesb. Essa trajetória rumo ao sonho do Ensino Superior tem caminhos diversos e desafios distintos e alguns deles chamam a atenção.

Diversos caminhos e desafios marcam a trajetória dos estudantes rumo ao Ensino Superior.

Uns saem do Ensino Médio para prestar Vestibular, outros fazem cursinhos e alguns estudam por conta própria em busca da grande realização. Amon Eliote Santos, de 18 anos, terminou o Ensino Médio em 2017 e veio de Lafaiete Coutinho para tentar ingressar no curso de Sistemas de Informação. Segundo ele, o maior desafio é enfrentar os concorrentes. “Estou buscando a vaga na faculdade, mas a concorrência é grande, tive que estudar bastante”, afirma.

Daiane Mendes Moura, de 23 anos, é de Jequié e quer ingressar no curso de Odontologia. Para isso, fez pré-vestibular e se preparou bastante. “Estou ansiosa, mas confiante. Quero alcançar meu objetivo que é ser profissional de Odontologia”, revela a candidata.

E quem disse que para realizar um sonho tem idade ou qualquer outro obstáculo? Alexandro da Silva Santos, aos 45 anos, busca uma vaga no curso de Medicina. “Eu trabalho na área de Saúde e tenho um sonho antigo. Pela segunda vez, tento para Medicina e vou ver se, agora, consigo”, fala confiante.

A deficiente visual Helen Lopes Souza, aos 17 anos, veio de Irajuba tentar uma vaga no curso de Dança. Ela conta ter sido bem acolhida em seu local de prova. “Dança eu gosto bastante. Escolhi a Uesb porque já venho pretendendo estudar aqui há muito tempo”, declara Souza.

A presença da família é um porto seguro nesse mar de possibilidades e obstáculos. Sabendo disso, Francisco Souza saiu de Mato Verde, em Minas Gerais, para acompanhar sua filha Aniele Geovana, que está prestando Vestibular para o curso de Medicina. “Acompanho minha filha com muita emoção e expectativa e escolhemos a Uesb porque é uma faculdade séria, muito respeitada”, ressalta o pai da candidata.

Ao destacar a escolha pela curso de Medicina da Uesb, por ser renomado e de qualidade, a filha vê o apoio da família e a companhia do pai como um fator a mais de segurança. “É muito importante, porque a gente se sente seguro e sente que vai dar certo. Com o apoio da família, é mais fácil seguir em frente”, destaca Aniele Geovana.