Brasão UESB/Governo da Bahia

Pioneira na implantação do Proler, Uesb dissemina a prática da leitura

Extensão

Principal - 0011
Com a missão de valorizar e incentivar a leitura, surgiu, em 1992, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). A iniciativa chegou à Região Sudoeste da Bahia no mesmo ano, por meio de convênio de cooperação cultural firmado entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a Uesb e as Prefeituras Municipais de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Cumprindo sua principal proposta, o Proler desenvolve uma série de atividades que visa a formação do leitor-cidadão e busca rever as práticas pedagógicas da escola, a fim de se tornar uma ação continuada e autônoma, passando a fazer parte do cotidiano das pessoas. Nesse sentido, o Programa vem atuando como uma política de leitura que tem em vista colaborar para qualificação das relações sociais, por meio da formação de leitores conscientes e valorizadores do exercício da cidadania para interação crítica com o seu contexto.

Com 27 anos de existência, o Programa de Incentivo à Leitura (Proler) da Uesb foi um dos primeiros a ser implantados no Brasil.

“O Proler estimula práticas-leitoras que valorizem o saber local, os valores dos sujeitos. Articula e promove ações visando despertar o interesse pela leitura e a consciência da importância de sua democratização junto à população excluída das oportunidades de acesso à leitura”, destaca a professora Marcia do Couto Auad, do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) e coordenadora do Proler no campus de Jequié.

O Proler/Uesb é um dos comitês pioneiros no Brasil e, ao longo de sua trajetória, vem realizando diversas atividades de leitura em Itapetinga, Jequié, Vitória da Conquista e em outras cidades influenciadas pela Universidade. O Programa oferece também treinamento para professores da rede pública de ensino da região, com a realização de seminários e encontros de leitura anuais.

“O Proler é um espaço democrático que, ao longo dos seus 26 anos de atividades ininterruptas, tanto na Sala de Leitura como nos espaços públicos, vem incentivando uma política de leitura na região, assegurando o seu espaço de relevância acadêmico e social”, afirma a professora Hellena Ribeiro, coordenadora do Programa no campus de Itapetinga.

Heleusa Câmara

SONY DSC

Homenagem – A docente lembra também da contribuição da professora Heleusa Câmara (in memoriam), por ser a responsável pelos primeiros passos do Proler na Uesb e no Brasil. Heleusa, que faleceu no início de 2019, sempre participou ativamente das ações de incentivo e democratização da leitura e escrita do Programa.

A história de Heleusa Câmara se confunde com a história da própria Uesb. Ela foi aluna da antiga Faculdade de Formação de Professores e a primeira discente a se tornar professora da Instituição em Conquista. Vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), atuou na Universidade de março de 1981 até maio de 2014, quando se aposentou. Foi vice-reitora da Uesb, coordenadora do Museu Regional – Casa Henriqueta Prates e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens. Em 2018, ela recebeu o título honorífico de Professor Emérito.

Claudia Flores integrou a equipe do Proler em Vitória da Conquista por 12 anos. Nesse período, ela participou de variados projetos na área de leitura e escrita, tendo, em cada um deles, a oportunidade de aprender sobre as relações humanas que envolvem a leitura e os projetos vinculados a ela. “Foi um período de muita aprendizagem, não só no que diz respeito à parte prática do trabalho, mas a convivência com os saberes da professora Heleusa, a sua forma de agir, extremamente espontânea, aberta, sempre simplificando tudo e agindo de forma libertária e democrática”, lembra Claudia Flores.

Matérias mais vistas

confira as matérias com mais cliques em nossa revista eletrônica

Especial 40 anos
Os primeiros passos de uma universidade
Especial 40 anos
A educação na região Sudoeste...
Especial 40 anos
Passado e presente se encontram em...
Especial 40 anos
40 anos desbravando os caminhos da...
Especial 40 anos
Uesb impulsiona crescimento...
Assistência Estudantil
Políticas afirmativas garantem...
Especial 40 anos
Onde são formados os professores da...
Especial 40 anos
Pesquisa e extensão a serviço da...
Especial 40 anos
40 fatos sobre a Uesb que você...
Especial 40 anos
Laboratórios qualificam a formação...
Especial 40 anos
Universidade oferece oportunidades de...
Especial 40 anos
Qual a cara da Uesb dos 40 anos?