Graduação

Uesb atrai estudantes de diversas partes do país

por Taís Patez

Aproximadamente 1500 quilômetros separam a cidade de Suzano, em São Paulo, de Vitória da Conquista, local onde está situado o campus da Uesb no qual Isabelle Mendes, 19 anos, esteve em busca de uma vaga para o curso de Medicina no Vestibular Uesb 2020. Com o auxílio de toda a família, Isabelle avaliou diversas instituições e encontrou, na Uesb, o conjunto de qualidades necessárias para uma formação sólida.

Na mala, Isabelle trouxe sonhos, além de livros, roupas e canetas. “Entrar na Uesb significa uma oportunidade de realizar meu sonho, fazendo o que me faz bem. A qualidade do ensino foi o ponto forte que me fez vir para cá”, afirma a estudante. O pai de Isabelle, César Augusto Moraes, fez questão de acompanhar a filha não só para apoiá-la, mas também para ver de perto o que leu e ouviu sobre a Uesb. “Escolhemos a Uesb porque vimos que é uma instituição de boa reputação em termos de resultados e pela performance que os profissionais daqui alcançam”, destaca.

Com outros dois campi, localizados nas cidades de Itapetinga e Jequié, 47 cursos de graduação e 49 cursos de pós-graduação, entre mestrados, doutorados e especializações, a Uesb se mantém entre as melhores universidades do Brasil. Segundo a última avaliação divulgada pelo Ministério da Educação, em 2018, a Uesb apresentou nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala cuja nota máxima é 5. Sendo assim, é natural que estudantes de outras partes do país se sintam atraídos pela Instituição.

A viagem em busca do sonho também trouxe Yohanna Alencar para o Vestibular Uesb. Ela, que veio de Salgueiro, interior de Pernambuco, tenta, pela segunda vez, a tão sonhada vaga na Instituição pelo Vestibular. “Independe da distância, é uma oportunidade a mais para mim”, diz. Segundo a estudante, os conteúdos disponibilizados pela Assessoria de Comunicação no canal oficial da Uesb no YouTube foram grandes aliados na sua preparação para o processo seletivo: “o Plantão Vestibular me ajudou muito, porque na prova do dia 2 caiu quase tudo que estava nos vídeos. Isso é muito importante para quem não tem muitas oportunidades de estudo”, completa Yohanna.

Também teve aracajuano no Vestibular Uesb 2020. João Cláudio Fontes, natural da capital de Sergipe, se mostrou confiante na aprovação e, assim como Yohanna e Isabelle, não vê a hora de ver seu nome na lista de aprovados. Para João, fazer parte da Uesb, “seria a realização de um sonho de infância e uma realização pessoal gigante por ser uma universidade de renome nacional”.