Graduação

Vestibular 2020 chega ao fim com segurança e qualidade

por Patrick Moraes

Centenas de quilômetros percorridos para alguns, dezenas de anos e experiências acumulados para outros. Alguns vieram com a torcida do lado, outros deixaram em casa a certeza de que o sonho de ingressar no Ensino Superior é uma realização de muitos. Após meses de dedicação aos estudos e dois dias intensos de provas, o Vestibular Uesb encerra mais um processo seletivo com a missão de ser a porta de entrada para a formação de grandes profissionais.

Durante as 8h30 de provas, os candidatos resolveram 85 questões objetivas e elaboraram uma redação com o tema “Só existe justiça onde a equidade opera. Igualdade não é justiça!”. Quando o assunto é equidade, a inclusão é um dos fatores cruciais no processo seletivo da Uesb. É o caso de estudantes como Cláudio Figueira que, aos 52 anos e com deficiência visual, traçou um objetivo: ingressar em uma universidade.

Com apoio da família e da associação que frequenta, Cláudio veio determinado a ser um futuro jornalista e encontrou, no Vestibular Uesb, a chance de iniciar esse sonho. “Minha atual situação com a deficiência visual me motivou a fazer algo, me sentir útil, me inserir na sociedade como alguém que produz. Vejo na Uesb uma possibilidade muito grande de fazer diferente”, conta.

Com mais de 10 mil candidatos presentes, Vestibular Uesb 2020 mantém compromisso com organização do processo.

Muitas mãos construindo um Vestibular de qualidade

Elaboração do Edital, construção das provas, divulgação de todas as informações necessárias aos estudantes, organização dos locais onde será aplicado o exame, fiscalização… O percurso para a realização de um Vestibular de qualidade é longo. Organizada pela Pró-Reitoria de Graduação, por meio da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), a seleção envolveu cerca de 900 pessoas neste ano.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Reginaldo Pereira, o trabalho coletivo é o princípio básico para a gestão de um processo como esse. “O Vestibular da Uesb é esse sucesso pelo envolvimento coletivo dos parceiros internos da Instituição e, também, os externos. O diálogo, o respeito mútuo, a responsabilidade e o compromisso são a base que alicerça esse trabalho”, avalia.

Para que a seleção aconteça com transparência e lisura, um treinamento é realizado com todos os fiscais, ledores e intérpretes antes da aplicação das provas. Capacitados para esclarecer as principais dúvidas aos vestibulandos e conduzir todo o processo seletivo da melhor forma, esses profissionais são selecionados entre servidores e estudantes da Uesb e funcionários das escolas do município, onde o Vestibular acontece.

Dados do processo

Com 16,5% de abstenção, o Vestibular Uesb 2020 recebeu cerca de 10.200 candidatos fazendo provas nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Durante os dois dias, 13 candidatos foram eliminados do processo seletivo.

Entre os vestibulandos, 401 concorreram a uma das vagas adicionais, destinadas a quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência. Ao todo, o processo oferece 1186 vagas, sendo 709 para o primeiro semestre e 477 para o segundo semestre.