Uinfor em parceria com o Google

A Uesb acaba de dar mais um passo em função da melhoria na qualidade técnica acadêmica. A Unidade Organizacional de Informática (Uinfor) e o Google fizeram uma aliança para gerenciamento do sistema de e-mail da Universidade. A proposta visa melhorar o funcionamento do serviço.

O novo sistema foi desenvolvido a partir do projeto Education da empresa Google e apresenta ferramentas como agenda e calendário, compartilhamento de documentos, além da caixa de emails propriamente dita. “A possibilidade de os usuários compartilharem documentos sem precisar anexá-los aos emails acaba facilitando o trabalho colaborativo”, destaca o professor Hélio Lopes, diretor da Uinfor.

A ferramenta “agenda” permite uma divulgação mais fácil de atividades, como datas de eventos ou prazos de atividades. A caixa de email terá um espaço inicial de 7GB e poderá ser acessada via celular. Além de todas as vantagens operacionais, o custo com manutenção e o investimento obrigatório em sistemas mais potentes não existirão para a Universidade, já que todo esse processo será desenvolvido pelo Google.

A princípio, o projeto de cadastramento visa atender servidores e professores, mas existe a motivação futura de estender esse sistema para os alunos da Universidade, pensando em uma melhor comunicação interna. “Apesar do email ser um serviço que sempre tivemos a intenção de oferecer com qualidade, isso nunca aconteceu efetivamente. Acredito que agora vai melhorar, vai ser um avanço grande nesse área”, declara Lopes.