Vila da Ciência

Avaliações e Premiações

Os trabalhos apresentados em forma de EXPERIMENTOS e PÔSTERES, serão avaliados por uma Comissão Científica e receberão o prêmio Wilson Rocha, em forma de medalhas e troféu.

Na avaliação para o recebimento do prêmio Wilson Rocha, serão considerados os mesmos critérios na avaliação dos resumos, incluindo:
• Interdisciplinaridade;
• Embasamento teórico para explicação do funcionamento/entendimento do trabalho;
• Aplicabilidade, real, para Jequié e região, dado suas necessidades específicas;
• Tipos de materiais utilizados (baixo custo, reciclados ou reaproveitados);
• Tecnologias sustentáveis;
• Trabalho realizado individualmente (excluindo um provável orientador).

Para cada item acima descrito, será atribuída uma nota de 0 a 10. Os 3 (três) trabalhos com as maiores notas em cada categoria serão os premiados. Havendo mais de 3 (três) trabalhos com nota igual nas primeiras colocações, será formado um ranking com as maiores notas, seguindo a ordem anterior dos critérios. Persistindo o empate, a comissão científica dará o voto de minerva e selecionará os três primeiros trabalhos, obedecendo às notas recebidas. Por fim, ressaltamos que os prêmios serão nas seguintes categorias:

1. Estudantes graduados e do Ensino Superior;

2. Estudantes do Ensino Médio e Técnico;

3. Estudantes do Ensino Fundamental II;

4. Estudantes do Ensino Fundamental I;

5. Estudantes da Educação Infantil;

6. Pessoas da comunidade em geral, que não tenham formação específica ou ligação com instituição de ensino.

Será premiado, também, o professor que obtiver o maior número de trabalhos premiados.

Também teremos premiação para os trabalhos que mais se destacarem nos 3 dias de exposição, escolhidos pelo público visitante.

O trabalho que tiver a maior pontuação entre todos os apresentados na Vila da Ciência receberá o Prêmio Inovação, sendo considerado o melhor trabalho de todos e ficando acima da classificação das outras categorias de premiação.

Além dos prêmios pela apresentação de trabalhos, teremos também a premiação do Concurso de Fotografia Científica Amadora Ciência em Foco. Clique aqui e veja as informações sobre o concurso.

Por fim, a escola que obtiver o maior número de méritos científicos (estudantes premiados) receberá o Mérito Científico do ano da Vila da Ciência.

Para o ano de 2017, teremos ainda a concessão de cinco bolsas de Iniciação Científica Junior, do CNPq, àqueles estudantes da Educação Básica que mais se destacarem, condicionadas à disponibilização de recursos pela agência de fomento. Os estudantes premiados nas diversas categorias serão convidados a participar do Clube de Ciências Ciência Ativa, do LADIQ, em 2018. As bolsas de IC Junior serão concedidas a cinco destes estudantes, por critérios estabelecidos pela coordenação do clube.

Veja, abaixo, os trabalhos premiados por ano:

TRABALHOS PREMIADOS EM 2016

TRABALHOS PREMIADOS EM 2015

TRABALHOS PREMIADOS EM 2014