Bem-vindos à página da Assessoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Institucional – APDA, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. A APDA foi implementada em 2022, para melhor contribuir com o fortalecimento da UESB e seus efeitos no âmbito da sociedade. É um órgão executivo, vinculado à Reitoria, com a finalidade de coordenar, elaborar e acompanhar a política de planejamento, desenvolvimento e avaliação institucional, com vista ao aperfeiçoamento e melhoria contínua das atividades acadêmicas e administrativas da Universidade.
São instrumentos de planejamento e gestão, que definem a missão, valores, objetivos, metas, indicadores de desempenho, ações pactuadas pelos gestores e grupos de trabalhos, formados pela comunidade acadêmica e que, em ocasiões especiais, contam com a participação da sociedade civil organizada. Compreendem os planos de desenvolvimento institucional: planos pedagógicos, planos setoriais e planos de gestão.
A dimensão possui instrumentos relacionados a duas categorias – a avaliação interna e externa da Universidade – com a finalidade de coordenar os processos de avaliação, de modo a sistematizar, elaborar, acompanhar e monitorar os conjuntos de indicadores, auxiliando os processos decisórios da Instituição.
Os relatórios acompanham e monitoram as informações da Instituição, que servem como suporte para processos decisórios,
bem como possibilitam que a sociedade acompanhe, com transparência, as atividades realizadas pela Instituição.
Os Anuários Estatísticos são documentos com informações acadêmicas e administrativas, que têm como objetivo apresentar à comunidade acadêmica e à sociedade os dados e informações que dimensionam o porte institucional e o papel social da Uesb no âmbito da gestão acadêmica e administrativa.
São documentos que estabelecem regras, diretrizes e/ou características para as atividades acadêmicas e de docentes dentro da Universidade. Esses documentos englobam as normas, especificações técnicas, códigos de prática, estatutos, regimentos, resoluções, portarias e regulamentos.