Há 19 anos, o Laboratório de Classificação e Degustação de Café da Uesb, da área de Ciências Agrárias, do campus de Vitória da Conquista, foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Parque Estação Biológica (Embrapa Café). O laboratório é aberto ao público tanto para visita quanto para colaborar no desenvolvimento de novas pesquisas.
As atividades desenvolvidas no espaço são as etapas da classificação e degustação do café, que consistem em realizar as análises físicas e sensoriais do fruto, em que se determinam o número de grãos imperfeitos ou a quantidade de impurezas contidas na amostra analisada.
A comunidade acadêmica utiliza o espaço por meio das aulas práticas, nas disciplinas voltadas ao café, no curso de Agronomia, além de outras pesquisas desenvolvidas na Universidade. Já a comunidade externa pode acessar os serviços ofertados pelo Laboratório, por intermédio dos concursos de qualidade de café realizados pelas cooperativas da região, a exemplo da Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região – Ltda (Cooperbac) e Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda (Coopmac).
Cultura do café na Uesb – A Universidade dispõe de muitas pesquisas na área do fruto e em outras áreas que estudam o meio ambiente para a melhoria da produção de grão especial da região. Porém, o atendimento aos produtores ainda é feito por meio de eventos e concursos de qualidade de café.
Mas, segundo a professora Rayka Kristian Alves Santos, coordenadora do Laboratório de Classificação de Café da Uesb, é de interesse do laboratório ter encontros com os produtores, com o intuito de ajudá-los na prática, visto que a produção de café na região é alta. “Então, quanto mais incentivo, estudo e relação com o produtor melhor será tanto para a Universidade quanto para quem produz”, reforça a professora.
Para mais informações sobre o Laboratório de Classificação e Degustação de Café da Uesb, entre em contato pelo e-mail labcafe@uesb.edu.br.