Título
Laboratório Virtual de Sistemas Inteligentes – LVSI
Coordenador
Prof. Dr. Fábio Moura Pereira
Descrição
O objeto do presente projeto é o desenvolvimento de um Laboratório Virtual de Sistemas Inteligentes (LVSI), um ambiente para ensino, competições e experimentos controlados de pesquisa empírica em Inteligência Artificial (IA).
Além de disponibilizar material didático para dar suporte às disciplinas ligadas à área da IA, o LVSI deverá prover um ambiente onde discentes poderão desenvolver, testar e comparar algoritmos para resolução de diferentes tipos de problemas na área.
Objetivo Geral
Desenvolvimento do Laboratório Virtual de Sistemas Inteligentes – um ambiente para ensino, competições e experimentos controlados de pesquisa empírica nos seguintes tópicos de Inteligência Artificial: representação do conhecimento orientado a objetos, representação do conhecimento baseado em lógica de primeira ordem, resolução de problemas por meio de busca, resolução de problemas por meio de inferência em lógica e planejamento.
Objetivos Específicos
Justificativa
O presente trabalho justifica-se pela ausência de métodos de ensino e de ambientes de experimentação que permitam que os discentes avaliem as diferentes técnicas de raciocínio apresentadas nos cursos de IA de maneira didática, estruturada e coordenada, dando ao discente uma visão real da aplicação prática de tais algoritmos.
O LVSI
O LVSI será desenvolvido segundo uma metodologia baseada em componente reutilizáveis e deverá estar integrado a um site web para ensino de IA, sendo o único em sua categoria. O ambiente deverá permitir que o discente:
Para isso, o LVSI dever possuir em sua arquitetura alguns componentes bem definidos:
Metodologia
Por se tratar de um projeto de pesquisa do tipo experimental, com aplicação de estudos de casos, o mesmo será dividido nas seguintes fases:
Discentes Participantes:
Título
Morfologia Fuzzy
Coordenador
Roque Mendes Prado Trindade
Resumo
Morfologia matemática é uma coleção de operações que produz resultados úteis na área de processamento de imagem. É completamente baseado em teoria dos conjuntos e por esta razão todas as operações morfológicas são definidos sobre as regras de funcionamento simples de conjunto aplicadas em pixels da imagem. Pelo fato da morfologia matemática ser originalmente definida em imagens binárias, a maioria das teorias para o alargamento da morfologia matemática tentou ampliar esse fato à escala de cinza e imagens coloridas.
As suas origens são os estudos de mídias porosas em meados de 1970, pelo grupo de pesquisadores franceses liderados por Georges Matheron e Jean Serra, da École Superieure de Mines de Paris. Eles introduziram um formalismo relacionado a teoria de conjuntos com a análise de imagens binárias. A partir dos anos oitenta, a Morfologia Matemática começou a se difundir pelos Estados Unidos e hoje é um campo vasto de pesquisa.
O principio básico da Morfologia consiste em extrair de uma imagem a sua geometria e topologia através
da utilização de uma outra imagem completamente definida, chamado de elemento estruturante. Os bons resultados acontecem neste processo de acordo com a escolha adequada deste elemento. Diferentemente das imagens binárias, quando usamos imagens em tons de cinza não podemos aplicar a logica Booleana. E com isso utilizamos a logica fuzzy. A cada nivel de cinza é associado com um valor entre zero e um. Com isso podemos definir uma função fuzzy, compondo esta com uma imagem acontece a fuzificação. Podemos usar a lógica fuzzy para construir os operadores morfológicos.
Título
LARA – Laboratório Remoto em AVA
Coordenador
Alzira Ferreira da Silva
Resumo
O uso de laboratório é fundamental para formação acadêmica e profissional dos alunos de cursos da área de ciências experimentais, como física, química, nas engenharias e em computação. Entretanto, laboratório de pesquisa e ensino tem um custo financeiro alto no que diz respeito a sua montagem e manutenção. Uma alternativa é a utilização de laboratório remoto, pois permite que equipamentos reais sejam controlados remotamente através da Internet com disponibilidade de acesso por maior tempo para mais alunos em locais e horários diferentes, e possibilitam o compartilhamento do laboratório entre várias instituições.
Esse projeto tem como objetivo principal desenvolver um protótipo do laboratório remoto de robótica para ensinar conceitos relacionados a linguagem de programação, inteligência artificial e robótica educativa utilizando ferramentas de código aberto e implementando aspectos de interação humano computador como usabilidade e acessibilidade. Este laboratório dará suporte as atividades práticas de cursos presenciais e será utilizado em cursos a distância.
Este projeto conta com um bolsista de iniciação científica e com 9 discentes voluntários e 7 professores colaboradores.
Título
VANT – Veículo Autômato Não-Tripulado
Coordenador
Roque Mendes Prado Trindade
Objetivo Geral
Construir um veículo autônomo de baixo custo para fins educacionais.
Objetivos Específicos
Título:
CELiNA – Carro Elétrico Livre Com Navegação Autônoma
Coordenador:
Roque Mendes Prado Trindade
Resumo:
Este projeto pretende desenvolver um protótipo de veículo autônomo de baixo custo para uso em educação tecnológica utilizando material reciclado. Com a construção do veículo pretende-se integrar várias áreas do conhecimento, tais como Inteligência Artificial, Programação de Computadores, Interface Homem Computador- IHC, Modelagem Matemática, Física , Análise de Algoritmos, Visão Computacional, Processamento de Imagens, Computação Gráfica, Eletrônica, Controle e outras.
Esse protótipo será um laboratório para os discentes dos cursos de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Engenharia da Computação da Faculdade Independe do Nordeste – FAINOR, Sistemas de Informação e Engenharia Elétrica do Instituto Tecnológico Federal da Bahia – IFBA e também poderá ser usado no curso Sistema de Informação da Faculdade Tecnologia e Ciência – FTC, pois o para o desenvolvimento deste serão necessários conhecimentos cinetíficos que são abordados em disciplinas dos referidos cursos.
Desta forma, este trabalho também favorecerá uma grande ligação entre ensino e pesquisa. O projeto também pretende integrar as linhas de pesquisa de desenvolvimento de processos e de produtos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial (PEI) da UFBA pela integração do projeto com um projeto de doutorado sobre laboratórios virtuais de de aprendizagem.
Os estudantes batizaram o veículo objeto deste projeto de Carro Elétrico Livre com Navegação Autônoma – CELiNA, o livre vem da utilização de software e hardware livres na construção do veículo. Este projeto pretende ser um marco no estudo de Veículos Autônomos não Tripulados – VANTs na região.
Título:
Metodologia de ensino de linguagem de programação usando laboratório remoto
Coordenador:
Alzira Ferreira da Silva
Estrada do Bem Querer, km 4 - Bairro Universitário
CEP.: 45083 - 900, s/n
Módulo Acadêmico